O Confucionismo prega a busca pela harmonia e equilíbrio na sociedade. Para alcançar esse objetivo, enfatiza o cultivo das virtudes pessoais, o respeito pelas hierarquias sociais, a importância da família e do conhecimento.
Quais são os principais fundamentos do confucionismo?
O Confucionismo tem como objetivo fomentar a ordem do universo através do ordenamento das relações sociais. Segundo o Confucionismo, se as relações sociais estiverem equilibradas, o universo estará equilibrado e todos os seres viverão felizes e em harmonia.
O Confucionismo acredita na busca pela harmonia da vida e do mundo, o Tao. Sendo assim, os seres humanos são estruturados por quatro dimensões: o eu, a comunidade, a natureza e o céu.
Além disso, Confúcio defendia a ideia de que um governante deveria ser um exemplo moral para o povo e governar com benevolência e justiça. Ele enfatizava a importância da educação (Wen) para o desenvolvimento das virtudes e aprimoramento do caráter, assim como o equilíbrio entre sabedoria e coragem (Wu).
A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam predominância na China em relação a outras doutrinas, como o legalismo (法家) e o taoismo (道家), durante a Dinastia Han (206 a.C. – 220).
O Confucionismo não tem um único livro sagrado, mas diversas obras textuais que orientam os seguidores da doutrina. Entre elas estão os Anacletos, ou em chinês Lun Yu, que reúne os ensinamentos de Confúcio, o Mengzi, livro escrito por Mêncius, o segundo sábio do confucionismo, e o Wu Ching, ou os cinco clássicos.
O Confucionismo prega a busca pela harmonia e equilíbrio na sociedade. Para alcançar esse objetivo, enfatiza o cultivo das virtudes pessoais, o respeito pelas hierarquias sociais, a importância da família e do conhecimento.
Quais são as 5 virtudes essenciais do confucionismo?
Para isso, os humanos deveriam buscar ter e seguir cinco virtudes essenciais: amor ao próximo, ser justo, ter um comportamento condizente com os valores morais, cultivar a sabedoria e manter a consciência das vontades dos céus.
Deprimido, em 479 a.C., aos 72 anos, Confúcio morreu no mesmo lugar onde nasceu. Um de seus discípulos registrou o que teriam sido suas últimas palavras: “A grande montanha terá que desmoronar! A forte viga terá que quebrar! O homem sábio murcha como a planta!
Confúcio foi um filósofo chinês que viveu de 551 até 479 antes de Cristo. Ele foi um dos primeiros que teorizou conceitos como moralidade e justiça, e era um grande incentivador da sinceridade e do respeito com os ancestrais e os mais idosos.
Desde o século IV que o confucionismo admite a existência de um símbolo "tai-ki" que representa um círculo dividido ao meio por uma linha sinuosa. Cada uma das partes representa os princípios vitais "yin" (feminino) e "yang" (masculino).
O confucionismo enfatizava a ideia de que a natureza humana dotada pelos céus tem a propensão para o bem, mas que a humanidade necessitava de uma educação contínua, que envolvia diversos deveres para o imperador e para a população.
O legado confucionista valoriza a hierarquia, a conformação ao mundo tal qual ele é, a aceitação da ordem, a polidez e, principalmente, a importância dos laços familiares e da ancestralidade.
O taoísmo constitui uma doutrina mística e filosófica que exerceu grande influência na China ao longo da sua história. O confucionismo, por sua vez, constitui um conjunto de pensamentos, regras e rituais sociais praticados pelas elites chinesas até a queda do regime imperial, em 1911.
De acordo com o confucionismo, um casamento é baseado na ética e a cerimônia do casamento é a essência de etiquetas – leia-se: regras e convenções sociais – que tem uma influência significativa sobre a estabilidade social, e apenas os casamentos com cerimônia formal eram reconhecidos pela sociedade.
O Kung Fu é uma arte marcial que não está ligada a nenhum tipo de religião, sendo totalmente laica, assim como seus praticantes também costumam ser, ou naturalmente possuem suas crenças, mas sem nenhuma obrigatoriedade relacionada à prática marcial.
Em 479 a.C , aos 73 anos, o maior pensador da história da China morreu. Suas últimas palavras foram uma súplica amarga: - Não virá nenhum governante nomear-me como seu mestre? Confúcio morreu considerando-se um fracassado.
Entre seus discípulos se encontram: Yan Hui, seu predileto, que morreu antes do Mestre, apesar do que havia lhe dito: “enquanto você viver, mestre, não posso me atrever a morrer”; Jang Keng, um dos primeiros; Tsung Yu, guerreiro que amava sua espada; Tsi Tiao Kai, que rejeitou um cargo oficial para seguir estudando; Yu ...
Confúcio foi um professor e filósofo cujos ideais se entrelaçaram profundamente com a identidade nacional da China e a civilização do Leste Asiático. Ele nasceu em 551 a.C., em Qufu, província de Shandong, leste da China. Seu verdadeiro nome era Ch'iu K'ung.