O que é TikTok? O TikTok é uma rede social para compartilhamento de vídeos curtos, com até 60 segundos de duração. O aplicativo se tornou popular entre os jovens em 2019, mas foi durante a quarentena provocada pelo coronavírus, em 2020, que ele conquistou números impressionantes.
A função básica do TikTok é que os usuários possam filmar vídeos de si mesmos dublando, dançando ou atuando. Geralmente, os vídeos têm, em média, 15 segundos de duração — podendo chegar até três minutos — e podem ser editados e personalizados com uma variedade de ferramentas.
O TikTok é onde as pessoas podem criar conteúdo envolvente e descobrir comunidades novas e excitantes. Há muitas maneiras de criar no TikTok, seja com efeitos, vídeos e duetos até produzir vídeos mais longos ou fazer lives - e hoje, o TikTok lança mais uma opção.
O Musical.ly, um app e rede social musical mudou de nome em 2018 e passou a se chamar TikTok. A mudança se deu por causa da aquisição da desenvolvedora por outra empresa, que fundiu o aplicativo de dublagens a outro similar que se chamava: TikTok.
O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas.
O Brasil fica atrás da Indonésia, 123,8 milhões de usuários e dos Estados Unidos com 140 milhões. A rede social de vídeos está na mira dos Estados Unidos, que força a plataforma romper vínculo com a sua controladora chinesa.
O TikTok é o principal destino para vídeo móvel no formato curto. Nossa missão é inspirar a criatividade e trazer alegria. A sede global do TikTok fica em Los Angeles e Singapura, e seus escritórios incluem Nova York, Londres, Dublin, Paris, Berlim, Dubai, Jacarta, Seul e Tóquio.
Entre os motivos para as pessoas usarem o TikTok, 62% dizem que é para se distrair; 51%, para se divertir; 37%, para descobrir coisas novas; e 30%, para se informar. E 63% já assistiram live no app, mas 60% começaram a assistir uma live, porém, não sabem como pararam lá.
“O TikTok pode ser utilizado como uma ferramenta para os professores se conectarem com os seus alunos e observarem as tendências que acontecem no aplicativo. Assim, podem saber quais assuntos estão em alta, quais formatos e até mesmo músicas, para abordar temas de forma educativa, criativa e diversa”, diz Ronaldo.
Segundo a pesquisa, 54% costumam ver conteúdos com temas de humor e descontração. Afinal, quem não quer tornar o dia mais leve com uma dose de entretenimento? Além disso, 53% costumam acompanhar vídeos de quem eles seguem e 44% acompanham e curtem vídeos de amigos.
O objetivo do TikTok é encontrar o equilíbrio entre sugerir conteúdo relevante e ajudar a encontrar conteúdos e criadores que incentivem a explorar experiências novas.
O TikTok é um aplicativo de rede social para iPhone (iOS) e Android que permite aos usuários gravarem vídeos curtos, onde podem escolher um fundo musical e dublar a letra, inserir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes e usar a criatividade da forma que desejar, já que são muitas possibilidades.
Quem tem um público maior, de mais de 1 mil seguidores, pode receber dinheiro por meio de presentes em Lives. Para criar conteúdo no TikTok de marca e acessar o Creator Next, é necessário ter 10 mil seguidores. Já para ganhar presentes em vídeos no TikTok, é preciso ter mais de 100 mil seguidores.
Por exemplo, TTK significa Catete: quando dito ao contrário, Catete fica "Teteca", termo lido como TTK. No documentário, Marcelo D2 explica que esta forma de comunicação já era utilizada em outros países, como na Argentina. "A galera falava isso para fugir da polícia, e a malandragem trouxe isso para o Catete.
O Douyin foi lançada pela ByteDance na China em setembro de 2016. O Douyin foi desenvolvido em 200 dias e, em um ano, recebeu 100 milhões de usuários, com mais de 1 bilhão de vídeos visualizados todos os dias.
Para que serve o Tik Tok? Disponível tanto para android, quanto IOS, o aplicativo serve para o compartilhamento de vídeo curtos, sendo conteúdos de até 3 minutos.
Entre esses países estiveram Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Holanda e Noruega. Na Dinamarca, a proibição só se aplica aos funcionários do Ministério da Defesa; na Letônia, aos do Ministério do Exterior. Desde setembro o app está excluído dos celulares oficiais no Parlamento Europeu.