A retenção dos ovos nas galinhas é um problema precisa de atenção médica. Às vezes as galinhas põem menos ovos do que o normal. A causa deste problema pode ser simplesmente o frio a que as galinhas estão expostas. No entanto, há as situações de ovo preso nas galinhas que precisam de cuidados médicos.
Além da luz, você pode incentivar a produção de ovos com temperaturas quentes que imitam o início da primavera. Dar às suas galinhas um local quente longe de correntes de ar irá incentivá-las a botar ovos no inverno. Substitua as tábuas soltas e conserte os buracos, isole o galinheiro com uma camada extra de cama nova.
Algumas aves chegam efetivamente a parar de botar ovos, diz Oliveira, mas isso varia de animal para animal, bem como da região do país. "No Nordeste, os dias são constantes e de muita luminosidade. Então lá as galinhas são menos afetadas do que em Minas Gerais e São Paulo, por exemplo."
A galinha produz o ovo independente da presença do galo. A presença do macho é indispensável quando se quer aumentar o número de aves. Você sabia que as galinhas poedeiras, também chamadas de galinhas de postura, são aquelas destinadas exclusivamente à produção de ovos?
Em poedeiras na fase inicial de produção, a conversão alimentar é melhor com a utilização do 25(OH)D3 e a espessura e porcentagem de casca também melhoram com a utilização de 25(OH)D3 e a suplementação de vitamina C nas dietas (100 ou 200 ppm, respectivamente).
Galinha que não bota ovo pode indicar diversos problemas.
Como saber se a galinha está com falta de cálcio?
O principal sintoma de deficiência de cálcio nas aves de postura é, além de um menor desempenho das aves, o aparecimento de ossos e bicos frágeis. O excesso de cálcio também pode ter efeito indesejado, agindo como antagonista e dificultando a absorção de alguns minerais.
Neste sentido, junto ao milho, dois tipos de alimento devem ser inseparáveis na dieta alimentar das galinhas caipiras poedeiras. São eles: o farelo de soja e de trigo. O melhor? Podem ser facilmente encontrados em qualquer região do País.
Um fator importante que afeta o peso do ovo é o peso corporal da galinha jovem na maturidade. As aves mais pesadas tendem a por mais ovos durante todo o período de produção e têm maior flexibilidade para adaptarem-se a diferentes perfis de tamanho de ovo.
Luz. Essa é uma característica fundamental para a saúde desses animais. As galinhas têm necessidade de serem expostas à luminosidade por 14 a 16 horas por dia, pois isso é um fator que as estimula a botar ovos.
Segundo Márcia, as galinhas “pé-duras” (sem raça definida), de fato, reduzem e às vezes até param completamente a postura de ovos de março a julho - período que coincide com a Quaresma - mas isso está relacionado à menor disponibilidade de luz natural e não à troca de penas.
Por que uma galinha para de botar? Existem várias épocas em que uma galinha não bota ovos e isso não é preocupante: - Assim acontece durante a muda, quando as penas finas do verão caem para serem substituídas por penas mais grossas, a galinha põe menos ovos, ou até não bota nenhum, e isso durante várias semanas.
Depois de aproximadamente 5 dias, as aves já não produzirão ovos e ficarão estressadas por conta do jejum. Com isso, também haverá redução de cerca de 35% do peso e, como consequência, o organismo das aves começará a se alimentar das reservas de gordura do animal.
Geralmente, o início da postura se dá entre a 18º e 19º semanas de vida, e o pico de produção ocorre após a 27º semana de vida das aves. Conforme a linhagem teríamos entre 80-90% de postura. Ou seja, de cada 100 aves, teríamos 70 a 94 ovos.
A galinha põe um ovo geralmente pela manhã e ovula de novo aproximadamente meia hora depois, reiniciando o processo. Note que a adição de 30 minutos por dia atrasa o ovo da manhã seguinte, e que esse atraso vai se acumulando ao longo dos dias.
Geralmente, com cerca de 5 ou 6 meses de idade, eles já começam a por ovos. Fazem isso de maneira ideal até 2 anos, quando a produção começa a diminuir gradualmente.
O principal estímulo para fazer a galinha botar ovos é a exposição à luz. Normalmente, as galinhas ficarão no sol, que gera o estímulo suficiente para que botem ovos.
Existem várias razões para isso acontecer: por exemplo, se a galinha for muito jovem ou muito velha, dificilmente botará ovos. Uma galinha jovem, ou seja, com menos de seis meses, ainda não tem um sistema reprodutivo totalmente desenvolvido e, portanto, raramente é capaz de produzir ovos tão cedo.
Um dos exemplos clássicos é o abacate. Essa fruta, sobretudo em sua casca, contêm grandes quantidades de uma substância chamada persina, que é extremamente tóxica para as aves. Outra delícia que contém químicos tóxicos para as aves é o chocolate, que está cheio de teobromina.
O melhor horário de fornecer a ração às galinhas é à tarde, para haver maior disponibilidade de cálcio no intestino à noite. Esse cálcio será depositado diretamente na casca dos ovos, pela manhã.
Duas fontes riquíssimas em cálcio são a farinha de casca de ostra e o calcário. Acrescente-os à ração, conforme orientação técnica habilitada. Segunda alternativa é fornecer leite fresco durante vários dias. Se desejar utilizar cascas de ovos como fonte de cálcio, triture-as bem até que vire farinha.
Neste sentido, junto ao milho, dois tipos de alimento devem ser inseparáveis na dieta alimentar das galinhas caipiras poedeiras. São eles: o farelo de soja e de trigo. O melhor? Podem ser facilmente encontrados em qualquer região do País.
No entanto, fontes de origem animal, como farinha de carne e ossos, farinha de peixe e sangue, possuem maiores níveis de sódio (SUTTLE, 2010). Dessa forma, em razão de as rações serem formuladas à base de milho e farelo de soja, torna-se necessária a suplementação de sódio na alimentação das aves.