O T indica 190km/h. O H, 210km/h e o V, 240km/h. Mas também existem outras letras”. Para o gerente, o motorista que sabe o que os caracteres que indicam capacidade de carga e velocidade máxima no pneu querem dizer corre menos risco de sofrer acidentes por conta da negligência de oficinas.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
O número 82 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima. A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade.
Deve-se utilizar a tabela padrão de índice de carga para localizar a carga máxima suportada por esse pneu. Neste caso, 87 refere-se à carga de 240 kg, V: Trata-se do símbolo de velocidade do pneu. De acordo com a tabela padrão, o símbolo “V” refere-se à velocidade máxima de 240 km/h.
C: Pneus para van comercial. XL, HL ou Reforçado: Pneus com capacidade de carga superior ao normal para suas dimensões. Esses pneus precisam ser substituídos por um equivalente (exemplo: um pneu HL por outro pneu HL) T: Temporário (estepes)
91 – Índice de carga: O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. Mais abaixo, veremos a tabela completa; H – Corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança.
A etiqueta mostra neste critério uma graduação de resistência ao rolamento, que vai de “A” até “G”, no qual “A” é o mais eficiente e “G” é o menos eficiente na classe de consumo de combustível.
O T indica 190km/h. O H, 210km/h e o V, 240km/h. Mas também existem outras letras”. Para o gerente, o motorista que sabe o que os caracteres que indicam capacidade de carga e velocidade máxima no pneu querem dizer corre menos risco de sofrer acidentes por conta da negligência de oficinas.
Pneus AT. AT é a sigla de All Terrain, o que significa que este pneu é feito para rodar em todos os tipos de terreno, da rodovia com bom asfalto às estradas de chão. Os pneus AT tem uma estrutura em que as laterais são mais reforçadas, além de contar com sulcos mais profundos.
A medida se completa com o índice de carga 82, ou seja, o peso máximo que cada roda pode suportar, e o índice de velocidade T, que é a velocidade máxima para a qual o pneu é aprovado.
O que significa 175/65R14? 175 representa a largura do pneu em milímetros, 65 é o percentual da altura em relação a largura, ou seja, 65% de 175mm (11,4cm de altura). Pneu de construção radial (R) de aro 14.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
Não recomendamos realizar aleatoreamente a troca do pneu de diferente diâmetro externo, pois pode comprometer a segurança e ocasionar divergência entre a velocidade real e a do odômetro, além de comprometer o desempenho do pneu e componentes da suspensão do veículo.
Antes de 1990, os fabricantes utilizavam a notação ZR para designar um pneu de elevado desempenho porque os índices W e Y não existiam. A sigla ZR indicava que o pneu seria apto a rodar em velocidades superiores a 240km/h, seguindo as indicações especiais dos fabricantes.
O que é o TWI? O indicador de desgaste da banda de rodagem é um recurso que permite saber, a partir de suas medidas, quando está na hora de trocar os pneus. TWI é um recurso projetado para demarcar quando os pneus atingem o limite legal de desgaste.
Observe a qualidade do material: Pneus originais são fabricados com materiais de alta qualidade, que garantem maior durabilidade, resistência e aderência. Se um pneu parecer incomum, apresentando um aspecto ou textura inferior, é provável que seja falso.
Mas tenha calma! Se você, por alguma razão desconhecida, não lembra onde está o manual ou nem o possui mais, temos uma indicação de calibragem. Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro.
Os últimos quatro números são a data de fabricação do pneu. Os dois primeiros números indicam a semana e os dois últimos o ano. Por exemplo, no DOT 65OF 996P 1824, o pneu foi fabricado na 18ª semana de 2024.