A palavra Brasil tem sua origem na palavra hebraica Barzêl, que significa "ferro". Uma das qualidades do pau-brasil é a sua resistência e durabilidade, fator ... EKKLESIA EVANGELIZANDO NAÇOES.
O próprio nome é um ponto de partida, tanto da etimologia hebraica do vocábulo quanto de sua evolução histórica e linguística. Brasil seria derivado do vocábulo hebraico barzel (= ferro, remetendo à cor do pau-brasil), sendo o hebraico não vocalizado e as duas palavras possuindo as mesmas consoantes.
Esse nome se originou do “pau de ferro”, uma árvore fortíssima e pesadíssima. “Brasil” em hebraico é escrito assim: ברזיל ; e a palavra “ferro” assim: ברזל (barzel). São idênticas, tendo “Brazil” o acréscimo da pequenina letra (iod).
Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. Sua origem é a palavra celta "barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e depois Brasil.
O nome Brasil é uma forma abreviada de Terra do Brasil, uma referência à árvore pau-brasil. O nome foi dado no início do século XVI aos territórios arrendados ao consórcio comercial liderado por Fernão de Loronha, para explorar o pau-brasil na produção de corantes de madeira para a indústria têxtil europeia.
Programa Manhã de luz com Pe. Alex Nogueira – 20/10/2024
Que significa a palavra Brasil?
Como todos sabem, a origem da palavra Brasil está relacionada com o nome da madeira de tintura usada na Idade Média para tingir de vermelho os tecidos. Ocorre que há, também, outra raiz que con- correu poderosamente para a definitiva consagração do nome Brasil para a nossa terra.
Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...
Um judeu chamado Barzilai, vendo a madeira brasileira que produzia tinta vermelha e era forte para construção naval, exportou o "pau de ferro" para a Europa e ficou conhecido inicialmente como madeira judaica e depois como pau do Barzilai. De pau barzilai passou para pau brasil.
Por que Brasil? O Brasil recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era extraída das matas na costa brasileira a madeira chamada pau-brasil. Ela era usada para tingir tecidos e a cor que produzia era a cor da brasa.
Hoje (22/04), comemoramos o descobrimento do Brasil. Há 522 anos, Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, em 1500, tornando a região colônia do Reino de Portugal.
Barzilai, em hebraico Barzillay (ברזלי), provavelmente significa "homem de ferro". Em algumas versões da Bíblia, o nome é traduzido para Berzilai ou Berzelai. Três pessoas são mencionadas na Bíblia com este nome: 1.
Não é isso, o nome Brasil vem do hebraico, Brasileiro em hebraico traduzido é "Barzilai". O "Pau Brasil" que conhecemos antigamente era chamado de "Pau de Ferro" e quem quem cortava essas arvores eram os primeiros judeus que vinheram para o Brasil.
Quem foi Barzilai? Barzilai na Bíblia era um grande amigo de Davi. Quando Davi fugia do seu filho Absalão que queria seu trono e por isso queria matar Davi. O nome Absalão significa “pai é de paz”.
Esse primeiro nome foi dado por Pedro Álvares Cabral quando chegou à terra recém-encontrada, porém, a discussão em torno da escolha de um nome para essa região da América estava apenas começando. Foi na expedição de Gonçalo Coelho – a mando do rei D.
A madeira do pau-brasil, de coloração avermelhada, parecia ter cor de brasa – e a palavra “brasa” teria então originado o nome Brasil. É uma explicação simples e aparentemente tão óbvia que é rapidamente aceita.
Por causa disso, muitas das terras descobertas naquela época eram batizadas de Vera Cruz ou Santa Cruz, alusão às réplicas abençoadas, mas não verdadeiras, da cruz que as embarcações menores levavam. Com a visita de naus menores, em 1504, a ilha de Vera Cruz passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz.
Há uma interpretação tradicional que vincula este nome à árvore pau-brasil, largamente explorada no início da Colonização por conta da pigmentação avermelhada de sua madeira, que era usada para tingir tecidos. Aqueles que trabalhavam com a extração de pau-brasil foram chamados, desse modo, de brasileiros.
Barzilai, de Gileade, havia descido de Rogelim para acompanhar o rei na travessia do Jordão. Era bastante idoso — tinha 80 anos — e era muito rico. Foi ele quem providenciou alimento para o rei durante sua estada em Maanaim. O rei disse a Barzilai: “Venha comigo para Jerusalém, e eu cuidarei de você”.
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
Embora o título oficial de primeira cidade do Brasil pertença a São Vicente, os historiadores são unânimes em reverter os louros à exuberante Cananéia. Conta a história que, em 1531, o português Martim Afonso de Souza veio ao Brasil para fixar uma colônia projetada.
Os dois primeiros nomes refletiam o sentido da propagação da fé e, o terceiro, o sentido mercantil da expansão marítima portuguesa. O brasil, madeira útil para tingir tecidos, era o único produto encontrado no litoral com possibilidade de comercialização em larga escala.