O que significa a expressão onde fui amarrar meu burro?
Amarrar o burro
Essa expressão pode indicar uma situação que está empacada, onde não se consegue sair do lugar em que foi colocado. Já na exposição Perambular, o “burro” ganhou o nome de Zurro, e está sempre parando para prestar atenção nas sutilezas da vida e disposto a esperar seus amigos, numa lenta caminhada.
Um lavrador tinha dois burros. Para que não fugissem, resolveu amarrá-los em uma só corda, cada um em uma extremidade. Depois de algum tempo, os dois começaram a sentir fome. A comida estava perto.
“Onde eu fui amarrar meu bode” é insubstituível porque se aplica unicamente ao momento da constatação que fora feita uma má escolha. Momento este que muitas vezes antecede a catástrofe.
EXPRESSÕES Amarrar o bode , coloq : a) ficar de cara amarrada; ficar sério; b) ficar irritado. Amarrar um bode , gír : ficar na fossa, após o uso de droga. De bode amarrado , coloq : mal-humorado.
Expressão popular que significa "deixar de fazer algo". O mesmo que "pendurei as chuteiras"; profissional que deixou de exercer a profissão, que se aposentou.
Tanto a crônica, quanto o conto, revelam o lado prático da ordem escravista: a inutilização de um escravo eqüivalia à inutilização de um bem. Sendo assim, tanto pagar pelas sovas dadas aos burros, quanto ter um cativo impossibilitado de exercer o trabalho são prejuízos que vão de encontro à lógica comercial.
Burro é o nome que se dá ao filhote macho do cruzamento entre o jumento (ou asno) ou jegue, com a égua (fêmea do cavalo). Quando o resultado do cruzamento é uma fêmea, chamamos de mula.
1. Burro preso também pasta. 1. Forma coloquial de expressar que alguém que está sendo restringido ou vigiado também consegue realizar atividades ilícitas, ainda que com alguma dificuldade.
"O superburro, que chega a 1,60 m de altura, é um ótimo animal de tração, sendo capaz de puxar cargas de até 3 t (o equivalente à capacidade de carga de três Kombi)", explica Cerbino.
Estar com o burro na sombra: Estar tranquilo, com sucesso. Ser uma besta quadrada: A besta era um animal de carga dos tropeiros, a frase significa a "Besta elevada ao quadrado", com o tempo, tornou-se "besta quadrada".
Quando alguém se dá mal em alguma situação, se diz que ele “deu com os burros n'água”, ou que “a vaca foi pro brejo”. Mas se ele se dá bem, diz que “está com o burro na sombra”.
O que significa quando a pessoa chama a gente de burro?
É o indivíduo desprovido de inteligência, ignorante, tolo, idiota, sem cultura, sem informação, com dificuldade de entendimento, obstinado, cabeça-dura. Prova disso são os técnicos de futebol: na vitória, ovacionados e exaltados; na derrota, o coro da torcida ecoa pelo estádio com os gritos de burro, burro, burro...
Expressões 'pra burro' e 'pra cachorro' têm ligações com passado rural do Brasil. Usadas em sentido hiperbólico, elas se referiam à fartura alimentar das casas, quando as refeições sobravam até para alimentar os animais. Outras expressões como 'pra dedéu' e 'pra caramba' não têm, necessariamente, sentido lógico.
A resposta correta para a pergunta é a alternativa (A) Estarem amarrados por uma corda. Isso fez com que os burros buscassem juntos uma solução para a fome que sentiam, já que estavam limitados pelo vínculo entre eles.
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios - frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca e que encerram um certo ensinamento sob algum aspecto da vida.