Por que Portugal foi o primeiro país a iniciar as Grandes Navegações?
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.Por que Portugal foi o primeiro estado europeu a iniciar a expansão ultramarina?
Resposta: O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.Por que Portugal iniciou pioneiramente a expansão marítima no começo do século XV?
a presença de um poder monárquico centralizado disposto a investir nas expedições marítimas. a assinatura do Tratado de Tordesilhas para solucionar as rivalidades dos reinos ibéricos acerca da posse dos territórios coloniais.Qual foi o primeiro país a realizar a expansão marítima?
Portugal foi o reino pioneiro da expansão marítima, lançando seus primeiros navios ao mar ainda no século XV.A EXPANSÃO MARÍTIMA PORTUGUESA
Por que Portugal foi pioneiro na expansão marítima?
A política expansionista de Portugal também foi importante para sua liderança nas Grandes Navegações. O país queria ampliar suas fronteiras comerciais e expandir seu poder e influência política, o que fez com que investisse fortemente nas viagens marítimas e na exploração de novos territórios.Qual foi o motivo da expansão marítima portuguesa?
A expansão marítima portuguesa se inseriu no contexto de transição econômica do feudalismo para o mercantilismo. Foi motivada pelo desejo dos portugueses de estabelecer contatos comerciais com povos da Ásia, estabelecer novas rotas de comércio, conquistar novos domínios e expandir o cristianismo.O que levou Portugal a iniciar a expansão marítima?
A necessidade de rotas comerciais alternativas, a curiosidade e o espírito de exploração, as inovações náuticas e tecnológicas, a concorrência internacional e a expansão religiosa foram causas da expansão marítima portuguesa.Qual o fato que marcou o início da expansão marítima portuguesa?
A conquista de Ceuta, cidade do norte da África, em 1415, foi o marco inaugural da expansão marítima europeia, haja vista que, a partir daí, o processo de expansão evoluiu grandemente, culminando na criação de feitorias ao longo da costa oeste africana, na chegada à Índia e na descoberta do Brasil.Por que Portugal conseguiu um enorme sucesso no processo de expansão marítima?
Portugal também gozava de uma localização geográfica privilegiada na península ibérica. Grande parte do seu território está voltada para o oceano Atlântico. Essa posição geográfica, juntamente com as condições sociais e políticas favoráveis, permitiram ao país se projetar como potência marítima.Quais fatores levaram Portugal a ser a primeira nação europeia a navegar os oceanos?
Esse país tem todo o seu litoral voltado para o Oceano Atlântico. Além disso, Portugal fica muito próximo das correntes marítimas do Atlântico, o que facilitava e incentivava a navegação desse oceano.Porque Portugal e Espanha foram os estados pioneiros na expansão marítima europeia?
Espanha e Portugal eram potencias que possuíam grandes frotas de navegação e monopolizavam as principais rotas comerciais, tendo conhecimento das melhores rotas de navegação e possuindo as frotas mais preparadas para expandir seus territórios durante as Grandes Navegações.Qual foi o país pioneiro nas Grandes Navegações?
Portugal foi o pioneiro na realização de grandes viagens marítimas. Voltado para o Atlântico e sem possibilidade de expandir-se dentro da Península Ibérica, os portugueses preferiram aventurar-se no Mar Oceano.Por que Portugal se desenvolveu nas navegações?
Era do descobrimento e exploração de novas terras pelo mundoDurante os séculos XV e XVI, Portugal era a maior potência do mundo e começou as expedições ao longo do globo terrestre, pois precisava aumentar suas rotas comerciais a fim de alavancar a economia do país e conquistar mais terras.