A expressão, em hebraico, gmar chatimá tová, significa rogo de vontade como: “que sejamos inscritos no livro da vida com uma boa assinatura”, desejo não apenas judaico, mas universal. O Yom Kipur é o dia do perdão.
Qual a saudação dos judeus para desejar um bom ano?
“Shanah tovah u'metuka”.
Um ano bom e doce. É com esse desejo traduzido em forma de saudação que judeus do mundo inteiro deverão começar o Rosh Hashaná, o Ano-Novo judaico, que acontecerá do pôr do sol do dia 15 até o do dia 17 de setembro de 2023.
É costume desejar "Shana Tova”, que significa “Ano Bom”, ir à sinagoga e ouvir o toque do Shofar e comer maçã com mel. Faz parte da tradição presentear amigos e familiares com coisas doces - uma forma de desejar que o ano que chega seja doce.
“Shana” significa “ano” e “Tova” significa “bom” ou “doce”, então a frase se traduz como “Bom (ou Doce) Ano”. De nós para você desejamos um doce Ano Novo! 🍯🐝🍎
Cumprimentos. É comum cumprimentar uns aos outros em Purim em hebraico com "Chag Purim Sameach", em iídiche com "Freilichin Purim" ou em ladino com "Purim Allegre" . A saudação hebraica traduz-se livremente como "Feliz feriado de Purim" e o iídiche e o ladino traduzem-se como "Feliz Purim".
Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".
Rosh Hashaná tem seus próprios alimentos simbólicos: chalá redonda, maçãs e mel. Simbolizando Deus, os ciclos do ano e o sustento que está por vir, um pão chalá arredondado, muitas vezes cravejado de passas, geralmente é mergulhado em mel e comido em uma refeição comemorativa.
O Yom Kipur, ou Dia da Expiação, é o dia mais importante do judaísmo e marca o fim de um período de 10 dias conhecido como Dias de Temor. O shofar, feito geralmente de chifre de carneiro, é tocado no final da última oração do dia, marcando o fim do Yom Kipur.
Yom Tov ou festival é um dia, ou vários dias observados pelos Judeus como uma comemoração sagrada ou secular de um importante evento da História Judaica. Em Hebraico, os feriados e os festivais judaicos, dependendo da sua natureza, são chamados de yom tov ("dia bom"), chag ("festival") ou taanit ("jejum").
O que é o shabat? O shabat ou shabbat é o dia sagrado dos judeus. É o sétimo dia da semana na religião judaica e é dedicado inteiramente ao descanso. O shabat começa com o pôr-do-sol na sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias.
Shalom Adonai é uma expressão do hebraico que significa "a paz do Senhor". É composta por duas palavras "Shalom" que significa "paz" e "Adonai" que significa "meu Senhor". Shalom Adonai, que significa a paz do Senhor, quando dita como um cumprimento, deve ser respondida ao contrário, ou seja, Adonai Shalom.
É simplesmente a palavra “shalom” repetida duas vezes. A gramática hebraica não tem adjetivos comparativos e superlativos como bom, melhor, maior. Para mostrar graus, apenas repete uma palavra. Portanto, não é apenas paz, mas a melhor paz, uma tremenda paz, uma super paz, uma hiper paz!
No dia 13 de Adar e no dia seguinte, judeus em todo o reino mataram milhares de seus agressores. O rei mandou enforcar Hamã e seus filhos na própria forca que haviam preparado para os judeus.
As franjas do talit, denominadas tsitsit, funcionam como lembrete de todas as mitsvot da Torá. Ao colocar o talit, deve-se ter em mente que D'us nos ordenou que nos envolvêssemos nele a fim de que possamos nos lembrar de cumprir todos Seus mandamentos.