Os geopolímeros são considerados boas alternativas para substituir o tradicional cimento Portland comum (Ordinary Portland Cement - OPC), principalmente devido às propriedades mecânicas comparáveis, mas liberando uma fração do dióxido de carbono.
Sikanol® Alvenaria é um aditivo plastificante que proporciona maior trabalhabilidade em massas de cimento. Ideal para dar liga em massas de assentamento de tijolos e rebocos. Por ser líquido, facilita o trabalho e a dosagem, gerando mais economia de material e excelente acabamento.
A Antiguidade trouxe mais alternativas, como o betume (um tipo de asfalto), que, segundo o historiador grego Heródoto (484-425 a.C.), foi aplicado nos jardins suspensos da Babilônia. Os romanos, mais tarde, descobriram a pozzolana, encontrada na região de Pozzuoli e usada, por exemplo, no Coliseu.
O material utilizado foi o tetraalcoxissilano, um composto resultante da reação de areia com um álcool e um catalisador. Com este processo, obtém-se um gel capaz de unir as partículas de areia e demais agregados, substituindo, assim, o cimento que seria utilizado normalmente.
Os geopolímeros são considerados boas alternativas para substituir o tradicional cimento Portland comum (Ordinary Portland Cement - OPC), principalmente devido às propriedades mecânicas comparáveis, mas liberando uma fração do dióxido de carbono.
Para preparar a massa de cimento, comece misturando o cimento e a areia média em uma betoneira ou em um balde. Adicione água aos poucos e misture bem até obter uma mistura homogênea e sem grumos. A consistência da massa deve ser pastosa, porém firme o suficiente para ser aplicada nas superfícies a serem reparadas.
O grafeno já foi chamado de o “material do futuro”. Trata-se de um composto de átomos que é leve, fino, rígido e que conduz bem a eletricidade e a temperatura. Ele já está presente em diferentes objetos do nosso cotidiano, desde eletrônicos a embalagens, por exemplo.
Na área de Materiais da Engenharia Civil, há muito se estuda a produção de cimentos ecológicos, um tipo de cimento que usa menos clínquer. O cimento tipo Portland (CP) é um composto de clínquer e gipsita, mas dificilmente é encontrado em estado puro. Geralmente são produzidos com alguma adição.
O grafeno é um material bidimensional feito de átomos de carbono dispostos em uma estrutura hexagonal. É o material mais forte já conhecido, com uma resistência à tração 200 vezes maior que a do aço. O grafeno ainda está em desenvolvimento, mas tem o potencial de revolucionar a construção civil.
Os primórdios da história do cimento começam há quase 5 mil anos, especialmente com os famosos e grandiosos monumentos do Antigo Egito. O principal material usado se tratava de uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado.
O cimento natural é um ligante hidráulico obtido a partir de calcários com 20 a 40% de argila que são queimados a temperaturas abaixo das usadas para produzir o cimento Portland. É também conhecido como "cimento romano", designação comercial de um cimento natural patenteado e comercializado no século XVIII.
A mistura era feita com cinzas vulcânicas, cal e um ingrediente especial – água do mar. Os elementos dessa “receita original” formam um mineral chamado tobermorita aluminosa, que fica cada vez mais forte com o passar do tempo.
O cimento, normalmente, precisa de água para endurecer e manter as estruturas unidas. Para a formação de concretos, por exemplo, é necessário pedra brita e areia também.
Aditivo para argamassa de assentamento e reboco substitui a cal. Por ser liquido, facilita o trabalho, proporcionando economia de material, rapidez na execução e excelente acabamento.
De modo geral, o calcário, a argila, a areia e o minério de ferro são moídos e geram o que os fabricantes chamam de “farinha” ou “cru”. Em seguida, essa mistura passa por aquecimento em um forno: “O cimento é fabricado a partir da mistura e queima (cozimento) em alto forno, das matérias primas calcário e argila.
O concreto sustentável é feito a partir de materiais reaproveitados, reduzindo o uso de outros recursos, como água, brita e areia, gerando assim maior economia e menor impacto no meio ambiente.
O Cimento Queimado Rústico, é uma massa de aplicação que já vem pronta para uso, fácil de aplicar. É indicado para uso em ambientes internos e externos. Perfeito para quem quer renovar a casa em um estilo moderno e industrial com facilidade e agilidade.
O endurecedor de superfície oferece benefícios como aumento da resistência ao desgaste, maior durabilidade, redução da porosidade e melhoria da aparência estética da superfície do concreto. Esses benefícios complementam as propriedades do cimento, resultando em um concreto mais resistente e durável.
Medidas: Use a proporção de 1 parte de cimento, 2 partes de areia, e 3 partes de brita. Para a água, o ideal é começar com menos e ir adicionando conforme a necessidade, levando em conta a umidade da areia. Mistura Seca: Comece colocando a brita no local de mistura. Adicione metade da quantidade de água prevista.
Qual o mais forte: cimento ou argamassa? Devido à sua composição, o concreto é mais resistente e durável que a argamassa, não é de se estranhar que seja utilizado na produção de diversos materiais, bem como na produção de artefatos de concreto.
Uma dica valiosa é, ao preparar a massa, sempre adicionar uma parte de cimento para três partes de areia. Outro ponto de atenção é colocar água aos poucos para não errar na quantidade. Conforme for adicionando, mexa bem com a colher de pedreiro para verificar a consistência.
A areia deve ser limpa e livre de impurezas, e a água deve ser limpa e potável. Após escolher os materiais, o próximo passo é calcular as proporções corretas. A proporção mais comum para argamassa de assentamento é de 1:3, ou seja, uma parte de cimento para três partes de areia.
A cal apresenta amplas vantagens no ponto de vista econômico e na qualidade do desempenho quando adicionada às argamassas de cimento e areia, sendo utilizadas para assentamento de blocos ou revestimento de paredes, apresentam características de função aglomerante, trabalhabilidade, resistência à penetração de água, ...