Cintos afivelados para pouso e decolagem de aviões Os pousos e decolagens de aviões são sempre feitos contra o vento. Isso porque, ao correr contra o vento, aumenta-se a sustentação das aeronaves, o que torna as operações mais seguras.
Por via de regra, os aviões sempre decolam com vento de proa, isto é, na direção oposta na qual o vento está fluindo. Por exemplo, se o vento está soprando de Norte para o Sul, o avião decolará no sentido de Sul para Norte.
O avião utiliza-se de outras superfícies fixas além das asas para manter o vôo, sendo elas, os estabilizadores horizontais e verticais localizados na cauda do aparelho. O estabilizador horizontal tem a função de evitar que o avião gire em torno do eixo das asas, nem baixando, nem levantando o nariz do avião.
Porque os aviões estão pousando ao contrário em Fortaleza?
Isso acontece porque, correndo contra o vento, aumenta-se a sustentação das aeronaves e, por isso, mais segurança tem-se nas operações. Pois bem, o vento em Fortaleza, na esmagadora maioria das vezes, sopra no sentido de leste para oeste, sobra da Praia do Futuro, alguém poderia dizer corretamente.
Por que os pilotos anunciam 'tripulação, 10.000 pés' durante os voos? Quem costuma voar já deve ter ouvido o aviso "tripulação, 10 mil pés" no sistema de som do avião. Essa mensagem, geralmente, é ouvida quando a aeronave passa por essa marca, de cerca de 3.050 metros de altura, e é fundamental para a segurança do voo.
A média salarial do cargo de Piloto Comercial (Brasil) é de R$ 14.122 por mês. A remuneração variável do cargo de Piloto Comercial nessa localização (Brasil) é de R$ 3.867, variando entre R$ 1.067 e R$ 6.667.
Quem se assusta com as turbulências pode ficar tranquilo. Os aviões são altamente seguros para enfrentar esse tipo de problema. A Abaer explica que as aeronaves são construídas com materiais resistentes e suportam mais do que turbulências.
Alguns aviões conseguem voar entre 3 e 6 horas com uma das turbinas quebradas, mas, dependendo de onde o problema ocorra, a distância a ser percorrida em um voo sobre o Oceano Pacífico pode ser maior e, com isso, não haver lugar disponível para o pouso de emergência.
Já se perguntou por que a viagem de avião mais longa do mundo não é feita em linha reta? A resposta pode surpreender: é porque, em vez disso, a rota segue a curvatura da Terra. De fato, quando se trata de voos muito longos, os pilotos frequentemente fazem uso da curvatura da Terra para economizar tempo e combustível.
ATIS – Serviço de comunicação com o aeroporto que auxilia na descida. Ao realizar a descida de um avião e se aproximar do aeroporto, a aeronave pode escutar o ATIS (automatic terminal information service – serviço automático de informação terminal).
A navegação por rádio, através dos sistemas de VOR ou ADF, também são uma alternativa. Usando a comunicação via antenas de transmissão localizadas em determinados pontos, o piloto consegue as orientações sobre quais rotas seguir. Apesar do avanço da tecnologia, o VOR ainda é utilizado por diversos pilotos.
É sim! . Quando o vento que vem de encontro ao avião, chamado de vento de Proa, é tão forte que iguala a potência do motor do avião e ele não consegue "vencer" esse vento! . E aí dá esse efeito que vemos no vídeo que parece que o avião quase não move pra frente!
Qual a velocidade mínima para um avião se manter no ar?
De maneira geral, para introduzir uma noção sobre essa questão, podemos afirmar que a estimativa de um avião comercial é que se mantenha no ar voando acima de 200 km/h – ou aproximadamente 108 kn (nós, unidade de medida comumente utilizada na aviação).
Porque o avião não pode pousar com o mesmo peso que decola?
Quanto maior o ângulo de ataque, maior a sustentação e menor a velocidade necessária para se manter no ar. Porém, o ângulo de ataque só pode ser aumentado até um limite, acima disto a sustentação cai a zero e o avião vira uma pedra.
A mudança de pressão entre o momento da decolagem e do alcance da altura ideal causam a sensação de ter ouvido tampado, um desconforto para muita gente. Essa diferença faz com que o ar dentro do ouvido empurre o ar que está dentro das vias respiratórias.
Antes de explicar, efetivamente, porque os aviões não voam sobre o Oceano Pacífico, vale uma pequena explicação. O Oceano Pacífico é o maior do mundo e cobre aproximadamente um terço da superfície do Planeta Terra.
Há várias razões para isso. Em primeiro lugar, as grandes massas de terra no hemisfério sul estão significativamente mais longe da Antártica do que suas contrapartes do norte, tornando os voos sobre o Polo Sul menos viáveis do que os voos sobre o Ártico.
Porque não dá pra ir pro Japão pelo lado esquerdo?
Diferente de Hong Kong e Índia, o Japão nunca foi colônia da Grã-Bretanha. Então por que se dirige oficialmente à esquerda no país? Muito antes dos carros, no Período Edo, entre 1603 e 1868, o Japão já havia estabelecido que os pedestres deveriam caminhar à esquerda.
Mas isso não é algo grave e na maioria dos casos, os radares meteorológicos da aeronave identificam com antecedência se o avião irá passar por uma zona de turbulência, sendo que dependendo da situação, o piloto pode até desviar o caminho.
O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
O tempo de voo permitido nessas condições depende do modelo do avião e da companhia aérea. Em geral, são três horas, mas alguns aviões podem voar mais de seis horas mesmo com algum problema.
Existe resposta para esta pergunta. E ela envolve vários princípios da Física. Para começar, o avião voa por conta dos impulsos gerados pelo formato das suas partes (por exemplo: asas, turbinas e pás). O voo também acontece graças aos caminhos que o ar percorre pela aeronave, gerando diferenças de pressão.
Como é que o avião consegue voar sendo tão pesado?
Mas como é possível um veículo, sendo mais pesado que o ar, voar? Quando no ar o avião não cai porque existem forças que atuam sobre ele, contrabalanceando seu peso, mas como o peso é direcionado para baixo a força que o equilibra no ar é direcionada para cima.