A queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar, a queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina.
Gasolina tem entre três e sete carbonos. Etanol tem dois carbonos. Queimar o diesel, um combustível com 18 carbonos, produz 18 moléculas de CO2. Portanto, o diesel é o maior poluente em termos de gás carbônico, que é o grande problema que se tem hoje e que se faz esforço para reduzir.
"Se você medir as emissões do mesmo motor com etanol e depois com gasolina, de fato elas serão semelhantes na quantidade. Contudo, a gasolina emite substâncias mais prejudiciais", afirma o consultor.
O etanol é conhecido como o combustível menos poluente que existe atualmente. Feito de matérias primas de vegetais como a cana-de-açúcar, o etanol é uma alternativa renovável e limpa, que confere mais potência ao motor dos veículos, assim como a vida útil do lubrificante, se comparado com a gasolina.
Segundo estimativa da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), os veículos flex abastecidos com etanol emitiram 925 toneladas de aldeídos em 2022 no estado de São Paulo. Ao usar gasolina –que tem até 27% de etanol anidro em sua composição–, essa emissão ficou em 217 toneladas.
De acordo com a pesquisa, os veículos movidos a etanol são menos nocivos ao ambiente do que modelos elétricos que usam fontes de energia disponíveis na Europa. Entretanto, quando os carros usam a energia brasileira, aí sim eles são mais ecológicos.
O etanol é produzido pela fermentação de açúcares, principalmente. Sua grande vantagem está no aspecto ambiental, pois sua matriz vegetal retira gás carbônico da atmosfera. Sua principal desvantagem está na dependência dos fatores climáticos para uma boa produção.
“A gasolina não vem de uma fonte renovável, enquanto o etanol sim, é mais limpo e se autossustenta”, explica. Além disso, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar – vegetal utilizado com maior frequência para produzir o etanol – podem ser utilizados para gerar energia térmica, elétrica e mecânica.
Qual combustível vale mais a pena na hora de abastecer? Depende do preço do combustível em cada momento e, também, do rendimento do automóvel. Nossa calculadora considera que o etanol será mais vantajoso se o seu preço for 70% ou menos do que o da gasolina. Em outros casos, a gasolina será a melhor opção.
– A queima do etanol (álcool combustível) emite menos gases poluentes na atmosfera, porque é derivado da fermentação da cana-de-açúcar. – Em trajetos pequenos, quando o motor não tem tempo para atingir a temperatura ideal, o uso da gasolina é mais apropriado do que o álcool.
A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
Porque o etanol é melhor que a gasolina para o meio ambiente?
Em todo o ciclo do combustível o etanol lança menos C02 à atmosfera pelo fato dele ser extraído da cana-de-açúcar. Durante a fotossíntese, as plantas absorvem o gás carbônico da atmosfera, acarretando que quase todo o gás seja absorvido pela própria cana.
O diesel se torna o grande vilão no trânsito, pois os veículos movidos com este combustível (ônibus e caminhões), não são equipados com bons catalisadores.
O primeiro da lista dos mais poluentes é o Chevrolet Corsa (gasolina motor 1.4), que recebeu nota 4,8. Na sequência vem o Peugeot 307 Sedan (álcool 1.6) com 5,2 e Citroën Xsara Picasso (álcool 1.6), Citroen C3 (álcool 1.4), Renault Scenic (álcool 1.6) e Chevrolet Montana (Gasolina 1.4) com 5,6.
Hidrocarbonetos, CO e NOx são precursores do ozônio (O3), gás até 25 vezes pior para o efeito estufa do que o CO2 e que em baixas altitudes causa problemas como rinite, amigdalite, sinusite e pneumonia, além do envelhecimento precoce dos tecidos dos pulmões.
Além disso, a gasolina é menos corrosiva do que o etanol, o que pode ajudar a prolongar a vida útil do motor. Em última análise, a escolha entre um carro a álcool ou a gasolina depende das necessidades e preferências individuais de cada motorista.
Porque o uso do etanol é preferível ao da gasolina?
Por qual motivo o uso do etanol é preferível ao da gasolina? O etanol é solúvel em água. O CO₂ produzido na queima dos combustíveis fósseis é mais tóxico do que aquele produzido pela queima do etanol. O CO₂ produzido na queima da gasolina contém mais isótopos de carbono 14 do que aquele produzido pela queima do etanol.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
Ouviu falar que etanol limpa o motor melhor que gasolina, mas ficou em dúvida? Acredite, é verdade, e neste artigo mostraremos como isso acontece e como este combustível pode contribuir para aumentar a vida útil de algumas peças do seu carro.
Variação de preços: O preço do etanol costuma variar bastante e só deve ser utilizado quando está pelo menos 30% mais barato que a gasolina; Manutenção do veículo: O etanol pode ser corrosivo para certas partes do sistema de combustível e do motor, o que pode levar a um desgaste mais rápido.
De maneira geral, o etanol é mais vantajoso quando o preço dele estivar equivalente a 70% ou menos do que o valor da gasolina. Por exemplo: se, na hora de abastecer você tiver gasolina a R$5,54 o litro e o álcool a R$3,85, a conta a ser feita é dividir o preço do álcool pelo da gasolina (3,85/5,54).
Geralmente, os carros menos poluentes são considerados os veículos elétricos, aqueles que não necessitam de combustível para rodar. Nesse mesmo sentido, os carros híbridos vem em segundo lugar, pois podem alternar entre bateria e gasolina.
Os veículos que mais poluem são os automóveis antigos, em mau estado de conservação e movidos a combustíveis fósseis. Esses veículos são uma das maiores preocupações do Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), obrigatórios para todos os estados pelo CONAMA.
É verdade que, durante seu uso, o veículo elétrico não produz gases poluentes e tóxicos que aceleram o aquecimento global, entretanto, se a energia que é consumida para movimentá-lo vem de uma fonte fóssil, não temos um processo totalmente ecológico.