O que se discute na ação possessória?

- As ações possessórias têm como objetivo discutir, tão somente, o direito de posse, sendo irrelevante, portanto, as alegações de direito de propriedade, conforme previsto no § 2º do artigo 1210 do Código Civil , devendo este último ser discutido na via adequada - "De acordo com a jurisprudência desta Corte, em Ação ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que se discute em ação de reintegração de posse?

Vale lembrar que, nesta ação, o objetivo não é discutir a propriedade do bem, mas sim a sua posse. Dessa forma, a pessoa que requer a reintegração de posse na Justiça não precisa ser, necessariamente, o dono da propriedade. Sendo assim, é preciso confirmar ser o possuidor deste bem, ou seja, da coisa esbulhada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com

O que pode ser pedido em uma ação possessória?

As ações possessórias em sentido estrito correspondem às ofensas referidas no art. 1.210, do Código Civil, o qual confere ao possuidor o direito de pleitear a tutela à posse, em face de três diferentes graus de ofensa à posse: esbulho, turbação e justo receio de moléstia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Qual o procedimento da ação possessória?

As ações possessórias de posse nova começam com o rito especial, mas, depois da concessão da liminar, passam a ter o procedimento comum. Não havendo necessidade de fase instrutória, o juiz passará direto para a fase da sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em provadaordem.com.br

Quando se pode discutir a propriedade em uma ação possessória?

Em ação possessória, discute-se apenas a situação jurídica de posse relativa às partes em litígio, sendo, por isso, vedada qualquer discussão que remeta à propriedade, o que é possível apenas quando ambos os litigantes discutem a posse com base na propriedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Aprenda o Passo a Passo Da Ação de Reintegração de Posse na Prática

Quais são as 3 ações possessórias?

As ações possessórias específicas são três, em capítulo especial do CPC, nos artigos 920 a 933. São elas a ação de reintegração de posse, a ação de manutenção de posse e a ação de interdito proibitório.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

Quais são os requisitos legais para a propositura de uma ação possessória?

O principal requisito é que o autor da ação esteja na posse do bem quando da ameaça, ou seja, a legitimidade ativa é daquele que sofreu a lesão possessória. Já a legitimidade passiva é daquele que provocou a lesão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que é necessário comprovar para propor as ações possessórias?

(Reintegração/Manutenção de Posse)

Outros documentos necessários: - Documentos que comprovem a posse do imóvel (escrituras de compra e venda, promessa de cessão, contrato, carnê de IPTU, recibos de pagamento da prestação do imóvel, contas de luz, contas de telefone, etc.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoria.rj.def.br

Qual o valor da causa na ação possessória?

Cuidando-se de ação possessória, o valor da causa deve corresponder ao benefício patrimonial pretendido, na hipótese, o valor atual do bem imóvel objeto da lide.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a competência para o processamento de uma ação possessória?

A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do direito de greve pelos trabalhadores da iniciativa privada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quais são as formas de defesa da posse?

A lei confere ao possuidor diversos meios judiciais de defesa da posse, a saber: a) ação de prevenção (artigo 1276.º do Código Civil); b) ação de manutenção da posse (artigo 1278.º do Código Civil); c) ação de restituição da posse (artigo 1278.º do Código Civil); d) procedimento cautelar de restituição provisória da ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diariodarepublica.pt

Quando cabe pedido de liminar na ação possessória?

a) Liminar possessória:

Cabível no pedido de reintegração e manutenção de posse, geralmente na petição inicial, já que se trata de pedido onde o autor já sofreu o atentado ao seu direito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando podem ser ajuizadas as ações possessórias?

Esta espécie de ação possessória é aquela adequada para a proteção da posse quando está é molestada injustamente, esbulhada através de violência, clandestinidade ou precariedade. Está prevista no artigo 560 do Código de Processo Civil e visa o restabelecimento da posse pelo seu possuidor fazendo cessar o esbulho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais provas produzir em ação de reintegração de posse?

Requisitos para ação de reintegração de posse

Ao possuidor que perder a posse de um bem de forma injusta, cabe provar a legitimidade da posse, o esbulho praticado, a data e a perda da posse, entretanto, também é preciso provar se a posse é nova ou velha, nos termos do Código de Processo Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em borguezanadvocacia.com.br

Quais são os requisitos da tutela possessória?

A tutela provisória nas ações possessórias
  • Sua posse;
  • A turbação ou esbulho praticado pelo réu;
  • A data do ato de agressão à posse;
  • Continuação da posse turbada ou perda da posse esbulhada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como funciona uma audiência de reintegração de posse?

A audiência de conciliação é uma etapa crucial, onde se busca uma solução amigável entre as partes. Caso não haja acordo, o processo segue para julgamento. Ao final, se o juiz entender que o autor tem direito à posse do imóvel, emitirá uma sentença de reintegração de posse.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em zanelliandriani.com.br

Quanto tempo demora um processo de reintegração de posse?

A depender da agenda do tribunal, essa fase inicial pode levar algumas semanas ou meses. Após a decisão favorável, é expedida a ordem de reintegração, e a execução por parte da polícia pode ocorrer em curto prazo, dependendo da disponibilidade das autoridades e da urgência do caso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em zanelliandriani.com.br

Qual a natureza jurídica da ação possessória?

Em suma, as ações possessórias são utilizadas quando há necessidade de proteger a posse de determinado bem. De acordo com o artigo 1.228 do Código Civil, "o proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quem possui legitimidade para ajuizar ação possessória?

A legitimidade ativa para as ações possessórias é atribuída ao possuidor da coisa, seja ele direto ou indireto. Por exemplo, tanto o locador, quanto o locatário podem ajuizar ação de reintegração de posse o caso de esbulho perpetrado por terceiro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são as três ações possessórias?

Além disso, foi abordado também que existem três tipos de ações possessórias típicas, são elas: as de manutenção da posse, reintegração da posse (Art. 554 a 566 NCPC) e os interditos proibitórios (Art. 567 e 568 NCPC).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

É possível pedido contraposto em ações possessórias?

I - A proteção possessória pode se dar por meio de pedido contraposto em ação possessória, nos termos do art. 556 do CPC , privilegiando-se o princípio da economia processual e evitando-se a propositura de outras ações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível discutir o domínio nas ações possessórias justifique?

O Superior Tribunal de Justiça entende que "em sede de ação possessória, é inviável a discussão a respeito da titularidade do imóvel sob pena de se confundir os institutos, ou seja, discutir a propriedade em ação possessória" ( AgRg no REsp 1389622/SE ).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é o valor da causa nas ações possessórias?

Valor da causa em ação possessória deve corresponder ao benefício patrimonial pretendido pelo autor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem tem legitimidade para propor ação possessória?

As ações possessórias são aquelas que visam à proteção da posse e de seu exercício, portanto, quem terá a legitimidade ativa para propor qualquer das ações possessórias é quem está com sua posse tomada, perturbada ou ameaçada. Logo, quem proporá a ação é o possuidor direto ou o possuidor indireto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quem será competente para promover as ações possessórias?

Regra geral, a competência para processar e julgar a ação possessória será da Justiça Comum Estadual, mais precisamente no foro da situação da coisa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em elpidiodonizetti.com