A indústria percebendo a rejeição por parte dos consumidores começou a fabricar os produtos livres de Bisfenol A, o BPA Free. As embalagens flexíveis, fabricadas e vendidas por nós NÃO CONTÉM BPA, são BPA FREE / LIVRES DE BISFENOL A. Principalmente os produtos que podem ser aquecidos em microondas e/ou água quente!
Portanto, todos os produtos comercializados pela empresa são BPA Free, o que significa que são feitos de maneira 100% livre do Bisfenol A e que ainda que aquecidos não vão liberar de forma alguma este componente químico.
Algumas investigações apontam que o consumo de bisfenol A pode causar alterações hormonais que acabam diminuindo a produção de espermatozoides e aumentando o risco de câncer na próstata. Nas mulheres, o BPA parece aumentar o risco de aparecimento de cistos nos ovários, assim como câncer de mama.
Como saber se a embalagem plástica contém BPA? Procure o símbolo de reciclagem na embalagem. Se houver os números 3 ou 7, é porque contém o bisfenol A (BPA), ftalatos ou estireno.
BPA-Free é a ausência do composto BPA ou Bisfenol-A, muito utilizado na produção de polímeros plásticos, usado em embalagens de uso pessoal como garrafas, potes e mamadeiras. Seu uso em larga escala pela indústria é devido à sua resistência, durabilidade e versatilidade.
Números dos Plásticos e a sua saúde: algo no qual você devia prestar mais atenção.
Qual o plástico que não faz mal à saúde?
O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.
Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.
Evite o bisfenol A (BPA), dessa forma, optando por plásticos rotulados como “livres de BPA”. Esta substância química, portanto, está associada a problemas de saúde, incluindo distúrbios hormonais e câncer.
Os tradicionais copos de plástico usados no Brasil para servir aquele gostoso cafezinho são fabricados com poli- estireno. Esse material, por sua vez, é feito a partir do estireno, que é um composto tóxico. Vários estudos indicam que o estireno pode até causar câncer, quando presente em alta concentração.
Os produtos Tupperware® são livres de Bisfenol-A (BPA-Free)?
Apesar de o BPA ser uma substância aprovada para uso em produtos de contato com alimentos, menos de 10% dos produtos da Tupperware® o possuem em sua composição.
Substâncias danosas como bisfenol A (BPA) não são usadas em garrafas PET e tampinhas ou em embalagens plásticas usadas em produtos de cuidado pessoal e de casa. Há quantidades muito pequenas de acetaldeído presentes em garrafas PET.
As nossas linhas são BPA Free, ou seja, que não liberam nenhuma substância tóxica no contato com altas temperaturas e podem ir ao freezer, micro-ondas e lava-louças. Porém, nem todas as marcas e produtos que você encontra por aí são assim.
O que é BPA e como ele pode ser tóxico para a saúde?
O BPA é um desregulador endócrino. O sistema endócrino produz e secreta hormônios que regulam a atividade das células e organismos do corpo, e o BPA/BPS podem interferir nessas células e organismos, causando tumores cancerígenos, defeitos congênitos e outros distúrbios do desenvolvimento.
Para quem utiliza os potes plásticos com alimentos, o código tipo 5 para designar o polipropileno, é um dos mais comuns, oferecendo uso seguro no micro-ondas. Legenda da imagem : Símbolo de BPA free, indicando que o material não possui esse tipo de substância na composição.
O triângulo com um número dentro identifica a origem do plástico. Primeiramente é preciso saber que, independente da numeração, todos os plásticos são polímeros, o que podemos perceber até na nomenclatura.
Se for utilizar recipientes de plástico, nunca utilize os marcados com o número de reciclagem 3 e 7 (que aparece no fundo dentro de um triângulo de reciclagem), pois significa que muito provavelmente tem bisfenol A. Os marcados com os números 1, 2, 4 e 5 não contêm BPA, mas não estão livres de outros produtos químicos.
Quando aparece o número 7, significa que o plástico em questão não pode ser caracterizado por nenhum dos outros 6 tipos citados anteriormente. Nessa categoria, estão todos os outros polímeros, daí a dificuldade de se apontar exatamente de qual material é feita aquela embalagem de plástico.
Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.
Número 7. Normalmente encontrada em garrafas de água maiores e até mesmo algumas mamadeiras, o plástico número 7 nunca deve ser reutilizado. Ele contêm BPA, que pode levar uma pessoa à infertilidade.
❌Não ingerir café, chá ou líquidos quentes em copos e recipientes de plástico. ✔️A única forma de prevenir é evitar o hábito cotidiano de ingerir bebidas e alimentos quentes em copos de plástico e trocar os potinhos de casa, preferindo os de plástico “BPA free” ou recipientes de vidro.
Procure por este símbolo ➡♷. Ele Indica que é BPA free! . Mas por que se preocupar com isso? . BPA free é a sigla que indica que o produto está livre de Bisfenol A, um composto utilizado para fabricar policarbonato. .
Em resumo, qualquer plástico diferente do número 5 não é indicado para ser reutilizado como pote para guardar alimentos ou água (ou ser resfriado e aquecido múltiplas vezes), simplesmente porque não foram construídos para esse propósito.