QAP (Estou na escuta): Indica que o operador está disponível e atento à comunicação. QSL (Entendido): Utilizado para confirmar que uma mensagem foi recebida e compreendida. TKS (Obrigado): Expressão de agradecimento, embora não faça parte do Código Q oficial, é amplamente utilizada.
Este hábito acabou migrando para o radioamadorismo e o “QAP” ganhou significados diversos. Porém no radioamadorismo adotam-se os códigos específicos para estas funções: QSY para mudança de QRG, QSL para confirmação de recebimento, e QRV para confirmação de disponibilidade.
Qth significa qual seu endereço. No início era a posição em latitude e longitude das embarcações. QSL no código q, significa que você recebeu a mensagem, você acusa o recebimento.
QRA: Qual é o seu nome? [originalmente usado para perguntar o nome de um navio ou estação de transmissão]. QRS: Fale mais devagar. QRL: Você está ocupado? QRV: Estou à disposição [pronto].
A Marinha do Brasil receberá, nos dias 19 e 20 deste mês, a visita de uma comitiva da Organização das Nações Unidas (ONU), para avaliar as capacidades de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais como Força de Reação Rápida (em inglês Quick Reaction Force - QRF).
O QRM é uma metodologia de otimização baseada na logística que busca reduzir o tempo de rota crítica de fabricação através da eliminação dos tempos mortos tanto nas operações de produção quanto nas administrativas.
Zulu são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares. Outros nomes para esta medida de tempo são Coordenadas Universais de Tempo (UTC) e Tempo Médio de Greenwich (GMT).
Qual é o intervalo QT normal? Os valores de QTc variam conforme o sexo e a idade do paciente. Nesse contexto, o limite superior fica em 450 ms para homens, 470 ms para mulheres e 460 ms para crianças.
“5.5” significa que tá tudo tranquilo. Miliciano da área é “chefe”, “paizão”, “padrinho”. “Ganso” é usuário de droga. A milícia é tratada como 'firma', e o bom dia e o "presente" são trocados pelo “hop”, saudação comum também nas Forças Armadas.
A divisão administrativa da Polícia Militar prevê cinco áreas de atuação: P1 ‐ recursos humanos; P2 ‐ inteligência; P3 ‐ estatísticas; P4 – armamentos; P5 ‐ relações públicas.