Um nódulo na mama pode ser causado por inúmeras condições. Há lesões palpáveis na mama que podem ser benignas, como é o caso do fibroadenoma, ou malignas, como o câncer de mama. De qualquer forma, sempre que se palpa um nódulo de mama, é necessário investigar para chegar ao diagnóstico adequado.
Possíveis causas para o surgimento de nódulos na mama
Alterações hormonais: estímulo do tecido mamário pela progesterona e o estrogênio. Infecções da mama: podem incluir abscessos, acúmulos de pus. Traumas ou cirurgias na mama: podem resultar em fibrose cicatricial, ou seja, tecido cicatricial que se forma em excesso.
Para alterações fibrocísticas, usar um sutiã macio e sustentador como um sutiã esportivo e tomar analgésicos, como paracetamol ou um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE), pode ajudar a aliviar os sintomas. Às vezes, os cistos são drenados.
Os nódulos ocorrem quando algum tecido inflama e podem surgir em qualquer camada da pele. O nódulo também é comum em alguns órgãos e glândulas do corpo. A maior parte dos nódulos é benigna, mas alguns podem ser cancerígenos. “Diversas são as possíveis causas.
Na maior parte dos casos, não há necessidade de tratamento, pois cerca de 10 a 20% dos fibroadenomas podem desaparecer. Portanto, geralmente, o mastologista indica apenas o monitoramento do desenvolvimento do nódulo.
NÓDULO NA MAMA QUE DOI É CÂNCER? Entenda a diferença de um nódulo benigno para um maligno na mama!
Como desmanchar nódulos?
Não há remédios para dissolver nódulos tireoidianos; o tratamento usual inclui hormônios ou cirurgia. Atualmente, não existe um medicamento específico aprovado que possa dissolver nódulos na tireoide de forma eficaz e segura.
Para nódulos benignos que não requerem intervenção imediata, o tratamento pode consistir apenas em monitoramento periódico através de exames de ultrassom, podendo se estender por vários anos para assegurar que não haja crescimento ou mudança nas características do nódulo.
Comer alimentos saudáveis e praticar uma atividade física regular, que lhes dê prazer. Faça todo mês, a partir dos 18 anos, após o fim da menstruação. Procure qualquer alteração nos seios. Se surgir um caroço, marque uma consulta no médico.
O tamanho médio deste nódulo é de 2,5cm de diâmetro, quando o crescimento é igual ou maior a 5cm são considerados fibroadenomas gigantes, que podem gerar deformidade da mama. Este tipo de nódulo na mama é decorrente de aumento do número de células, conhecida como hiperplasia celular, causada pelo aumento de estrogênio.
O principal tratamento para nódulo benigno tireoide é a ablação de tireoide, um procedimento minimamente invasivo realizado a partir da radiofrequência que necrosa o nódulo e conserva as funções do órgão.
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo, porém sem dor associada ao caroço – geralmente, as dores só são sentidas no mamilo. Os nódulos que podem ser indolores, duros e irregulares ou macios e mais arredondados, mas apenas um especialista poderá examiná-lo precisamente.
Quanto tempo demora para um nódulo na mama crescer?
Quanto tempo a doença demora para se desenvolver? Os tipos mais comuns de câncer de mama podem levar entre 7 e 10 anos para formar um nódulo palpável (nódulos com menos de 1 cm não são perceptíveis no autoexame). Em todo esse período, é incomum que a paciente tenha qualquer sinal de que está com a doença.
O nódulo benigno cresce mais lentamente e as células são semelhantes às “originais". Apesar de não ser câncer, é necessário atenção para que não cresça exageradamente a ponto de comprimir estruturas vizinhas.
Em geral, a maioria dos nódulos benignos na mama provocam dor ou desconforto, pois costumam ser causados por algum tipo de inflamação ou infecção no seio, ou até mesmo pela presença de pus no local (abcesso). Porém, nódulos na mama doloridos também podem ser um alerta para câncer de mama.
Podem ser fruto de reações alérgicas provenientes do contato com tecido de roupas e sutiãs; traumas locais; infecções; crescimento de lesões benignas e malignas. Em se tratando do bico da mama, a recomendação é procurar avaliação médica".
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.
Os nódulos podem ser classificados em: Categoria 2: lesões benignas, sem risco de malignidade; Categoria 3: lesões provavelmente benignas; risco de malignidade inferior a 2%; Categoria 4: lesões suspeitas; risco de malignidade entre 2% e 97%;
Evite frituras, alimentos gordurosos ou oleosos; Alimentos muito quentes ou picantes; Alimentos muito doces ou com odores fortes; Alimentos gelados podem ajudar na sensação de enjoo.
São muitos os tipos de câncer que as frutas vermelhas e roxas, como o morango, a amora, a uva preta e a framboesa, podem evitar, como o de esôfago, boca, estômago e pâncreas. Segundo o dr. Merheb, isso acontece porque as frutas dessas cores são ricas em um tipo de flavonoide chamado antocianina, que previne a doença.
Se os nódulos na mama forem alterações fibrocísticas, o médico pode: Drenar o cisto com uma agulha. Pedir à mulher que use um sutiã macio e sustentador, como um sutiã esportivo.
Alguns nódulos podem aparecer e desaparecer durante o ciclo menstrual, representando um cisto ou um fibroadenoma. De qualquer maneira é importante conhecer seu próprio corpo para detectar uma alteração que pode precisar de uma avaliação médica.
Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.
pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída espontânea de líquido dos mamilos, que pode ser até mesmo sangue; presença de nódulo na mama, geralmente indolor; muita coceira na mama ou no mamilo.