Elyon ou El Elyon (Hebraico: אֵל עֶלְיוֹן ʼĒl ʻElyōn), é um epíteto que aparece na Bíblia Hebraica. ʾĒl ʿElyōn é geralmente traduzido em inglês como “Deus Altíssimo”, e de forma semelhante na Septuaginta como ὁ Θεός ὁ ὕψιστος (“Deus o mais alto”).
El (em hebraico: אל; romaniz.: Ēl) é o deus criador cananita, também cultuado pelas tribos hebraicas que se assentaram no norte da Palestina. Seu nome por vezes é utilizado como sinônimo de Yahweh, Jeová ou Javé.
A partícula Elyon é usada tanto como um adjetivo como também o nome próprio de Deus, dependendo do contexto. Como adjetivo, Elyon significa “alto”, “elevado”, “exaltado”, como vemos em Neemias 3.25, qualificando a casa do rei como “superior” ou Genesis 40.17, qualificando o cesto “mais alto” do padeiro-chefe.
ʼĒl ʻElyōn. O nome composto ʼĒl ʻElyōn 'Deus Altíssimo' ocorre em Gênesis 14:18–20 como o Deus cujo sacerdote era Melquisedeque, rei de Salém. A forma aparece novamente quase imediatamente no versículo 22, usado por Abraão em um juramento ao rei de Sodoma.
Salvador. “Porque também para isso trabalhamos e somos injuriados, porquanto esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis” (1 Timóteo 4:10).
A forma YHWH é considerada um resumo dessa frase e é geralmente traduzida como “Ele é” ou “Ele é Aquele que é”. A substituição do nome de Deus pela palavra SENHOR (do hebraico ADONAI) contradiz a principal regra de exegese que requer um cuidadoso estudo sobre o significado original da palavra que se pretende traduzir.
YHWH (transliteração do hebraico יהוה) é o tetragrama (do grego: τετραγράμματον, tetragrammaton; "conjunto de quatro letras") que na Bíblia hebraica indica o nome próprio de Deus. O tetragrama em hebreu.
Qual é o verdadeiro nome de Deus segundo a Bíblia?
No Antigo Testamento encontramos outros três nomes para Deus: Elohim (Deus), Adonai (Senhor) e Javé (Ele é). Os dois primeiros são genéricos, mas o terceiro ficou sendo o nome próprio do Deus dos hebreus.
El Shaddai, também escrito El Shadday (hebraico: אל שדי, / el ʃaˈdːaj /), é um dos nomes de Deus no judaísmo. É tradicionalmente traduzido como "Deus Todo-Poderoso".
Espírito de Santidade (em hebraico: רוח הקודש; romaniz.: Ruaḥ HaQodesh) um calque de רוח (Ruaḥ, cujas traduções variam em: "sopro; vento; respiração; espírito") + קודש (Qodesh, "santidade") e reverenciado anteriormente, a restrição rabínica de uso de Nomes Santos, como: em hebraico: רוח יהוה - Ruah YHWH e também em ...
Ele é o Ser Supremo do universo. Elohim é um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica. Significa literalmente "Supremo" ou "poderoso"." É um nome que enfatiza o imenso poder de Deus.
EL ROI: "Deus que vê". Génesis 16:13 É o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara, Génesis 16:1-14.
A Casa Elohim é um Serviço de Acolhimento institucional para Crianças e Adolescentes (CASA LAR) que oferece acolhida excepcional e provisória para até 10 crianças e adolescentes em situação de medida de proteção, em situação de risco pessoal, social e de abandono cujos pais ou responsáveis encontram-se temporariamente ...
Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.