A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).
Segundo a Bíblia, onde existe água, há alegria, crescimento e fertilidade. Dois terços da terra são compostos de água. Jesus Cristo foi expressivo no seu ministério, quando em diversas passagens operou por meio no mar, nos rios e perto das praias, inclusive caminhou sobre as águas.
Além do valor utilitarista e de sobrevivência da vida humana sobre a terra, a água apresenta um valor simbólico-religioso em todas as culturas, desde as mais antigas até as modernas, significando vida, purificação, inclusive no sentido moral.
A “água” faz aqui um paralelo com “carne”. Fazendo um paralelo de João 3:5 com 1 Coríntios 15:44 entende-se que para transformar o corpo físico animal em corpo espiritual necessário é nascer da água e do Espírito, é necessário semear o corpo por um processo que será visto no item seguinte, na análise de João 4.
A água é a representação do conhecimento e da vida, talvez porque a água é tão essencial ao corpo como o conhecimento ao espírito. Por isso Deus é chamado de Oceano de Conhecimento, alusão à sua sabedoria infinita.
A água simboliza a purificação e é elemento central em diversas atividades religiosas, como no batismo, nas benzeções e nas cerimônias de religiões afro-brasileiras.
A água é símbolo da vida, cuja conservação e crescimento dependem de Deus; através da ação divina e da colaboração humana, torna-se fecunda em boas obras.
Jesus respondeu: «Todo o que beber desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede. (...) “A mulher disse então a Jesus: «dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede»” (Jo 4,10-15).
Assim no relato da criação (Gen. II) a água aparece como origem de tôda a fecundidade (chuva, rios e mananciais). O próprio barro, com que Deus formou o homem, teria sido humedecido (com água saída da terra) e sobre êle insuflou o sopro de vida que o havia de animar como alma vivente 2.
No Cristianismo a água é utilizada no batismo para fazer o renascimento da pessoa, para se purificar dos pecados e ter uma vida nova. No catolicismo: Tem-se a água benta que é considerado como uma espécie de medicação espiritual.
Qual o significado de água no livro de apocalipse?
A água é símbolo de vida quando se trata de firmar a certeza e a expectativa de um novo céu e uma nova terra. Apresenta um novo paraíso de maneira crítica, criativa, fecunda e escatológica para a esperança e a resistência em novos tempos e lugares nos quais se quer construir relações de equidade, paz e abundância.
No cristianismo, o termo Água da Vida é utilizado no contexto de água viva, especificamente nas passagens do Apocalipse (Apocalipse 21:6 e Apocalipse 22:1), assim como no Evangelho de João. Nelas, o termo "Água da Vida" se refere ao Espírito Santo .
A água na teologia bíblica tem dois aspectos que parecem contraditórios: um é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir por Deus e por sua graça. O outro é caos, morte, destruição e ausência de Deus.
Deus criou o firmamento para separar as águas de cima das de baixo (Gênesis. 1:6,7). Suas moléculas circulam pela Natureza, às vezes nas águas de cima, às vezes nas de baixo, nos estados sólido, líquido e gasoso, entre o céu e a terra, num passeio contínuo, chamado de ciclo da água, ou ciclo hidrológico.
O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, pois se torna em sinal sacramental do novo nascimento. Simboliza a força. A unção com o óleo é sinônimo do Espírito Santo. No sacramento da Confirmação, unge-se o confirmado para prepará-lo para ser testemunho de Cristo.
Nas diversas culturas e crenças espirituais, os usos das águas e suas representações são múltiplas; vão desde a simbologia do nascimento, renascimento e purificação das religiões cristãs até metáforas de forças de guerra, de proteção e rituais da morte.
A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).
Os profetas estenderam esse simbolismo à suprema purificação através da qual Deus restabeleceria seu povo: “Eu vos aspergirei com uma água pura e sereis purificados” (Ezequiel 36,25). O perdão pessoal dos pecados também ficava ligado à ação purificadora da água.
“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede” (João 4:14). Meu trabalho me leva a comunidades no mundo inteiro em que as pessoas não têm acesso a água potável.
A água está nos dizendo para olharmos muito mais profundamente os nossos egos. Quando nós olhamos nossos egos através do espelho da água, a mensagem torna-se surpreendente, límpida, inteligível. Nós sabemos que a vida humana está conectada diretamente à qualidade de nossa água, dentro e em torno de nós.
Por outro lado, sem água, não há vida. Ela constituiu de 70% a 75% do nosso corpo, e não sobrevivemos a mais do que três dias sem ela. Nesse sentido, “as numerosas referências bíblicas à água são símbolo e manifestação do poder de Deus.
A água, um dos elementos naturais mais utilizados pelo ser humano, é também de grande importância no Cristianismo. Deus dela se serve, em várias ocasiões e de diferentes maneiras, para manifestar sua presença entre os homens.
E este capítulo de Ezequiel mostra o simbolismo da água que sai do Templo, faz nascer o rio de água viva e produz “todo tipo de árvore frutífera; (…) cada mês darão frutos novos, porque suas águas brotam do santuário” (37,12). No Antigo Testamento a água já era símbolo do Espírito, como o seria no Novo Testamento.
A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana, compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso organismo precisa de 4 litros de água por dia.