O Pastor-da-geórgia (em georgiano: ქართული მთის ძაღლი, transl.: kartuli mtis dzaghli) também conhecido como pastor-georgiano, cão montanhês georgiano ou Nagazi, é uma raça de cão molosso guardião de gado com antiga origem funcional no Cáucaso, Geórgia.
Também se refere ao espírito do morto que aí resida Na África do Sul, tem um papel medicinal em contraste com o sangoma, quem lida com os espíritos. Em suaíli, nganga refere-se para um médico qualificado ou médico tradicional.
De acordo com a intenção da lei nova, chamar alguém de 'negro', 'preto', 'pretão', 'negrão', 'turco', 'africano', 'judeu', 'baiano', 'japa' etc., desde que com vontade de lhe ofender a honra subjetiva relacionada com cor, religião, raça ou etnia, sujeita o autor a uma pena mínima de um ano de reclusão, além de multa” ( ...
O termo mais discriminatório, contudo, é nigrinha, gíria baiana (também carioca!), sinônimo de mulher fácil, sirigaita, sem-vergonha, piriguete. Nigrinhagem, por seu turno, equivale a safadeza, prática de atos impudentes, um misto de desonestidade ética e licenciosidade sexual.
Qual o significado de chamar uma pessoa de jumenta?
Muitas pessoas ainda usam esse termo carregado de racismo para se referir a uma pessoa descendente de brancos e negros. A origem etimológica mais aceita é a do latim mulus, que se refere a um “animal híbrido, estéril, produto do cruzamento do cavalo com a jumenta, ou da égua com o jumento”.
Lista de coisas ruins, proibidas, ilícitas ou que devam ser evitadas ou perseguidas. Assim, usa-se o adjetivo negro de forma pejorativa, associando a pessoa negra a coisas que não são socialmente aceitas e devem ser evitadas. Substitua por: “lista maldita”, “lista suja” ou “lista proibida”.
Injúria – O crime está previsto no artigo 140 do Código Penal, e ocorre quando uma pessoa profere a outra um xingamento, contendo algo desonroso ou ofensivo, atingindo a sua dignidade, honra e moral. Ao contrário da calúnia e difamação, no crime de injúria não é necessário que terceiros tomem ciência da ofensa.
É importante destacar que quando a liberdade de expressão é exercida com a intenção de difamar, injuriar ou caluniar alguém, ela deixa de ser um direito constitucional e passa a ser um crime contra a honra, tutelado pelo Código Penal.
Trata-se de preconceito racial chamar uma pessoa negra de macaco, a ideia preconceituosa é enraizada na cultura ao redor do mundo, no Brasil e em tantos outros países, fatos dentre os quais repercutiu na mídia como # Somos todos macacos#.
Catraia, ou catraio, é uma embarcação de pouco calado, movida a vela, a remo ou do tipo canoa motorizada, que se emprega no transporte de passageiros, e que é geralmente manobrada por uma só pessoa, o catraieiro.