Nascimento do Estado de Israel Foi assim como começou a construção de uma cidade moderna e espaçosa às margens do Mediterrâneo que que foi batizada como Tel Aviv ("a colina da primavera" em hebraico). Essa foi a origem de Tel Aviv, a cidade mais jovem de Israel.
Seu nome, curiosamente, combina duas palavras hebraicas: “Tel”, que sugere uma colina antiga encoberta por camadas de civilização acumuladas ao longo dos séculos, e “Aviv”, que significa “primavera”, simbolizando renovação. Juntos, eles refletem o espírito desta cidade: uma fusão perfeita entre o antigo e o novo.
Aviv é hebraico para "Primavera", simboliza renovação e, tel é um sítio arqueológico que revela camadas de uma civilização construída sobre a outra. Teorias sobre a etimologia podem variar entre Jafa ou Yafo em hebraico. Alguns acreditam que o nome deriva de yafah ou yofi, hebraico para "bonito" ou "beleza".
Famosa como a “primeira cidade para todos os judeus do mundo moderno”, Tel Aviv foi concebida e estabelecida no começo do século XX. Em 1909, o local se chamava Ahuzat Bayit e tinha sido formado por um conjunto de 60 famílias. Era apenas um bairro judeu na cidade de Jaffa, que fica bem ao lado.
“Israel” é uma combinação do verbo he- braico “Lisrôt” ou “Sará”, lutar contra ou contender com, e do vocábulo “El”, Deus. O termo significa o que lutou contraDeus. Segundo a narrativa bíblica, Isaac, filho de Abraão, foi pai de dois filhos, Esaú e Jacob (ou Jacó).
O atual país foi designado por Medinat Yisrael, ou Estado de Israel, após serem rejeitadas outras propostas como Eretz Israel ("Terra de Israel"), Sião e Judeia.
A antiga cidade de Jaffa (Yafo em hebraico) tem, portanto, mais de três mil anos de história e aparece mencionada na Bíblia e na Torá, o livro sagrado dos judeus. Conforme a lenda cristã, Jaffa foi fundada pelo filho de Noé depois do Dilúvio Universal.
Tel Aviv foi fundada por uma comunidade judaica em 1909 nos arredores da antiga cidade portuária árabe de Jafa. O crescimento de Tel Aviv, logo ultrapassou Jafa, que tinha maioria árabe na época. Tel Aviv e Jafa foram fundidos em um único município em 1950, dois anos após a criação do Estado de Israel.
Governo e política. Atualmente Jerusalém é um município em Israel e também a sua capital e a sede do governo, embora não seja reconhecida como tal pelas Nações Unidas e pela União Europeia. A cidade é governada por um conselho municipal composto por 31 membros eleitos cada quatro anos.
Em Tel Aviv, quase todo mundo fala inglês, por isso você não terá problemas em se comunicar nos principais núcleos turísticos. O idioma oficial de Israel é o hebraico, uma língua bíblica que os sionistas ressuscitaram para unir a comunidade judaica.
O Rio Quebar foi um antigo canal de irrigação da antiga Mesopotâmia, situado a uma pequena distância do Rio Eufrates. Teria sido o lugar onde viveu o profeta Ezequiel correspondendo a um assentamento de exilados judeus conhecido como Tel-Abibe, na antiga região de Nipur, situada à sudeste da Babilônia.
O significado básico da palavra aviv é a fase do crescimento dos grãos, quando as sementes atingiram o tamanho completo e estão se enchendo com amido, mas ainda não secaram. Durante a praga de granizo (Êxodo 9:31), a cevada foi dita ser o aviv e o linho o giv`ol.
A capital, e maior cidade do distrito, é Tel Aviv, a área metropolitana criada pelo distrito de Tel Aviv e por suas cidades vizinhas é chamada de Gush Dan.
Banhada pelo mar Mediterrâneo, a cidade de Tel Aviv conta com quase 15 quilômetros de costa divididos em 13 praias que recebem visitantes não só de toda Israel, como do mundo inteiro.
Jerusalém, capital reivindicada por Israel, possui hoje 944 mil habitantes. Destaca-se também a cidade de Haifa, no litoral norte, com 280 mil habitantes. Tel Aviv possui uma das regiões metropolitanas mais populosas de Israel. Os judeus representam 74,3% da população israelense, maioria dos quais é natural do país.
Israel está localizado na Ásia, mais precisamente no Oriente Médio, mas possui muitos laços políticos e econômicos com os países da Europa. O país é banhado pelo mar Mediterrâneo e faz fronteira com: Egito. Jordânia.
Os hutis do Iêmen, facção islâmica que governa parcialmente o país no Oriente Médio, assumiram, nesta sexta-feira, 19, a autoria de um ataque à cidade de Tel Aviv, em Israel. Segundo o grupo, que como o Hamas recebe apoio logístico e financeiro do Irã, a ofensiva foi uma resposta às ações israelenses na guerra em Gaza.
A primeira sugestão dada foi Judá (Iehudá, em hebraico). Depois, vieram Sião (Tzion), Sabra (Tzabar), Hebraica (Ever), Eretz Israel (Medinat Israel) e até Estados dos Judeus (Medinat Haiehudim).
Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.
A Palestina foi conquistada pelos hebreus ou israelitas (mais tarde também conhecidos como judeus) por volta de 1200 a.C., depois que aquele povo se retirou do Egito, onde vivera por alguns séculos.
Quem é o povo palestino na Bíblia? Embora a Bíblia não apresente uma definição clara do povo palestino, pode-se inferir que são os descendentes dos antigos habitantes da região, incluindo os hebreus, filisteus e outros povos semitas que viveram na Palestina ao longo dos séculos.
A grande questão é que a região era habitada pelos árabes palestinos havia séculos e séculos. Para garantir a formação de um Estado judaico naquela região, foi formada a Organização Sionista Mundial, que passou a atuar na compra de terras na Palestina para arrendá-la aos judeus.