Tessalônica era a cidade mais populosa e próspera na Grécia antiga, no reino da Macedônia, por dois fatores importantes: a cidade foi construída no melhor porto natural no Mar Egeu e estava localizada no principal caminho que ligava Roma à Ásia.
As duas cartas enviadas pelo apóstolo Paulo à igreja de Tessalônica localizada na cidade grega de Tessalônica, região da Macedônia, podem ser classificadas dentro dos primeiros escritos paulinos.
Os santos de Tessalônica não entendiam alguns aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Eles temiam que os membros da Igreja em Tessalônica que haviam morrido não pudessem participar das bênçãos da Segunda Vinda.
Nos séculos 16 e 17, houve uma Era de Ouro dos judeus em Tessalônica, que alcançaram um auge de desenvolvimento cultural e econômico. A fama dos rabinos de lá se espalhou por todo o mundo sefardita. Em 1908, os judeus da cidade eram nada menos do que 80 mil, a maioria da população.
A igreja dos tessalonicenses surgiu como fruto do trabalho missionário do apóstolo Paulo em companhia de Silas e Timóteo por ocasião de sua segunda viagem missionária (At 15.36-18.23).
Paulo escreveu 1 Tessalonicenses para os membros da Igreja em Tessalônica. Tessalônica era a cidade mais populosa e próspera na Grécia antiga, no reino da Macedônia, por dois fatores importantes: a cidade foi construída no melhor porto natural no Mar Egeu e estava localizada no principal caminho que ligava Roma à Ásia.
Religião: Do ponto de vista religioso Tessalônica era uma típica cidade da época: divindades romanas, divindades locais, cultos mistéricos do Egito e da Ásia Menor. Portanto havia politeísmo e sincretismo. Os judeus estavam presentes, tinham sua sinagoga (1Ts 2,14-16; At 17,2) e foram ativos contra a pregação de S.
Timóteo acompanhou Paulo na evangelização da Galácia, da Macedônia, da Acaia. Paulo o enviou de Atenas a Tessalônica para animar a comunidade perseguida e verificar em que situação se encontrava. As boas notícias trazidas por Timóteo foram a ocasião para Paulo escrever sua primeira carta aos tessalonicenses.
Qual o contexto? Paulo escreveu sua primeira carta à igreja de Tessalônica da cidade de Corinto, por volta do ano 51 d.C., apenas alguns meses depois de ter pregado em Tessalônica durante a sua segunda viagem missionária.
Mas voltemos a falar da história. A começar pelo nome da cidade, que foi uma homenagem a uma princesa: Thessalonike da Macedônia. Mas não uma princesa qualquer. Seu pai era o rei Filipe II da Macedônia e seu meio-irmão ninguém mais, ninguém menos, que Alexandre, o Grande.
Resumo. Em 380 o imperador Teodósio promulga o edito de Tessalônica no qual reconhece o cristianismo como religião oficial do Império. A esse edito seguem-se outros, sempre reforçando o primeiro, condenando o paganismo e as heresias e punindo até com a perda dos direitos civis aos que não professassem o cristianismo.
A Primeira Epístola aos Tessalonicenses, geralmente referida apenas como I Tessalonicenses, é o décimo-terceiro livro do Novo Testamento da Bíblia. Trecho da 1ª Epístola aos Tessalonicenses no Papiro 30.
Salonica, também conhecida como Tessalónica ou Tessalônica (em grego: Θεσσαλονίκη; romaniz.: Thessaloníki; "vitória sobre os tessálios") é a segunda maior cidade da Grécia e a principal cidade da região grega da Macedônia.
O chamado Massacre de Tessalónica ou Tessalônica foi um episódio de perseguição e violência contra os não-cristãos do Império Romano ocorrido no ano de 388, e que resultou na morte de 300, 500 ou 7000 pessoas, conforme as diversas versões do acontecimento.
A Chegada de Paulo a Tessalônica Paulo, Silas e Timóteo chegaram a Tessalônica durante sua segunda viagem missionária, por volta de 50-51 d.C. Como era seu costume, Paulo começou a pregar nas sinagogas, apresentando o evangelho aos judeus locais.
Jasão de Tarso, também Jasom, é um dos Setenta Discípulos. Ele aparece no Novo Testamento em Atos 17, quando sua casa foi utilizada como refúgio para Paulo, Silas e Timóteo, na Tessalônica.
MODELO DE FÉ ATUANTE – O Rev. Stott declara que “os tessalonicenses eram exemplos de uma fé que envolvia a totalidade da pessoa, levando-a a um novo modo de viver”. Eles testemunhavam acerca de uma fé operosa, que produziu uma mudança radical. Abandonaram aos ídolos e serviam ao Deus vivo e verdadeiro.
Bereia (em grego: Βέροια; romaniz.: Beroia) foi uma antiga cidade localizada na Macedônia situada no lado oriental das Montanhas Vermion (norte do Monte Olimpo) sobre a qual está edificada a atual cidade de Véria, na Grécia.