Já as ruas perpendiculares, a partir do mesmo raciocínio de retas perpendiculares, são aquelas que se cruzam em determinado momento (ponto de intersecção), formando uma ângulo reto (90 graus) e, portanto, possuem ponto em comum.
A RUA 6 TEM DIREÇÃO DIFERENTE DAS RUAS 1 E 3 E, POR ISSO, SE CRUZAM EM UM ÚNICO PONTO. PODEMOS AFIRMAR QUE A RUA 6 É TRANSVERSAL À RUA 1 E À RUA 3. ASSIM SENDO, DUAS RETAS SÃO PERPENDICULARES QUANDO TÊM APENAS UM PONTO EM COMUM FORMANDO, NESTE CRUZAMENTO, UM ÂNGULO RETO (90 GRAUS).
Quando temos retas paralelas, podemos dizer que essas retas nunca se encontram e não possuem pontos em comum. Portanto, quando falamos que uma rua é paralela à outra, estamos querendo dizer que elas nunca se encontram, diferente de ruas transversais, que se cortam em algum ponto.
Retas paralelas são retas que nunca se interceptam, e elas formam o mesmo ângulo quando são interceptadas por outra reta. As retas perpendiculares se interceptam em um ângulo de 90 graus, formando um canto quadrado.
As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.
Ruas Transversais são as ruas que se ligam com as ruas estruturantes e foram denominadas na pesquisa como transversais porque conectam as ruas estruturantes com as ruas locais da área pesquisada.
O que são ruas concorrentes mas não perpendiculares?
As retas concorrentes são perpendiculares quando formam ângulos retos, ou seja, que medem 90° cada. As retas perpendiculares formam ângulos de 90°. Quando as retas concorrentes não formam ângulo de 90°, elas são oblíquas. As retas oblíquas formam ângulos diferentes de 90°.
Duas retas r e s são perpendiculares se, e somente se, são concorrentes e formam ângulos “retos”. Uma reta concorrente com um plano, num determinado ponto, é perpendicular ao plano quando é perpendicular a todas as retas do plano que passam pelo ponto determinado.
Já as ruas perpendiculares, a partir do mesmo raciocínio de retas perpendiculares, são aquelas que se cruzam em determinado momento (ponto de intersecção), formando uma ângulo reto (90 graus) e, portanto, possuem ponto em comum.
Duas retas são perpendiculares se se cruzam formando ângulos retos. Se essa é uma reta e uma reta perpendicular se parece com isso, então uma reta perpendicular vai interceptá-la; mas ela não vai ser só uma intersecção, mas as retas vão se cruzar formando ângulos retos, ou seja, formando 90 graus.
Encontramos a medida da altura de um triângulo através de um segmento de reta com origem em um dos vértices e perpendicular (forma um ângulo de 90º) ao lado oposto.
Retas oblíquas são todas as retas concorrentes que se cruzam formando regiões com aberturas (ângulos) diferentes de 90º. Ex:. Notação: r x s Lê-se: reta r é concorrente com a reta s. Retas Oblíquas são retas concorrentes que formam ângulos diferentes de 90º.
Retas transversais são retas que cruzam um par ou um feixe de retas paralelas. Ainda pensando nas ruas dos bairros e das cidades, quando temos uma visão panorâmica é possível encontrar ruas transversais.