“Sabe quando isso vai acontecer? No dia 30 de fevereiro!”. A grande maioria das pessoas já fez piada com essa data, já que ela não existe. Oficialmente, o mês de fevereiro tem 28 dias, “ganhando” 1 dia extra a cada quatro anos para ajustar o calendário com a translação da Terra.
Os anos bissextos acontecem a cada 4 anos. Com isso, o último ano com um dia 29 de fevereiro foi 2020 e as próximas vezes serão em 2028, 2032, 2036 e assim por diante.
Isso ocorre por conta do fenômeno astronômico do ano bissexto, quando, a cada quatro anos, é acrescido um dia a mais no ano, dando origem ao raro 29 de fevereiro.
Por que o dia 30 de fevereiro existiu apenas algumas vezes ao longo da história?
Porque 2024 é um ano bissexto?
Isso porque ao arredondarmos 365,24219 dias para 365 dias, deixamos uma pequena diferença que acabaria por adicionar três dias extras a cada 400 anos. Para corrigir isso, anos que encerram séculos só são bissextos se puderem ser divididos por 400.
Assim, a certidão deve conter o dia, mês, ano, lugar e horário exatos do nascimento de acordo com a DNV, e a mudança — para o dia 28 de fevereiro ou 1º de março — é considerada crime. Portanto, quem nasce no dia 29 de fevereiro 'encontra', de fato, o próprio aniversário de quatro em quatro anos.
Como registrar uma pessoa que nasce em 29 de fevereiro?
Entenda abaixo. Então quem nasce em 29 de fevereiro pode ser registrado em outro dia? Não mais. A prática era comum antigamente, mas desde 2012 uma lei federal determina que os cartórios registrem a data real de nascimento nos documentos do recém-nascido.
Se uma criança nasceu no dia 29 de fevereiro, o registro de nascimento deverá ser feito com essa data. A certificação da data vem descrita no documento que serve de base para o registro em cartório: a Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo hospital e assinada pelo médico no momento do nascimento.
Como comemorar o aniversário de quem nasce em 29 de fevereiro?
Os aniversariantes de 29 de fevereiro não precisam esperar quatro anos para comemorar o aniversário: eles podem celebrar a data em 28 de fevereiro, quanto em 1º de março.
A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.
O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias.
Assim, ele é o primeiro de cinco meses a ter menos de 31 dias (os outros quatro são abril, junho, setembro e novembro), mas o único deles a ter uma duração inferior a 30 dias.
Mas, de quatro em quatro anos, ocorre um ano bissexto, com fevereiro tendo 29 dias. Isso acontece para ajustar o ano civil no calendário gregoriano ao ano solar, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol de aproximadamente 365 dias e seis horas.
Quem nasce no dia 29 de fevereiro faz aniversário de 4 em 4 anos?
Portanto, para quem nasce em 29 de fevereiro, o aniversário ocorre apenas a cada quatro anos. Essa conta deu origem à expressão de que quem nasceu em ano bissexto envelhece de maneira diferente das outras pessoas.
De quatro em quatro anos, uma dúvida renasce: como são registradas as pessoas nascidas em 29 de fevereiro? A data, exclusiva dos anos bissextos, ocorre somente nos anos divisíveis por quatro, como é o caso de 2024.
Quem nasce no dia 29 de fevereiro faz aniversário de quanto em quanto tempo?
De quatro em quatro anos, salvo algumas exceções, o ano ganha um dia extra, o dia 29 de fevereiro. Isso ocorre devido ao tempo que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol, que é exatamente de 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 56 segundos.
Como funciona o registro de quem nasce em 29 de fevereiro?
Será que tem que mudar a data? A resposta é não. De acordo com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais (Recivil), todas as pessoas nascidas no dia 29 de fevereiro devem ser registradas nesta mesma data.