Já na tradição cristã o galo é o símbolo de Cristo, como a águia e o cordeiro, acentuando com particular relevo o seu simbolismo solar, a luz e a ressurreição. Como Cristo o galo anuncia a luz que sucede à noite.
Na visão cristã ocidental, O Galo é muito ligado à tradições natalinas, lembra ao clero para manter a vigilância e rememora o arrependimento de São Pedro ao negar O Cristo.
De maneira geral, na espiritualidade, o galo é visto como um símbolo de despertar, coragem e liderança. Ele nos lembra da importância de enfrentar desafios e seguir em frente com determinação.
Uma das teorias que se objetiva explicar a origem do termo diz que, durante o nascimento de Jesus, um galo cantou e isso foi interpretado como um sinal, revelando a anunciação de Jesus Cristo.
Se para Marcos, Jesus anuncia que Pedro o negará três vezes antes do galo cantar duas vezes, para Mateus (26, 34), como ficou referido, Jesus anuncia que Pedro o negará três vezes e depois o galo cantará.
1ª – O galo acorda cedo para cumprir a sua tarefa, mesmo que o clima não esteja favorável, nada o impede! 2ª – O galo não se recusa a cantar em circunstância alguma, ele sempre está pronto. 3ª – O galo continua a cantar mesmo que ninguém agradeça, lhe aplauda ou elogie.
Eles cantam não para nos acordar, mas para demarcar território e indicar que quem manda naquele espaço é ele”, salienta. Ou seja, como os galos são animais territorialistas, o canto antes do amanhecer serve para que ele demarque seu território.
À meia-noite cantarás, às duas amiudarás, e ao vir do dia cantarás ainda, dando sempre sinal de que estás alerta. Se dormires, se não cantares, tu e tua família correrão risco.
Existia um tratado de lei judaica chamado mishnar, e lá estava escrito que era proibido a criação de. galo em Jerusalém. E da lei dizia, eles não podem criar galos em Jerusalém. por causa das coisas santas, nem os sacerdotes podem.
Galo é uma das maneiras que eram usadas pelo mercado para se referir aos lotes. Em vez de falar uma quantidade enorme de contratos, solta um galo é o mesmo que pedir 50 contratos. Da mesma forma, duque se referia a 200 contratos; terno a 300; quadra a 400; e quina 500 contratos.
Onde está escrito na Bíblia antes que o galo cante?
34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. 35 Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
Então um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi falar com os chefes dos sacerdotes. Ele disse: — Quanto vocês me pagam para eu lhes entregar Jesus? E eles lhe pagaram trinta moedas de prata. E daí em diante Judas ficou procurando uma oportunidade para entregar Jesus.
O que significa o galo cantar 3 vezes fora de hora?
A expressão "o galo cantar fora de hora" é uma metáfora que representa uma quebra de padrões ou uma disrupção na rotina. Ela pode ser usada para descrever situações em que algo acontece de forma inesperada, surpreendendo as pessoas envolvidas.
A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias, filho de Deus vivo, Jesus Cristo.
É por isso que essa data é cristianizada e está determinado que o nascimento de Jesus foi em 25 de dezembro", explica Piñero. Nesse mês também os romanos celebravam a Saturnália, festa dedicada ao deus Saturno "em que se penduravam guirlandas, se distribuíam presentes e até havia árvores como a nossa no Natal.
De acordo com o estudo realizado, o canto do galo antes do amanhecer serve para que ele mostre às outras aves quem é que está dominando aquele território, marcando suas impressões.
O site complementa: "Quando o galo cantar pela terceira vez renegarás tua mãe é uma frase de Clarice Lispector, presente no conto "Feliz Aniversário", sobre a convenção social que ata laços familiares puídos de afeto. Sua inspiração é a Bíblia; mais especificamente, a história em que Pedro trai Jesus.
No Brasil, em Espanha e em Portugal, acredita-se que o canto do galo fora de horas (antes ou à meia-noite) é mau augúrio: alguém da casa, ou vizinho, vai morrer.