A mensagem principal do capítulo 3 de Colossenses é a transformação e santificação dos crentes através da centralidade de Cristo em suas vidas. Os crentes são chamados a abandonar as práticas pecaminosas do passado e a adotar atitudes e comportamentos que reflitam a vida de Cristo.
A velha vida de vocês está morta. A nova vida é a vida real — ainda que invisível aos espectadores — com Cristo em Deus. Ele é a vida de vocês. Quando Cristo, a verdadeira vida, aparecer de novo na terra, o ser verdadeiro e glorioso de vocês vai se manifestar também.
Na epístola de Colossenses, Paulo reagiu aos falsos ensinamentos em Colossos dando ênfase à divindade, à missão de salvação e à supremacia de Jesus Cristo (ver Colossenses 1:15–23). Ele ensinou que Cristo é a própria imagem de Deus, o Pai, o Criador, o Cabeça da Igreja, o primeiro a ser ressuscitado e o Redentor.
Em 60-61 d.C., durante a sua primeira prisão em Roma, Paulo escreveu esta carta à igreja colossense depois de ter recebido um relatório de que eles estavam lutando contra a heresia cristológica.
Colossenses 3 Estudo: O SEGREDO PARA A MENTALIDADE SADIA (Bíblia Explicada)
O que quer dizer o capítulo 3 de Colossenses?
A mensagem principal do capítulo 3 de Colossenses é a transformação e santificação dos crentes através da centralidade de Cristo em suas vidas. Os crentes são chamados a abandonar as práticas pecaminosas do passado e a adotar atitudes e comportamentos que reflitam a vida de Cristo.
Devemos cuidar para que a intenção do nosso coração seja agradar acima de tudo a Deus, pois se não for assim cometemos pecado. Há ainda o fato de que muitas vezes na intenção de agradar as pessoas, esperamos o reconhecimento e a recompensa e nos decepcionamos.
A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses.
Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra'. E o que são essas 'coisas do alto'? São aqueles valores que Jesus trouxe à terra e por meio dos quais se distinguem os seus seguidores. São o amor, a concórdia, a paz, o perdão, a integridade, a pureza, a honestidade, a justiça etc.
Esta expressão maravilhosamente rica do apóstolo Paulo indica que Cristo é a fonte de nossa vida. “Ele vos deu vida” (Efésios 2.1). Aquela mesma voz que trouxe Lázaro para fora do sepulcro nos ressuscitou, para andarmos em “novidade de vida” (Romanos 6.4).
"E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente.
As coisas a serem despojadas pelo velho homem são os tristes trapos descritos nos vv. 8 e 9: ira, indignação, maldade... Devemos ter vergonha de nos apresentar assim.
Que heresia Paulo encontrou entre os crentes de Colossos?
“Na epístola de Paulo aos Colossenses, encontramos as primeiras evidências do gnosticismo na Igreja Cristã primitiva. O gnosticismo era uma falsa filosofia, que tinha como foco a crença de que o espírito era perfeito e santo, mas que a matéria, e tudo o que fora criado a partir dela, era inteiramente má.
O estudo de Colossenses nos conduzirá a uma reflexão sobre a supremacia de Cristo, alinhando a nossa fé ao estilo de vida que estamos levando, bem como considerar alguns riscos que nos cercam e como nos prepararmos para lidar com os mesmos firmados na Palavra de Deus. carta, em sua palavras iniciais.
Cl 1.15-17 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Da prisão, Paulo ouvira dizer que os cristãos colossenses, que antes haviam sido fortes na fé, agora estavam vulneráveis às mentiras sobre a fé (2.4, 8, 16, 18, 21-23). Ele escreveu para refutar cada um dos erros teológicos que os colossenses foram tentados a abraçar.
Epístola aos Colossenses, Carta de Paulo aos Colossenses, ou abreviadamente Colossenses são alguns dos nomes pelos quais é conhecida a epístola atribuída ao apóstolo Paulo, redigida aos cristãos da Igreja situada em Colossas, uma cidade frígia da Ásia Menor, aproximadamente no ano 60 d.
A essência dos ensinamentos dele é de que somente Jesus Cristo poderia salvar e somente por meio dele os pecados são perdoados. Paulo incentiva os colossenses a continuarem fieis, construindo sua fé em alicerce seguro, com vigilância, não crendo em ensinamentos de qualquer pessoa.
1Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, dediquem‑se às coisas que são do alto, onde Cristo está, assentado à direita de Deus. 2Pensem nas coisas do alto, não nas coisas da terra. 3Pois vocês morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus.
Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, porque preferiu ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar o prazer transitório do pecado.
O que está escrito em Colossenses capítulo 3 versículo 14?
14 E sobre tudo isso, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição. 15 E a paz de Deus domine em vosso coração, para a qual também fostes chamados em um corpo, e sede agradecidos.