Fertimacro é um óxido reativo que substitui corretivos comuns, como o calcário. Além do efeito corretivo, Fertimacro garante maior absorção de fósforo (P), acelera o crescimento de raízes e aumenta a performance da lavoura.
Também conhecido como carbonato de cálcio (CaCO3) é a principal fonte do material cal. É composto principalmente pelos minerais calcita e aragonita, que são diferentes formas cristalinas de carbonato de cálcio.
Não é novidade que a cal virgem ou hidratada podem ser empregadas na calagem do solo, e possui um PRNT muito superior ao do calcário comum. O que o agricultor deve se atentar não é só no preço do calcário, mas também no preço do frete.
O calcário dolomítico é o mais indicado para a maioria dos solos, por apresentar elevado teor de magnésio. Os calcários do tipo magnesiano e dolomítico, além de neutralizar a acidez do solo, adicionam magnésio. Eles são a forma mais econômica de fornecer esse nutriente às plantas.
A cal é usada para uma solução cáustica que irá dissolver e eliminar a sujeira encontrada nos compartimentos da Fossa Séptica, Poço e Sumidouro. A mistura é feita com a diluição de 1 quilo de cal virgem, para cada 20 litros de água.
Costuma-se utilizar cal virgem para exterminar pragas e germes de jardins e pisos orgânicos. O óxido de cálcio, como também é chamada a cal, é uma substância química conhecida por suas propriedades fungicidas, bactericidas e germicidas, possuindo um efeito antimicrobiano.
Calcário e adubos fosfatados usados no plantio de café devem ser colocados em mistura na terra. O calcário e o adubo fosfatado devem ser colocados em mistura com a terra, nas covas ou sulco de plantio, não de forma localizada ou separados, como alguns técnicos teimam em indicar.
Segundo EMBRAPA (2003), em solos sob plantio direto consolidado, é possível aplicar o calcário na superfície, sem a necessidade de revolvimento para incorporação (aração e gradagem).
O calcário é um corretivo do solo, ou seja, ele corrige o pH do solo, já o gesso, é um condicionador de solo. Um condicionador de solo é um material que proporciona melhoria das propriedades físicas, químicas ou da atividade biológica do solo.
A cal virgem é um corretivo de ação imediata, e pode causar prejuízos as sementes, plântulas e aos microrganismos do solo através da geração de calor. Para evitar estes problemas, devemos aplicar a cal virgem com antecedência ao plantio. Ao aplicarmos, a água do solo é absorvida, formando grânulos endurecidos.
O calcário agrícola é um corretivo da acidez do solo capaz de neutralizar (diminuir ou eliminar) o pH do solo e ainda repor os elementos cálcio e magnésio. Os Fertilizantes, no entanto, podem ser definidos como substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, fornecedoras de um ou mais nutrientes das plantas.
O calcário, é usado como agregado no concreto, como carga e como rocha de construção. A cal é usada como aglomerante em construção civil, no concreto e como estabilizador de solos. A dolomita tem sua aplicação principal como fonte de magnésio e material para produção de refratários. Fundente em processo metalúrgicos.
A cal virgem (CaO) é classificada como óxido básico e tem diversos usos, tais como desinfetar criatórios de peixes, nos quais ela destrói sanguessugas, ovos de predadores e até larvas de mosquito, além de ter a capacidade de eliminar o vibrião do cólera.
O produto protege as estruturas vegetativas, mas também frutas e verduras por formar uma camada que bloqueia os raios ultravioleta (UV) e infravermelho (IR). Além disso, possui ação fungicida e preventiva contra pragas (abelha arapuá, lesmas e caracóis), além de propriedades de correção da acidez do solo.
Use soluções com água. Misturas com águas são sempre formas práticas de solucionar problemas com encanamento. Basta dissolver 100 ml de bicarbonato de sódio e 100ml de vinagre em 500ml de água quente. A quantidade deve ser sempre proporcional ao nível do problema e tamanho da fossa.
Pode jogar sal na fossa? Não é aconselhável jogar sal na fossa séptica, pois o sal pode prejudicar o equilíbrio do ambiente anaeróbico necessário para a decomposição dos resíduos.
O principal objetivo da calagem é reduzir a acidez e aumentar o pH, além de fornecer nutrientes — como cálcio e magnésio — às plantas. Quando aplicado na piscicultura, o calcário é adotado para controlar o pH da água e do solo dos tanques de criação, desde que com a correta dosagem e acompanhamento profissional.
Os óxidos da Fertimacro são uma opção ideal e que está “dentro de casa”. Além de liberar os nutrientes que já estão no solo, o produto tem cálcio (Ca) e magnésio (Mg) concentrados que mesmo em baixas doses aumentam a produtividade. Fertimacro é um óxido reativo que substitui corretivos comuns, como o calcário.
Enquanto a maioria dos tipos de calcário branco possui cálcio e magnésio na proporção 1 pra 1 (ou seja, aumenta uma parte de cálcio e 1 parte de magnésio), no calcário escuro praticamente só encontramos cálcio e dependendo da relação entre os nutrientes presentes no solo, a escolha do tipo de calcário irá modificar ...