Em 2017, a cantora Selena Gomez passou por um transplante de rim, como parte do tratamento contra o lúpus, uma doença autoimune. Na época, ela compartilhou em suas redes sociais uma foto em que aparece deitada na maca do hospital ao lado de sua amiga Francia Raisa, responsável por doar o órgão.
A artista de 32 anos expressou seus incômodos sobre os boatos em torno de procedimentos estéticos, mas assumiu ter feito um único procedimento em seu rosto. O pronunciamento público de Gomez sobre seus incômodos com os comentários em torno de seu rosto foi feito no TikTok.
A artista revelou ter lúpus em 2010, mas em um estágio sem sintomas. "Lúpus é genético na minha família. Minha mãe me disse que meus amigos estavam preocupados comigo porque eu fiz o exame para lúpus. Eu fui diagnosticada como tendo a doença, mas eu não tenho nenhum sinal, nem sintoma.
A cantora e atriz tem falado abertamente sobre seus problemas de saúde, que além do lúpus incluem ser diagnosticada como bipolar. O lúpus é uma condição inflamatória crônica que faz com que o corpo ataque suas próprias células e tecidos saudáveis. Gomez revelou que tinha lúpus em 2015.
❤️VIRGÍNIA FONSECA FLORZINHA E MARIA ALICE DÃO SUSTO NA VÓ POLI COM SAPATO❤️
O que leva a pessoa a ter lúpus?
A teoria mais aceita é que fatores externos estejam envolvidos na ocorrência dessa condição, principalmente quando há predisposição genética e o uso de alguns medicamentos. A maioria das doenças autoimunes são crônicas, ou seja, não são transmissíveis, no entanto muitas delas podem ser controladas com tratamento.
O Lúpus é uma doença crônica autoimune. Por uma razão desconhecida, o organismo passa a não reconhecer suas próprias células e produz anticorpos contra elas (autoanticorpos), causando diversas anormalidades clínicas e laboratoriais.
“Lúpus é genético na minha família”, afirmou Lady Gaga, uma das celebridades com a doença, que também acomete Selena Gomez, Astrid Fontenelle, Kim Kardashian, Toni Braxton e Seal. “Eu fui diagnosticada como tendo a doença, mas eu não tenho nenhum sinal, nem sintoma.
Além de sofrer com fibromialgia -- uma síndrome clínica que se manifesta com dor nas musculações -- Lady Gaga também enfrenta o lúpus. Até o momento, contudo, ela não apresentou nenhum sintoma da doença.
Diante das especulações, Gomez esclareceu em seu comentário que as mudanças em seu rosto se devem ao uso de esteroides para controlar sua doença. A TikToker, por sua vez, se desculpou publicamente com Gomez, afirmando que não tinha a intenção de incomodá-la e que respeita sua privacidade.
O rosto redondo possui menor extensão da testa e do queixo. Como exemplo para esse formato, podemos citar Chrissy Teigen, Selena Gomez e Isis Valverde.
A história de que The Weeknd poderia ter doado um rim para Selena Gomez - uma vez que o transplante ocorreu enquanto eles ainda estavam juntos - foi confirmada por uma fonte próxima ao cantor.
Selena Gomez está feliz com o produtor musical Benny Blanco. Juntos oficialmente desde dezembro do ano passado, os dois não ligam a mínima para os comentários negativos sobre o casal. A cantora defendeu o namorado das críticas até mesmo dos fãs. "Sei que as pessoas podem fazer com as pessoas que amo.
Cantora falou sobre experiência com depressão e ansiedade. Selena Gomez abriu seu coração sobre ter sido internada em uma clínica psiquiátrica no final de 2018.
A principal causa de morte associada ao lúpus, doença autoimune que causa dores e pode afetar órgãos vitais, foi infecção, seguida de complicações cardiovasculares e renais, de acordo com um novo estudo que analisou o panorama da doença na população brasileira entre os anos de 2000 e 2019.
Apesar de não ter cura, o lúpus tem tratamento continuado, que possibilita ao paciente levar uma vida normal. “Nos últimos anos houve muita evolução. Existem medicamentos mais eficientes no controle do desequilíbrio do sistema imunológico e muitas pesquisas em busca de remédios mais específicos”.
A forma mais comum do lúpus é o chamado Lúpus Eritematoso que pode ser Sistêmico —caso de Selena Gomez— ou Cutâneo. O primeiro é assim denominado porque tem como característica o eritema —vermelhidão da pele— e pode acometer qualquer parte do corpo —daí a designação sistêmico.
Embora não exista um exame que seja exclusivo do LES (100% específico), a presença do exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), principalmente com títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos de LES, permite o diagnóstico com muita certeza.
Sintomas: – lesões de pele: as lesões mais características são lesões avermelhadas em maçãs do rosto e dorso do nariz; – dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos; – inflamação de pleura ou pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e coração);
– a pessoa com lúpus deve engravidar com a doença em remissão, ou seja, inativa por pelo menos seis meses; – antes da gravidez, o uso de algumas medicações, como os imunossupressores, deve ser interrompido, para a segurança da saúde do bebê.
Os alimentos com alto conteúdo de gorduras de origem animal, gorduras trans, sal e açúcar aumentam o risco de problemas cardiovasculares, obesidade e diabetes.