O que significa não-diretiva?
O ensino não-diretivo, não é aquêle que se preocupa com a trans- missão da coisa feita, a qual nem sempre é bem aceita. É o que se coloca como um processo que facilita ao grupo e ao indivíduo, a experiência interior. Não imprime direção.O que é não diretivo?
A denominacão não-diretiva se liga ao carater puramente negativo do termo que reflete maios aspectos positivos dos pressupostos rogerianos. Partindo da concepção negativa do termo, o conceito parece tornar-se flutuante e Incerto.O que é uma atitude não-diretiva?
Resultado de uma postura frente ao ser humano, a atitude não-diretiva vai ao encontro da crença de que cada pessoa é única e, conseqüentemente, é também única na capacidade de desvendar verdadeiramente seu universo.O que é escola não-diretiva?
A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. O Professor é auxiliar das experiências.Tendência Pedagógica Renovada Não diretiva Carl Rogers - Vídeo 4 de 8
Qual o papel do professor na educação não-diretiva?
O professor é um especialista em relações humanas. O relacionamento professor-aluno deve ser autêntico e pessoal. O professor tem que ser confiável, receptivo e intervir o mínimo possível na aprendizagem do aluno, já que sua intervenção ameaça e inibe o aluno.O que é educação diretiva?
PEDAGOGIA DIRETIVAO professor que possui essa concepção entende o aluno como uma tábua rasa, como um sujeito que não sabe nada. Para esse professor, o conhecimento está no objeto, no mundo. O aluno só aprenderá o que o professor ensinar. O professor acredita na transmissão do conhecimento.
Qual a diferença da entrevista diretiva para não diretiva?
A entrevista não-diretiva é caracterizada por ser menos estruturada e dar maior liberdade ao entrevistador e ao entrevistado. Ela é especialmente útil para obter informações mais detalhadas e espontâneas do candidato.Quem foi o inspirador da pedagogia não diretiva?
Entre nós, o inspirador da pedagogia não-diretiva é C. Rogers, na verdade mais psicólogo clínico que educador. Suas ideias influenciam um número expressivo de educadores e professores, principalmente orientadores educacionais e psicólogos escolares que se dedicam ao aconselhamento.O que é aconselhamento não diretivo?
As técnicas têm como finalidade levar o aconselhando a compreender, aceitar e por em prática os objetivos traçados previamente; por outro lado, o termo aconselhamento não-diretivo é reservado à finalidade de focalizar mais o indivíduo e seus processos internos, seus aspectos emocionais do que um problema em si.Porque Rogers considera a sua abordagem como não diretiva?
A Pedagogia não diretiva proposta por Carl Rogers, por visar justamente o não controle no sentido do sujeito colocar um poder pessoal sobre o conhecimento, ou seja, ser detentor do saber, muitas vezes é acusada, no meio acadêmico, como um caminho simplista, superficial de acesso, enquanto método de ensino.O que é comportamento diretivo?
O comportamento diretivo envolve dar instruções específicas e monitorar de perto o desempenho. Por isso, costuma ser mais eficaz em situações onde os liderados têm pouca experiência ou confiança.O que é uma terapia não diretiva?
Alguns de seus métodos dividiram opiniões, como é o caso do método não-diretivo. Este método consiste em permitir que o paciente “direcione” as consultas psicoterapêuticas conforme as suas próprias reflexões e conclusões. O profissional não o orienta a seguir um determinado caminho.O que é a não diretividade?
Como proposta de metodologia, a não-diretividade é característica. É um método não estruturante de processo de aprendizagem, pelo qual o professor não interfere diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno.Para que serve uma diretiva?
Diretiva é uma construção de algumas linguagens de programação que especifica como o compilador ou montador deve processar o código fonte. Em alguns contextos, as diretivas são conhecidas como pragmas.O que é tendência pedagógica não diretiva?
Tendência liberal renovada não-diretiva[editar]Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis.
Qual o papel do professor na pedagogia não diretiva?
O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.Qual a diferença entre Escola Nova diretiva e não diretiva?
Escola Nova Diretiva e Não DiretivaTambém existe a valorização da socialização, dos aspectos afetivos e do foco em questões autoavaliativas. Já no formato não diretivo, os professores são centrados nas relações humanas, ou seja, eles conduzem os estudantes no processo de aprendizagem com menor interferência.