O que preciso para dar entrada no auxílio-doença estando desempregado?

O primeiro requisito é bastante simples: você não pode ter condições alguma de trabalhar. Essa situação deve ser atestada através de uma perícia médica no INSS. É o médico da Previdência Social que verificará se você, de fato, encontra-se incapacitado para o trabalho.
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Estou desempregada posso dar entrada no auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício do INSS para quem se encontra temporariamente incapaz de trabalhar por motivo de doença ou acidente. A boa notícia é que mesmo estando desempregado, você ainda pode ter direito ao Auxílio-doença INSS.
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Quem está desempregado tem direito a algum benefício?

O que uma pessoa desempregada tem direito? Os direitos e os benefícios sociais do governo para desempregados são: Saque do FGTS, Seguro-desemprego, Auxílio-Doença do INSS, Bolsa Família (Auxílio Brasil), Auxílio Emergencial, Transporte gratuito (SP), Tarifa Social de Energia e Água e Auxílio-gás.
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Como pedir auxílio-doença sem carteira assinada?

O empregado sem carteira assinada também pode receber o auxílio-doença. Ainda que trabalhe sem carteira assinada, o empregado é segurado do INSS. Porém, para garantir o seu benefício, ele vai precisar comprovar o seu vínculo de emprego por uma ação judicial.
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Quais os papéis que precisa para dar entrada no auxílio-doença?

Requisitos / Documentação necessária:
  • Documentos pessoais originais (Identidade e CPF);
  • Carteira de Trabalho;
  • Atestado Médico ou Comunicado por Acidente de Trabalho (CAT);
  • Endereço Completo;
  • Se o contrato estiver ativo, trazer a declaração do último dia de trabalho feito pela empresa.
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Como receber o Auxílio-Doença mesmo estando desempregado?

O que deve constar no laudo médico para auxílio-doença?

Nome, Assinatura e Identificação do Médico: O médico responsável deve assinar o laudo e incluir seu registro no conselho de classe (CRM), preferencialmente com carimbo. Data do Início do Afastamento ou Repouso: Especificar quando a incapacidade teve início.
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Quem deve emitir o requerimento para auxílio-doença?

No caso de segurado empregado, a empresa é responsável pelo preenchimento do Atestado de Afastamento do Trabalho.
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Qual o valor do auxílio-doença em 2024?

Por ser este o valor menor do que a média dos seus últimos 12 (doze) meses (que foi de R$ 2.200,00), por isso vai receber R$ 1.820,00 de auxílio-doença.
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Qual é o valor do auxílio-doença para desempregado?

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 4708/20, que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar o auxílio-doença, no valor de um salário mínimo (R$ 1.100, atualmente), se a perícia médica não for realizada em 60 dias.
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Quem está desempregado tem direito a algum benefício 2024?

De acordo com Resolução CODEFAT nº 1.001, de 9 de maio de 2024, o trabalhador que estava recebendo ou fez solicitação do Seguro-Desemprego até 9 de maio de 2024 terá a ampliação do benefício com a liberação de duas parcelas adicionais.
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Como solicitar auxílio para quem está desempregado?

Solicitar o Seguro-Desemprego
  1. Solicitar o seguro-desemprego. Você deve fazer o pedido por meio um dos meios listados abaixo. ...
  2. Acompanhar a liberação do seguro-desemprego. Você pode acompanhar a liberação de seu benefício pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. ...
  3. Receber seguro-desemprego.
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Qual é o prazo para dar entrada no auxílio-doença?

O prazo para dar entrada no auxílio-doença no INSS é de 30 dias, contados do início do afastamento. Se o segurado requerer o benefício dentro do prazo de 30 dias, ele receberá o retroativo desde a data que de fato era devido (falaremos mais sobre isso adiante.
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Estou desempregado tenho direito ao auxílio Brasil 2024?

