Infecções. As infecções por microrganismos estão entre as causas mais comuns de dor na região testicular. Há dois tipos importantes de infecção nos testículos: a epididimite, que será descrita adiante; e a orquite, que causa inflamação em ambos ou em apenas um testículo, o que é mais comum.
Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.
Quando se preocupar com o testículo dolorido? Se o testículo permanecer dolorido por muitos dias, ou semanas, vai ser necessário buscar auxílio de um médico especialista, a fim de receber um tratamento adequado o mais urgente possível.
Como tratar: normalmente são usados remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, para aliviar os sintomas. Mas também é necessário fazer repouso e beber bastante água durante o dia para ajudar o corpo a eliminar o vírus.
As infecções por microrganismos estão entre as causas mais comuns de dor na região testicular. Há dois tipos importantes de infecção nos testículos: a epididimite, que será descrita adiante; e a orquite, que causa inflamação em ambos ou em apenas um testículo, o que é mais comum.
Por serem órgãos muito sensíveis, podem ficar doloridos por traumas ou pequenas inflamações, podendo durar horas ou dias. O problema pode acometer homens de qualquer idade, de recém-nascidos a idosos, de forma crônica ou aguda.
Nesse caso, a fadiga é ocasionada por um acúmulo de ácido lático, devido a reações químicas ligadas ao alto gasto energético em decorrência da intensa atividade. Em casos de relações sexuais muito longas sem a ejaculação, o fluxo de sangue não irá parar, o que pode gerar essa sensação de dor nos testículos.
A dor aguda geralmente é provocada por pancadas nos testículos, mas outras situações também podem provocar a dor. Por exemplo, em caso de dor nos testículos e abdômen, a causa pode ser apendicite, mas quando existe sangramento na urina, pode ser litíase urinária.
Ocorre o desenvolvimento súbito de dor intensa no testículo. O inchaço ocorre logo depois. Pode parecer que a dor provenha do abdômen, e existe a possibilidade de surgirem náuseas e vômitos. Às vezes, ocorre febre.
Dor. A dor causada pelas infecções sexualmente transmissíveis depende do local onde a infecção se manifesta. O herpes genital causa, normalmente, dor no pênis, a gonorreia e a infecção genital por clamídia, causam dor nos testículos e a proctite provoca dor no reto.
Aplicar uma compressa fria na área pode ajudar a reduzir o desconforto. Evitar atividades físicas intensas e usar roupas íntimas confortáveis e de suporte também pode aliviar a dor. Se a dor for resultado de um trauma durante a relação, esses métodos são frequentemente eficazes para reduzir o inchaço e a sensibilidade.
O que é orquite e quais as principais causas? Orquite é uma inflamação no testículo, que pode ocorrer por um trauma local, torção testicular ou por uma infecção provocada por vírus, bactéria, fungo ou parasita. No entanto, a maioria dos casos está ligada ao vírus da caxumba ou bactérias (Clamídia ou Gonococos).
Para aliviar a dor causada por pequenas lesões e o acúmulo de líquido, é indicado usar um suspensório para o escroto, usar gelo, tomar banho mornos e tomar a medicação de forma correta, receitada por um profissional.
Quando fica muito tempo sem ter relação é normal doer?
Falta de sexo pode levar a sintomas de sofrimento físico e psicológico em longo prazo. Tanto a falta quanto o sexo por quem não está interessado são problemas para a saúde e podem afetar a mente e o corpo, além de causar sintomas de sofrimento psicológico.
A dor durante a relação sexual nos homens pode ter várias causas, incluindo infecções, doenças crônicas, traumas ou disfunções sexuais. Então, é muito importante que o paciente esteja atento e busque ajuda médica para receber o encaminhamento correto e recuperar totalmente o seu prazer e bem-estar.
Existem diversas causas que podem provocar desde dores intensas a pequenos desconfortos na região dos testículos. Na maioria das vezes, o problema é benigno e pode ser solucionado sem grandes complicações, como são os casos de torção, infecção e trauma.
Não é normal sentir dor no testículo após uma relação sexual. A dor testicular pode ser causada por uma lesão na bolsa escrotal ou músculos da região lombar, mas também pode indicar problemas como varicocele, infecções ou, nos casos mais graves, uma torção.
As causas mais comuns da epididimite são as bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis em homens mais jovens e adolescentes, e os bacilos coliformes Gram-negativos nos homens mais velhos. A sensibilidade afeta o epidídimo e muitas vezes o testículo.
O cetoprofeno é um anti-inflamatório e pode melhorar os sintomas de dor e aumento do volume do testículo porém pode não estar tratando a causa da sua inflamação. Além disso o uso de anti-inflamatório por muitos dias pode causar problemas gástricos e renais.
Suporte do escroto: se seus testículos estão inchados, você pode querer usar um suspensório escrotal ou uma cueca apertada. Isso ajuda a aliviar seu desconforto até o inchaço diminuir. Gelo e calor: Colocar bolsa de gelo no escroto pode ajudar a diminuir o inchaço.