Trip – Viagem de surf, geralmente para um lugar com altas ondas. Vaca – Tombo; Queda; Wipe Out. Varrer – Quando uma onda grande, ou série de ondas grandes pega todos desprevenidos no inside. WCT – World Championship Tour, é a 1ª divisão do Circuito Mundial de Surf.
A frase "Quebrar altas ondas" significa, literalmente, atravessar algumas ondas, na praia. Ou seja, o indivíduo que utiliza esta expressão está falando sobre um momento em que ele ou outra pessoa acabou indo na direção contrária de uma onda, seguindo por baixo ou por cima desta mesma onda.
Big Rider é um surfista de ondas grandes, com pelo menos 15 pés de altura (5 metros). Big Rider, em tradução livre, significa Grande Navegador. Casca ou Casca-grossa pode se referir a uma surfista muito boa, muito fera e muito sinistra ou a alguma coisa muito difícil de se fazer.
Vala comum é uma cova normalmente localizada nos cemitérios onde um conjunto de cadáveres que não podem ser colocados em sepultura individual, ou que são de origem desconhecida ou ainda não reclamados são enterrados sem cerimónia alguma.
Bom, se você não sabe o que é prego, você não precisa nem avançar, você é mesmo um PREGO. Na gíria do surf, prego é aquele que não sabe surfar ou que AINDA não sabe surfar.
Vocabulário do surf - ALOHA: Muito usado como cumprimento, é uma saudação havaiana que significa paz, amor, compaixão, respeito. Viver em harmonia com as pessoas e a terra ao seu redor com misericórdia, simpatia, graça e bondade.
Vagas são as ondulações que ainda sofrem com o efeito do vento formador da ondulação e geralmente possuem uma formação mais bagunçada, período curto e menos energia. O swell é uma ondulação que se move desacoplada do vento formador, geralmente com períodos mais altos e mais energia.
Neste caso, o rá remete ao som da caixa, o Tim ao som dos pratos. e o bum se relaciona ao som do bumbo. A origem? A datação da palavra é incerte e por isso, pesquisadores mostram.
1 – Big time é usado como um intensificador, similar a “muito”, “pra valer”, “demais”. Seguem os exemplos de big time nesse sentido. He owes her big time for all the favors she's done for him. Ele deve muito a ela por todos os favores que ela fez por ele.
A expressão “big up” é um termo de gíria que tem suas raízes na cultura jamaicana e no reggae, popularizada globalmente através da música e do intercâmbio cultural. Essencialmente, “big up” é uma forma de expressar respeito, apreciação ou um elogio a alguém.
Haole é um termo havaiano para indivíduos que não são nativos havaianos ou polinésios. No Havaí, pode significar qualquer estrangeiro ou qualquer outra coisa introduzida nas ilhas havaianas de origem estrangeira.
Se um surfista já está na onda e depois outro rema para entrar na mesma onda, ele corta ou “rabeia”. Além de estragar a onda do outro, há grande chance de colisão e ferimentos. Quando alguém já está surfando a onda, deve-se aguardar a entrada ou remar para a espuma, já que o surfista passará pela parede da onda.
O gesto de shaka (em inglês: shaka sign), conhecido no Brasil como hang loose, é um gesto usado tipicamente por surfistas e praieiros para saudações em geral. O gesto é efetuado com uma das mãos com os dedos polegares e mindinhos eretos, e o resto fechado, formando um gesto parecido com a letra Y.
Goofy footer: posição do surfista que usa o pé esquerdo atrás. Lip: a crista da onda. Line up: alinhamento dos surfistas no ponto em que as ondas se formam.
Crowd é uma gíria usada quando há muitos surfistas na mesma área, tentando aproveitar a mesma onda. É um fenômeno que acontece com uma certa frequência em regiões com praias reconhecidas por suas condições de surfe e, se você quer praticar o esporte, uma hora ou outra vai precisar encarar.
A rebentação é a porção do mar onde quebram as ondas. Para surfar uma onda satisfatoriamente é preciso pegá-la antes da rebentação ("outside"), por isso a necessidade de passá-la. Também chamado " varar a rebentação" ou " chegar ao outside".