Como já explicamos acima, TIC significa Tecnologia da Informação e Comunicação. Assim, tudo que reúne recursos tecnológicos integrados pode ser classificado como TIC. As TICs conseguem proporcionar automação, comunicação e integração de diversos processos.
TIC é abreviação para o termo Tecnologia da Informação e Comunicação e ele engloba tecnologias que servem como mediadoras para os processos de comunicação, e foram potencializadas graças à internet.
O Proinfo Integrado é um programa de formação voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais.
Como exemplo, podemos dizer que as TICs são: a internet, os computadores, as câmeras fotográficas, os celulares, os softwares, dentre outras ferramentas.
Na educação, as TDICs têm sido incorporadas às práticas docentes como meio para promover aprendizagens mais significativas, com o objetivo de apoiar os professores na implementação de metodologias de ensino ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e ...
As principais TICs que costumam ser utilizadas no setor educacional são os tablets, computadores, internet, pen drives... Há diversas ferramentas que podem auxiliar. Porém, é importante ressaltar que os apps, sites e programas também podem ser bons aliados, o que comprova a necessidade de saber/aprender a utilizá-los.
As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância).
Qual o papel do professor na educação com o uso da TIC?
O professor precisa ter um papel ativo na integração das TICs junto aos alunos e as escolas devem iniciar um esforço para melhorar a qualidade do ensino através da qualificação de seus profissionais na utilização das tecnologias.
Por meio dela, é possível organizar chats, comunidades virtuais, softwares colaborativos, videochamadas etc. Esses recursos integrados facilitam o acesso a novas informações e conhecimentos, o que faz com que assimilemos diferentes formas de pensar e de interagir com as outras pessoas.
Algumas das maiores características das TICs são a agilidade, a horizontalidade e a possibilidade de manipulação do conteúdo da comunicação e informação mediante a digitalização e comunicação em redes.
A preocupação com o uso de tecnologias como apoio pedagógico no processo de ensino e aprendizagem se iniciou pouco antes da década de 1970, sobretudo em Portugal, França e Estados Unidos (ALMEIDA, 2008).
As TICS não devem ser usadas como máquinas para ensinar ou aprender, mas como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo que proporcione ao aluno, diante de uma situação-problema, investigar, levantar hipóteses, testá-las e refinar suas ideias iniciais, construindo assim seu próprio conhecimento.
Qual a importância dos TIC para a educação infantil?
A tecnologia na educação infantil torna o aprendizado mais prazeroso e natural para crianças acostumadas com o mundo digital, permitindo que elas encontrem novas formas de buscar conhecimento, questionar, pesquisar, pensar criticamente e expressar suas opiniões. Assim, o estudo se torna mais interessante e proativo.
Quais são os desafios do uso das TICs na educação?
Para essas docentes, os maiores desafios para a inserção da TIC no ensino fundamental anos iniciais são a falta de estrutura com equipamentos tecnológicos e digitais necessários para realização de atividades em sala de aula, o analfabetismo tecnológicos dos docentes e discentes que está atrelado ao ausência de ...
A inserção das Tecno- logias da Informação e da Comunicação (TICs) no espaço educativo instaura mais uma ferramenta para a mediação do pro- cesso de ensino, modifica a arquitetura da aprendizagem e reconfigura, assim, modos de construir o fazer educativo.
Qual é a importância das TICs no processo de ensino e aprendizagem?
No cenário educacional, as TICs são recursos que precisam está inseridas no cotidiano escolar, sua utilização como ferramenta de ensino e como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados torna-se indispensável, pois desperta o interesse nos alunos e estimulam o desenvolvimento dos processos de ensino ...
Como as TICs transformaram o papel do psicólogo educativo na escola?
O potencial das TIC para inovar e melhorar a Educação está na capacidade de promover novas formas de ensinar e aprender a fim de implementar processos de ensino e aprendizagem que não seriam viáveis sem as possibilidades oferecidas por elas para organizar de forma diversa a atividade conjunta de professores e alunos.
TDICs como videoaulas, softwares, podcasts e recursos de leitura digital são meios de diversificar o ensino. Além disso, a biblioteca digital e o acesso às plataformas de pesquisa também são recursos fundamentais para aprofundar o conhecimento dos alunos de especialização.
Como a TIC pode estimular o interesse pela aprendizagem?
A integração da tecnologia de informação e comunicação na escola favorece em muito a aprendizagem do aluno e a aproximação de professores e alunos, pois através deste meio tecnológico ambos tem a possibilidade de construírem conhecimento através da escrita, reescrita, troca de ideias e experiências, o computador se ...
Como as TIC podem auxiliar o professor na preparação de aulas e materiais didáticos?
Notamos que as TIC nos oferecem diversos recursos que podem ser utilizados como ferramentas didáticas pedagógicas em sala de aula para ser cada dia inseridas em sala de aula, pois se torna essencial para o processo de ensino-aprendizagem.
Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.