Portanto, o status Pendente significa que o pulso está na fila de envio, mas ainda não foi enviado. Quando este status mudar para Enviado, aí sim o envio do pulso foi concluído.
O que quer dizer quando o benefício está pendente?
O que significa no INSS status atual pendente? Uma pendência indica que o INSS não concluiu a análise do requerimento solicitado pelo cidadão por falta de documento ou informação.
Significa que o documento de identificação referenciado na mensagem já está cadastrado para a pessoa em questão, porém faltam alguns dados obrigatórios.
Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.
Quando consta a observação de vínculo com pendência no INSS no extrato CNIS, significa que há alguma informação incorreta em algum dos seus vínculos empregatícios.
Quanto tempo demora para liberar o pagamento do benefício?
Os pedidos de benefícios seguem a mesma lógica: prazo de 30 dias para processos envolvendo salário-maternidade e pensão por morte e de 60 dias para os que tratem de auxílio-doença. Ultrapassados os prazos, o benefício deverá ser imediatamente concedido.
De acordo com pesquisa, a média nacional para liberação do benefício é de 2 meses e 10 dias, mas, em alguns Estados, esse prazo pode se estender para mais de 5 meses. A famosa fila do INSS é um grande gerador de dúvidas para os trabalhadores do Brasil.
Após a negativa do INSS, o beneficiário pode entrar com uma ação judicial contra o INSS. Neste caso, um juiz imparcial analisa a causa e dá o seu parecer. Esse processo costuma demorar mais que a análise administrativa, mas também garante uma resposta definitiva sobre o benefício devido, seja ela positiva ou não.
Para a maioria dos benefícios, o prazo máximo para uma resposta é de 45 dias. Caso esse prazo seja ultrapassado, o segurado deve entrar em contato com o INSS, por telefone ou em uma agência, para obter informações sobre o motivo da demora. É importante anotar o número de protocolo do atendimento.
Como saber em que banco vou receber meu benefício?
Você pode consultar o banco e a data em que o pagamento estará disponível pelo Meu INSS, selecionando o serviço “Extrato de Pagamento”, pela Central 135 ou através da Carta de Concessão, que também pode ser obtida pelo Meu INSS.
O extrato pode ser consultado no portal www.meu.inss.gov.br. Para isso, é preciso fazer um cadastro, informando diversos dados: Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), filiação, endereço, e-mail, CPF e senha, além de responder a várias perguntas pessoais que servem como proteção contra fraudes.
“Benefício em análise” é um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.
Para descobrir qual foi a justificativa dada para o indeferimento do seu pedido, é necessário baixar o seu processo administrativo, disponível no MEU INSS. No processo estarão todas as informações relacionadas ao seu pedido e o motivo da negativa.
Como saber se estou regular com a Receita Federal?
Para descobrir se está com CPF irregular, ou seja, verificar qual é a situação cadastral do CPF, é preciso acessar o site da Receita e realizar a consulta, neste link. O cidadão deverá preencher os dados solicitados (número do CPF e data de nascimento), fazer a verificação de segurança (CAPTCHA) e clicar em consultar.
Segundo a Receita Federal, se a situação cadastral de um CPF está “regular”, quer dizer que o cidadão não tem pendências em seu cadastro e não há nada a ser regularizado.
O que acontece se eu não sacar o benefício do INSS?
Administração. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reserva 60 dias para os segurados retirarem o benefício em uma das agências do instituto. Caso esse prazo seja ultrapassado, o beneficiário não perde direito ao serviço, mas deve se dirigir à Agência da Previdência Social (APS) para reativar o depósito.
Na internet, acesse o site ou aplicativo Meu INSS com login e senha. Na tela inicial, clique em “Extrato de Pagamento” e selecione qual período deseja consultar.