E a expressão “Tirar o cavalinho da chuva” ou “tirar o cavalo da chuva”, que significa desistir de alguma coisa, abandonar pretensões, perder as ilusões, tem origem numa tradição dessa época.
O que quer dizer a expressão "tirar o cavalinho da chuva"?
Quando dizemos a alguém que pode “tirar o cavalinho (ou cavalo) da chuva”, em relação a determinado assunto, queremos transmitir a essa pessoa que perca as ilusões, que não tenha esperanças, que desista do assunto em mente, porque ele nunca se realizará.
O que significa a expressão "tirar o pai da forca"?
Vais tirar o pai da forca? É uma expressão que se utiliza quando alguém conhecido passa por nós muito apressado, impaciente, sem sequer parar para nos cumprimentar devidamente.
A expressão "estou apenas passando uma chuva" é comumente usada para indicar que uma pessoa está passando por um momento difícil, um problema ou uma situação desafiadora, mas, espera que seja temporário e que logo passará.
Pode tirar o cavalinho da chuva - Origem das Expressões Populares
O que quer dizer quem sai na chuva é para se molhar?
«Quem sai na chuva (ou para a chuva) é para se molhar» Quem se mete em dificuldades deve estar preparado para o pior; ou, quem se sujeita a amar também se sujeita a padecer. Quem passou por grandes dificuldades já ficou preparado para outras contrariedades; ou quem conhece a vida e é prudente evita novos contratempos.
Para designar polícia/guarda registram-se gambé, mango, samango, porco, pé-de-porco, pé-preto, zalibã, funça, escravo, lousa, além de grampo para algema, sapo para cadeado e vaca para cirene.
O que significa chamar uma pessoa de cobra criada?
EXPRESSÕES Cobra criada , coloq : pessoa muito esperta ou experiente. Cobra de fogo , Etnol : V boitatá . Dizer cobras e lagartos , coloq : dizer coisas ofensivas ou injuriosas de ou a alguém.
A água da chuva não é considerada potável em nenhum lugar do planeta devido ao alto nível de substâncias químicas tóxicas, afirma um novo estudo da Universidade de Estocolmo, na Suécia, publicado na revista científica Environmental Science and Technology.
A expressão “quem anda à chuva, molha-se” traduz uma inevitabilidade, sendo utilizada para se referir a uma pessoa que, colocando-se numa situação complicada, deve estar preparada para que nem tudo corra pelo melhor.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
A expressão designa uma pessoa inconveniente, atrapalhada, incômoda. No Brasil Colônia, os escravos faziam todo tipo de trabalho, mas tinham verdadeiro pavor de abater porcos. A crença popular dizia que os espíritos suínos atormentavam seus algozes durante à noite.
O Senhor manda a chuva para regar a terra; assim o solo fica rico e produz muito. Os rios de Deus nunca secam e a terra produz ricas colheitas de cereais.
Então, por que a água da chuva não é salgada? Quando a água de rios e mares evapora e depois se condensa para se transformar em chuva o sal não evapora junto e continua nos oceanos. Isso não significa que as chuvas de água sem sal alterem a salinidade do mar, já que 97% da água do mundo está nos oceanos.
Tomar a água da chuva não é uma das melhores escolhas por um único e simples motivo: ela é um líquido poluído, ou seja, apresenta substâncias tóxicas e poluentes, como ácidos, fuligem, bactérias e outros agentes infecciosos, os quais podem causar danos à saúde a médios ou em longo prazo.
Segundo médicos, não é recomendado beber, cozinhar ou tomar banho com a água da chuva. "A água pode ser captada direto do telhado, a partir da calha, mas é importante que tenha bom aspecto, não tenha cor nem cheiro e seja transparente", diz a professora de ecologia da Universidade Metodista de Piracicaba Sílvia Gobbo.