Dá-se é a forma pronominal da 3. ª pessoa do singular do verbo dar-se, que significa «sentir-se; estar de acordo; realizar-se; acontecer; ocorrer; render-se; entregar-se; dedicar-se; procurar passar por; prestar-se», in Dicionário Aurélio – Século XXI.
COMECEI TÂO FELIZ , MAIS DEU MUITO RUIM MEUS EXAMES | GALEGA BARREIROS
Quando se usa o DAR?
Dá ou dar: funções, diferenças e usos de cada termo
Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.
Agir de determinada forma ou ter determinado comportamento ou iniciativa (ex.: o jornalista não se deu ao trabalho de confirmar a informação; dar-se à maçada; dar-se ao desfrute).
Assim, em vez de dizer “Me deu um beijo e saiu”, prefira dizer: Ela me deu um beijo e saiu. Aí sim, você contínua fazendo uso da próclise e agindo corretamente mediante a posição de usuário do sistema linguístico.
A forma foi-sepode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .
Quando o verbo está abrindo um período, os pronomes átonos não podem ser colocados antes do verbo. Com isso, a próclise é proibida, será feito uso da mesóclise ou da ênclise.
Dar é o verbo no infinitivo, enquanto dá é a 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo. De resto, o que posso fazer para mostrar a diferença de utilização é dar-lhe exemplos de frases em que estejam inseridas uma ou outra forma. O João dá dinheiro aos filhos.
Na prática, basta trocar o verbo "dar" por outro verbo. Se na substituição encaixar-se "r", então temos de empregar "dar"; caso não se encaixe, então é hora de usar "dá".