O que podemos aprender com a parábola de Lucas 15?
A Parábola do Filho Pródigo, portanto, oferece uma rica tapeçaria de lições para o discipulado. Ela nos ensina sobre o amor, a graça, o perdão e a humildade de Deus, e nos lembra que Deus está sempre pronto para nos receber de volta em Seus braços amorosos, não importa quão longe tenhamos nos desviado.
Uma verdade que aprendemos com essa parábola é que O Pai Celestial valoriza e ama todos os Seus filhos e está esperando de braços abertos para receber todos os que se voltarem para Ele.
O ensinamento que Jesus quer nos dar é que nenhuma ovelha pode ser perdida. O Senhor não pode resignar-se ao fato de que mesmo uma pessoa possa se perder. A ação de Deus é ir sempre em busca dos filhos perdidos e, em seguida, fazer festa e se alegrar com eles por tê-los encontrado.
Qual o ensinamento maior da parábola da ovelha perdida?
Assim como o pastor quis salvar a ovelha perdida, Jesus quer salvar aqueles que pecam. Jesus disse que era por isso que estava conversando com os pecadores. E assim como o pastor ficou feliz quando encontrou a ovelha perdida, Jesus fica muito feliz quando nos arrependemos.
O que significa a parábola da ovelha e da dracma perdida?
As duas parábolas falam do ministério de Jesus junto aos "pequenos" e acentua que o divino Mestre não quer que nenhum deles se perca. Acolher ou escandalizar um único deles tem importância aos olhos do Pai. Ele é a fonte do amor salvador e conhece cada um "por seu nome" próprio, insubstituível.
As ovelhas perdidas são os crentes egocêntrico que seguem Cristo pelo que Ele pode lhes dar. Honram Deus com os lábios, mas o coração está longe. Assim como eram os fariseus hipócritas nos tempos de Jesus.
A ovelha perdida ou a moeda perdida representam o ser humano perdido. Tal como na analogia do Bom Pastor, Jesus é o pastor, identificando-se com a imagem de Deus como um pastor em busca de ovelhas perdidas em Ezequiel 34:11–16.
Qual a diferença entre a parábola do filho pródigo e da ovelha perdida?
Não confunda ovelha perdida com filho pródigo. A ovelha não tem noção porque se perdeu e não sabe o caminho de volta. Então o Pastor deixa as 99 e vai em busca dela. O filho pródigo sabe muito bem porque saiu e conhece perfeitamente o caminho de volta.
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Jesus conta a parábola da ovelha perdida, a da moeda de prata e a do filho pródigo. 1 E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. 2 E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
Jesus nos revelou, portanto, um Deus que nos oferece todas as chances, um Deus cheio de Amor e de misericórdia. Lucas é, com frequência, chamado de evangelista da misericórdia.
O capitulo inicia com Jesus em meio aos cobradores de impostos, aqueles que eram trabalhadores no império romano, conhecidos como corruptos. Lucas enfatiza, também, que junto estavam outros tipos de pecadores.
As parábolas de Lucas 15 enfatizam o interesse de Deus por aqueles que muitos costumam desprezar, os esforços divinos para conquistar a confiança deles e a alegria do Céu quando as pessoas se convertem.
O que Jesus quis dizer com a parábola da ovelha perdida?
18,10s), Jesus contou a parábola da ovelha perdida aos seus discípulos (cf. 18,1) para os prevenir contra o perigo de escandalizarem os pequeninos, pois é vontade do Pai celeste que não se perca um só deles (cf. 18,14).
Quais são as características de uma ovelha perdida?
A primeira característica que identifica que uma ovelha está se perdendo, é o isolamento. Ela se separa do convívio do aprisco, passa a caminhar sozinha e nunca está onde o rebanho está. Você sabia que os lobos não atacam o rebanho quando as ovelhas estão juntas?
Enfaixarei as ovelhas feridas e fortalecerei as fracas. Destruirei, porém, as gordas e poderosas. Sim, eu as alimentarei, mas com juízo! “Quanto a você, meu rebanho, assim diz o SENHOR Soberano: Julgarei entre um animal e outro do rebanho e separarei as ovelhas dos bodes.
Então, Jesus lhes contou esta parábola: ― Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá‑la? E, quando a encontra, coloca‑a alegremente nos ombros e vai para casa.
Jesus enviou os Doze com as seguintes instruções: “Não vão aos gentios nem aos samaritanos; vão, antes, às ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem que o reino dos céus está próximo.