Óleos e gordura são grandes inimigos destas pedras, pois se mostram um dos principais motivos para o surgimento de manchas, entretanto, café, refrigerante, vinho e líquidos de tonalidade intensa, da mesma forma podem causar marcas.
O mármore é um material poroso, o que significa que ele pode absorver líquidos facilmente. Por isso, ele é mais suscetível a danos e manchas causados por derramamentos de substâncias como café, vinho ou produtos químicos agressivos.
O mármore é um pedra muito porosa, por isso, você deve ter muito cuidado com os produtos que irá aplicar nele. Isso porque alguns produtos podem corroer e danificar a pedra. Assim, você não deve utilizar água sanitária, solventes, sabão em pó, querosene, ácido muriático ou qualquer outro produto corrosivo.
arranhado – o que mais causa o desgaste do mármore são os arranhados. Dessa forma, você pode usar um pouco de água morna e um pano macio para ir esfregando o arranhão de forma suave. Se for algo superficial, vai desaparecer.
Evite o contato de substâncias corrosivas como água sanitária, sabão em pó, ácidos ou querosene. Esses produtos podem danificar seu mármore, inclusive fazendo-o perder suas cores. Objetos pontiagudos ou porosos podem arranhar seu mármore.
Além disso, o mármore é resistente ao calor, ou seja, qualquer panela quente pode ser colocada na pedra. A primeira preocupação é a natureza porosa do mármore. É mais poroso do que o granito, por isso absorve mais facilmente os líquidos.
Se você derrubar vinho ou café, por exemplo, deve utilizar uma solução de água misturada com vinagre numa proporção de meio para um, esfregando com uma escovinha e deixando por alguns minutos. Na sequência dessa etapa de como limpar mármore, lave e seque com um pano limpo.
O que mancha o mármore? O mármore é um material que apresenta manchas com mais facilidade porque é uma pedra natural com superfície porosa. O pigmento de bebidas e alimentos acaba penetrando nesses poros e sendo absorvido pela pedra. Café, vinho, refrigerante, chá, molhos e até água podem escurecer a superfície.
O ácido clorídrico (HCl) e ácido cítrico (C6H8O7) mostram maior poder de alteração sobre os granitos (maiores corrosões e perdas de brilho), enquanto que o hidróxido de potássio (KOH) provoca perda de massa (dissolução) e incremento da porosidade.
Se a superfície de mármore ou granito estiver arranhada ou manchada, um polimento pode ser uma solução eficaz. O polimento envolve o uso de um abrasivo suave para remover uma fina camada da superfície do material, restaurando seu brilho e uniformidade.
O mármore é sensível à acidez, o que significa que produtos ácidos, como vinagre, limão, cítricos, suco de tomate e produtos de limpeza à base de ácido, podem danificar a superfície do mármore. Ao entrar em contato com ácidos, o mármore pode manchar, perder o brilho e até mesmo corroer.
Não use os seguintes itens durante a limpeza: saponáceo, álcool, palha de aço, esponja do lado abrasivo (verde) e sabão de coco. Esses produtos tiram a beleza da pedra, ao diminuir o brilho característico dela.
Isso ocorre por causa dos minerais que o forma. Por outro lado, o mármore é menos resistente e mais poroso, gerando assim mais rachaduras que dão lugar aos desenhos diversos, entretanto, exige mais cuidado.
Alguns produtos podem oxidar e danificar a pedra. Portanto, não se deve usar alvejantes, solventes, detergentes em pó, querosene, ácido muriático ou qualquer outro agente cáustico.
Suporte inadequado: as placas de granito e mármore devem ser apoiados e guardados adequadamente. Se as peças não tiverem o suporte adequado em todos os ângulos, um ponto fraco na pedra ou uma área pode se quebrar. Por isso a importância de uma instalação adequada.
Produtos com ácidos, gordura, tintas, corantes, perfumes, sabonetes, vidros, cigarro etc., podem manchar os mármores e granitos se em contato com o mesmo.
Portanto, após a pedra absorver água, sob a radiação (raios ultravioleta) do sol, a taxa de evaporação da água nos poros da pedra aumentará, e o material de pedra contido na água também aumentará a corrosão da pedra, o que causará o envelhecimento da pedra.
Café, chá, vinho e suco de frutas podem manchar granito, mas você pode remover manchas facilmente usando uma solução de peróxido de hidrogênio a 12%. Existem muitos produtos de granito para remoção de manchas que você pode comprar.
- Para tirar as manchas escuras ou amareladas das peças de mármore, use uma mistura de água com vinagre. Esfregue com uma escovinha e lave com muita água em seguida.
Você não precisa de nada além de água, detergente neutro e um pano macio, como o pano multiuso Perfex, para fazer a limpeza simples da pedra de mármore. Caso o mármore da sua casa esteja encardido ou você queira clareá-lo, é só contar com a ação higienizadora do bicarbonato de sódio.
O que passar na pedra de mármore para voltar o brilho?
Para cada 4 copos e meio de água, acrescente cerca de 45 gramas de bicarbonato de sódio. Pegue uma flanela limpa e utilize-a para passar a mistura, no mármore.
Pode colocar panela quente em cima da pedra de granito?
O granito ainda é indicado para bancadas e pias, uma vez que tem grande resistência a riscos, suporta temperaturas elevadas (contato com panelas quentes, por exemplo) e absorve menos água que outras pedras.