Acredita-se que a pintura teria sido feita para celebrar o nascimento do segundo filho do casal. O nome da obra, supostamente, seria uma referência a essa mulher — “Mona Lisa” se referiria a “madonna Lisa”. Madonna era uma maneira em italiano de mencionar educada e formalmente uma mulher.
O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.
O real significado da “Mona Lisa” é multifacetado e sujeito a interpretações variadas. Além de ser um retrato de Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo, a obra é vista como uma representação dos ideais do Renascimento, abrangendo a beleza, a complexidade da expressão humana e a inovação artística.
De acordo com um estudo recente, tal sorriso não era uma expressão necessariamente de felicidade. “De acordo com algumas teorias influentes da neuropsicologia da emoção, interpretamos o sorriso assimétrico da Mona Lisa como um sorriso notado quando a pessoa está mentindo”, escreveram os autores da pesquisa.
Qual é o segredo por trás do sorriso da Mona Lisa?
As informações são do The Independent . Ao ver Mona Lisa temos a impressão de que ela está sorrindo, mas ao olharmos diretamente para sua boca, o sorriso parece se inclinar para baixo, ou seja, a forma da boca pode mudar dependendo do ângulo e distância em que é visto.
Segredos sombrios da Mona Lisa que você nunca vai parar de comentar
Qual é o mistério da Mona Lisa?
As especulações sobre a composição da obra são as mais variadas. Para alguns, Leonardo pintou a mulher ideal, ou a sua própria mãe; outros dizem que ela era sua amante ou de um de seus mecenas; os traços andróginos do rosto estimulam teorias de que por trás da identidade da Mona Lisa está um auto-retrato do pintor.
Ao contrário de algumas obras de arte do século XVI, a Mona Lisa é um retrato muito realista de um ser humano muito real. Alicja Zelazko, da Encyclopedia Britannica, atribui isso à habilidade de Leonardo com o pincel e ao uso de técnicas de arte que eram novas e emocionantes durante o Renascimento.
Diz-se que quem encomendou o quadro de Leonardo da Vinci era um nobre instalado em Florença. Duas vezes viúvo, Francesco del Giocondo casou em 1495 com uma jovem mulher de nome Lisa. Foi esta história que deu o nome a este pequeno quadro de uma dimensão de 77x53 cm.
Acredita-se que a pintura teria sido feita para celebrar o nascimento do segundo filho do casal. O nome da obra, supostamente, seria uma referência a essa mulher — “Mona Lisa” se referiria a “madonna Lisa”. Madonna era uma maneira em italiano de mencionar educada e formalmente uma mulher.
O nome Gioconda tem uma origem italiana, sendo uma variante do nome Giocondo, que significa "alegre" ou "contente". A associação mais famosa com o nome é a icônica obra de arte "Mona Lisa", pintada por Leonardo da Vinci, cujo título original é "La Gioconda".
O que realmente a catapultou para a fama foi o roubo. A cobertura midiática que ela teve durante o tempo em que esteve perdida foi o principal motivo de sua fama mundial. Antes disso, muita gente nunca a tinha visto.
Mais um segredo da Mona Lisa foi revelado com a ajuda de raios-x: o plumbonacrite, um composto mineral muito raro e instável descoberto na camada de fundo da obra-prima de Leonardo da Vinci, bem como na Última Ceia.
Leonardo da Vinci vendeu essa pintura para um rei francês do século XVI por uma quantia considerável e ela esteve guardada em diferentes locais na França. Atualmente é parte do acervo do Museu do Louvre, atraindo a visita de milhões de pessoas.
A obra pode ser vendida? Qual seu valor de mercado? Apesar de não poder ser vendida por conta de uma lei de proteção do patrimônio francês, em 2014 especialistas estimaram o valor de mercado da obra em US$2,5 bilhões, algo em torno de 13 bilhões de reais.
A hipótese mais aceita até hoje é a de que se trata de Lisa Gherardini, esposa de Francesco di Bartolomeu de Zanobi del Giocondo. Acredita-se que a obra foi uma encomenda dele ao artista e por ela ser conhecida como “Lisa Del Giocondo”, creem que dessa forma que surgiu o apelido da obra: La Gioconda.
No olho esquerdo, foi encontrada a inscrição "LV", que possivelmente se refere às iniciais do autor da obra. Para os especialistas, essa nova informação pode derrubar a tese atual que afirma que Mona Lisa seria Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo, um comerciante italiano.
Se isso for verdade, os autores especulam que o sorriso de Mona Lisa pode esconder mensagens enigmáticas, tais quais: a pintura é um autorretrato ou que o retrato se referia a um homem ou a uma mulher morta.
"Lisa" é um nome feminino de origem italiana e germânica, derivado de "Elisabeth" ou "Elisa", que significa "Deus é juramento" ou "Deus é abundância". Portanto, "Mona Lisa" pode ser interpretado como "minha senhora Lisa" ou "senhora Lisa".