Estar satisfeito é ser grato pelo que tem, ainda que seja muito pouco. Estar conformado é assumir o tamanho e a forma da realidade em que vive, mesmo que essa seja insuficiente ou insignificante.
A satisfação é uma energização consciente do cérebro que se estende para o corpo. É a harmonia do corpo com a mente e que também pode ser chamada de “sensação de plenitude”. Exatamente como a felicidade, com a diferença de que essa fica, é de casa, é nossa, não foge.
É um sentimento que nos traz alegria, contentamento e plenitude, e que pode ser vivenciado de diferentes maneiras por cada indivíduo. A felicidade pode ser encontrada em momentos de conquistas, nas relações interpessoais, na realização de sonhos e na busca por propósito e significado na vida.
Segundo o dicionário Aurélio a palavra prazer significa: “Causar satisfação; agradar. Sentimento de alegria, de satisfação. Aquilo que provoca prazer”. Já a palavra satisfação tem como significado: “Ato ou efeito de satisfazer(-se).
O que é valor e satisfação? Valor e satisfação: uma dupla para não perder de vista! De uma forma simplificada, é possível dizer que o valor percebido pelo cliente é representado pela diferença entre o que ele ganhou ao adquirir o produto e o que ele perdeu (ou investiu).
Pesquisa de satisfação é um questionário que pode ter perguntas qualitativas ou quantitativas, buscando entender a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos produtos, serviços, atendimento ou outros aspectos da empresa.
Satisfação no trabalho é a atitude do colaborador com relação às suas tarefas profissionais. No geral, estar satisfeito com o trabalho é enxergar-se como capaz de cumprir sua função e, principalmente, ver que ela tem um propósito, reconhecendo o trabalho como essencial para a empresa.
Não há, portanto, um único fator determinante para a satisfação; estes dependem do ambiente e das condições de trabalho, bem como da avaliação pessoal do trabalhador. No entanto, identificá-los é crucial para se efetivar programas de melhoria da satisfação no trabalho.
De acordo com a Psicologia, o conceito de satisfação pessoal é diretamente baseado no grau em que uma pessoa experimenta sensações de contentamento, realização e bem-estar ao longo da sua existência.
O que é satisfação do cliente? É um indicador que mensura a boa relação dos clientes com uma marca, empresa ou serviço. É por meio de uma pesquisa de satisfação que o negócio consegue obter feedbacks quantitativos e representativos a respeito daquilo que o público pensa.
Não diga “Estou cheio” e sim “Obrigado, já estou satisfeito.”Seguir a etiqueta à mesa é uma forma de expressar educação e respeito, sobretudo, em ocasiões como encontros formais e informais.
Ele se propõe a demonstrar que nós glorificamos a Deus ao nos alegrarmos nEle para sempre. Esta é a essência da busca pelo prazer cristão. Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nEle.
É possível ser plenamente feliz e satisfeito consigo mesmo?
Autoestima e autoconfiança são fundamentais para ser plenamente feliz. Lembre-se, elas são habilidades que podem ser adquiridas. Seja positivo e busque fazer o bem, mantendo sua integridade, honestidade e seus valores. Quando nos mantemos fiéis aos nossos princípios éticos e morais somos bem vistos por nós mesmos.