A determinação da avidez de IgG é uma ferramenta útil para diagnóstico da toxoplasmose ocular e é um método seguro para rastreamento da toxoplasmose no primeiro trimestre da gestação. Anticorpos da classe IgM contra o toxoplasma são frequentemente utilizados como marcador sorológico da fase aguda da toxoplasmose1,2.
1 Que deseja ardentemente: Ávido de saber. Ávido por sucesso. 2 Que vivencia uma situação de expectativa de forma ansiosa; sôfrego. 3 Cobiçoso de riquezas; ambicioso, avarento, mesquinho.
1 Característica de quem é ávido. 2 Vontade ardente e intensa de algo; sede, voracidade. 3 Condição de ansiedade e sofreguidão diante de uma expectativa.
– Avidez Elevada – Infecções adquiridas a mais de 4 meses. A avidez de anticorpos para um dado antígeno é um fenômeno biológico e, por esta razão, variações individuais da resposta imunológica podem, naturalmente, ser encontradas.
Ele é realizado com os testes imunoenzimáticos (ELISA) ou de Quimioluminescencia para a detecção de IgG e IgM contra Toxoplasma gondii, que devem ser solicitados na primeira consulta.
Avidez baixa de IgG é indicativa de infecção primária ao passo que avidez elevada é sugestiva de infecção pregressa. Interpretação clínica: O teste de avidez de anticorpos permite estimar o período aproximado em que ocorreu a primo-infecção.
Moderada/média avidez: de 50% a 59,9% (não permite ser determinado o período que ocorreu infecção, podendo ser repetido em 2 semanas para reavaliação); Alta/forte avidez: igual ou superior a 60% (indica que a infecção tenha ocorrido há mais de 12-16 semanas, adquirida antes da gestação).
- O teste da avidez de IgG só deve ser solicitado diante de reação positiva para IgM, pois uma sorologia para toxoplasmose com reação negativa para IgM define que a infecção é pregressa.