Algumas das substituições mais comuns para o trabalho de conclusão de curso são os projetos práticos, projetos de iniciação científica e os chamados “Capstone Projects“.
As opções mais comuns são as Monografias, os Relatórios de Estágio, os Artigos Científicos, as Dissertações de Mestrado e as Teses de Doutorado. As opções disponíveis e as suas exigências sempre variarão de acordo com a instituição de ensino.
A elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC) – também chamado de Monografia, não é mais requisito obrigatório para a colação de grau em cursos de graduação.
Para solicitar a dispensa do TCC, você precisa seguir o processo estabelecido pela instituição de ensino em que está matriculado. Geralmente, é necessário preencher um requerimento específico para a dispensa do TCC, fornecendo os argumentos adequados e comprovantes necessários.
Os cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização e MBA) têm TCC opcional, ficando a critério da instituição ou do aluno a decisão. Aqui na Gran Faculdade, por exemplo, o aluno é quem decide se quer ou não fazer TCC. Já os cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado) costumam ter TCC obrigatório.
Quais cursos da faculdade não tem TCC? Não há uma graduação específica que não tenha o Trabalho de Conclusão de Curso. O que pode acontecer é que em uma faculdade é obrigatório e em outra não. Psicologia, História ou Medicina Veterinária são alguns dos exemplos.
A resposta simples é: pode sim. Nas faculdades públicas não existe qualquer tipo de regra que obrigue os alunos a se matricularem no TCC, enquanto nas particulares a faculdade até tem interesse que isso aconteça.
Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado. A partir daí é só recomeçar.
O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas. Ambos deverão ser uma Revisão Bibliográfica. Para isso, faça buscas de obras (artigos, livros, monografias etc.)
Nas universidades é comum que o último ano do curso de Medicina não seja destinado à elaboração de um TCC. Ao invés disso, o sexto ano é inteiramente dedicado a atividades práticas, onde os estudantes se envolvem integralmente em estágios supervisionados.
É obrigatório apresentar TCC Unopar? É obrigatório apresentar o TCC na Unopar? O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para todas as graduações, exigindo matérias específicas e o auxílio de um orientador.
É totalmente possível que você, mesmo que esteja fazendo uma pós ou uma graduação EAD e precise fazer um TCC sem orientador, ou que nunca tenha elaborado um trabalho científico, consiga fazer o seu TCC sozinho.
Apesar de não haver uma regra específica quanto ao número de páginas, um artigo é menor e mais conciso que uma monografia, propriamente dita, apresentando um sistema de formatação próprio e relativamente variável, de acordo com o objetivo do mesmo.
E ao contrário do que muitos pensam, é possível, sim, ser reprovado no TCC. Pode até ser raro de acontecer, mas em alguns casos os estudantes não cumprem as regras e prazos do Trabalho de Conclusão de Curso, o que torna difícil a sua aprovação.
A diretriz segue a resolução do MEC* que, desde 2018, estabelece que o TCC deixou de ser elemento obrigatório para obtenção do título de especialista. No entanto, em caso de interesse, existe a possibilidade de o aluno realizar o TCC, bem como apresentá-lo a uma banca de avaliação.
Faltar no TCC Mesmo se a sua apresentação não for razoável, você não será reprovado por isso. A nota mínima para a aprovação do TCC é 70 (setenta) na escala de zero a cem.
Quantas vezes pode reprovar no TCC? A resposta pode ser sim ou não, depende muito do motivo da sua reprovação. Em muitos casos, não será preciso começar do zero, você poderá reaproveitar boa parte do TCC reprovado e apenas corrigir ou complementar o que ficou faltando.
As apresentações de TCC, comumente, possuem um tempo pré-estabelecido de 15 a 30 minutos. Então, para não correr o risco de esquecer algum dado importante de sua pesquisa ou para não se dispersar durante a apresentação, organize um roteiro.
Após a finalização do prazo regular, você poderá contar com três meses de prazo extraordinário, totalizando seis meses para produção e finalização do seu TCC. Este prazo não precisa ser solicitado e não há prejuízos na avaliação do TCC, ele também estará informado em seu cronograma.
Não é necessário TCC para conclusão de cursos de graduação no Brasil. Trabalho de conclusão (TCC) de curso não mais obrigatório. Quem se depara com midiatismo sensacionalista pode se alegrar ou se enganar com os seguintes dizeres: Trabalho de conclusão de curso (TCC) de graduação não é mais obrigatório!
Aproveitamos para informar que a partir de outubro de 2020, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, a disciplina de TCC passa a ser optativa.