O Ministério do Trabalho e Emprego atualizou as regras para o cálculo do seguro-desemprego em 2024! Agora, os trabalhadores que têm direito ao benefício receberão entre R$ 1.412 e R$ 2.313,74, de acordo com o salário médio. Além do auxílio desemprego, existem outras opções disponíveis para quem está desempregado.
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Como faço para entrar com pedido de auxílio-doença?

Quais os documentos necessários para dar entrada no auxílio-doença?
  1. Documento com foto. O INSS exige que você apresente um dos seguintes documentos:
  2. CPF. ...
  3. Comprovante de Residência. ...
  4. Extrato Previdenciário CNIS. ...
  5. Carteira de Trabalho. ...
  6. Carnês de contribuição. ...
  7. Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) ...
  8. Documentos médicos.
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Estou desempregado e doente o que fazer?

É possível receber o auxílio-doença mesmo estando desempregado. Portanto, é fundamental consultar uma especialista para analisar o caso concreto e realizar o melhor requerimento com a documentação necessária. Se essa dica foi útil para você, compartilhe, também, com um amigo.
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Quais são os CID que dá direito auxílio-doença?

Abaixo, apresentamos alguns dos CID frequentemente relacionados ao auxílio-doença:
  • CID F10-F19: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa.
  • CID M00-M99: Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo.
  • CID N00-N99: Doenças do aparelho geniturinário.
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Estou desempregado posso pedir auxílio-doença?

Como visto, o desempregados podem manter sua qualidade de segurado por até 36 meses após sua demissão, de modo que se passarem a sofrer com doenças incapacitantes poderão requerer benefício por incapacidade (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou auxílio-acidente) sem sofrer negativa por ausência de qualidade ...
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Como solicitar auxílio-doença para desempregado?

O primeiro requisito é bastante simples: você não pode ter condições alguma de trabalhar. Essa situação deve ser atestada através de uma perícia médica no INSS. É o médico da Previdência Social que verificará se você, de fato, encontra-se incapacitado para o trabalho.
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É possível solicitar auxílio-doença sem perícia médica?

O Atestmed é um sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que entrou em vigor em 2024 e permite aos segurados solicitarem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por meio de análise documental, sem a necessidade de passar pela perícia médica presencial.
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Como dar entrada no auxílio-doença pelo meu INSS 2024?

Como dar entrada no auxílio-doença do INSS?
  1. Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo (Android ou iOS)
  2. Faça login e escolha a opção "Agende sua Perícia" (menu lateral esquerdo)
  3. Clique em "Agendar Novo" - em caso de 1º pedido ou em "Agendar Prorrogação" para solicitar que o benefício seja prorrogado.
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Como é feito o cálculo do auxílio-doença 2024?

O cálculo do valor do Auxílio Doença é realizado com base nos últimos salários do segurado sobre os quais houve contribuição.
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Qual é o tempo de carência para receber auxílio-doença?

A carência é o tempo mínimo que você precisa contribuir ao INSS para ter direito a um benefício. No caso do auxílio-doença são necessárias pelo menos 12 contribuições.
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Quanto tempo leva para receber o dinheiro do auxílio-doença?

O tempo para receber o auxílio-doença após a perícia médica é de 45 dias. Esse é o prazo previsto na legislação, mas na prática não é bem assim: O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou que, só para realizar a perícia, o INSS tem demorado em média 82 dias. Tem Estados em que o tempo de espera chega a 247 dias!
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De quem é a responsabilidade de dar entrada no auxílio-doença?

Os primeiros 30 dias são de responsabilidade da empresa/empregador. Nesses casos, o pedido de Auxílio-doença poderá ser feito desde o primeiro dia de afastamento caso o empregado já tenha documentos médicos que indiquem que ficará mais de 30 dias afastado.
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Quais são as 15 doenças que dá direito ao benefício?

Dispostas no artigo 26, da Lei 8.213/91:
  • Doença de Parkinson.
  • Tuberculose ativa.
  • Alienação mental.
  • Cegueira.
  • Nefropatia grave.
  • Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS).
  • Esclerose múltipla.
  • Hanseníase.
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