As pessoas que sofrem de venustrafobia ou caligenefobia têm fobia de mulheres que parecem muito atraentes para elas. Nesses casos, a simples presença da mulher atraente é suficiente para provocar medo e ansidade, não sendo necessária qualquer interação com ela.
Existe uma síndrome chamada venustrafobia em que os portadores sentem medo e ansiedade forte ao se depararem com uma mulher que, sob a ótica deles, muito bonita e atraente. É considerada uma fobia incomum e que acomete poucas pessoas, geralmente homens heterossexuais.
Sendo assim, aqueles que possuem essa fobia costumam ficar muito nervosos na presença das pessoas do sexo masculino. A fobia de homens geralmente é visto em mulheres mais jovens. Porém, a androfobia não é exclusiva do sexo feminino, homens também podem ser diagnosticados com esse distúrbio.
O medo que voce tem se chama Grafofobia, que é o medo de escrever em publico. Pode estar relacionada a um quadro de fobia social que é um medo irracional do julgamento do outro. Procure tratamento psicologico.
Xilofobia é um tipo específico de fobia, que se caracteriza pelo medo excessivo e irracional de objetos de madeira. Pessoas que sofrem de xilofobia podem sentir ansiedade intensa, pânico e até mesmo terror ao entrar em contato com objetos feitos desse material.
As in, medo de um pénis ereto. No caso do homem, a aversão pode ter a ver com a falta de controlo da ereção, ou seja, não prever ou dominar a altura e momento em que o pénis pode repentinamente ficar ereto cria uma crise de ansiedade que pode chegar aos ataques de pânico.
Escopofobia é o medo de ser olhado ou encarado por outras pessoas. Relacionada ao transtorno de ansiedade social, essa condição está ligada à alta ansiedade, autoconsciência e evitação social.
A tanatofobia pode desencadear outras fobias representativas de ameaças à vida, como Distiquifobia (medo de acidentes), Aerofobia (medo de andar de avião), Amaxofobia (medo de dirigir), Ofidiofobia (medo de cobras), Cardiofobia (medo de infarto), dentre outras.
Escopofobia é o medo irracional de ser observado. O termo é utilizado pelo menos desde 1906, conforme descrição de uma revista da época: "Há o medo e o pudor de ser visto, como pode ser constatado em sanatórios (…) Definimos isto como escopofobia — o temor mórbido de ser observado.
Quais são os sintomas da ginecofobia? Segundo o Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, a ginecofobia "possui sintomas semelhantes a quadros de transtorno de ansiedade, pelo fato do fóbico sentir preocupação intensa e persistente de ter contato, de qualquer forma, com mulheres".
A Caligenefobia é, portanto, o medo de mulheres bonitas, também conhecido como venustrafobia. Essa doença é marcada pela incapacidade de um homem de interagir com uma mulher bonita.
Existem muitos tipos de fobias, desde as mais comuns e conhecidas, como a aracnofobia (medo de aranhas) e a acrofobia (medo de altura), até as mais incomuns, como a triscaidecafobia (medo do número 13) e a hipopotomonstrosesquipedaliofobia (medo de palavras longas).
A glossofobia é uma fobia social específica da fala, o medo intenso e irracional de falar em público ou de se expressar verbalmente. As pessoas com essa fobia podem se sentir ansiosas, envergonhadas ou temerosas antes, durante e após uma apresentação.
Como se chama a pessoa que tem medo de ficar sozinha?
Enquanto conceito clínico, a monofobia é uma fobia que, como o próprio nome indica, se caracteriza por um medo persistente, irracional e excessivo de ficar sozinho(a). Tal como acontece com outros tipos de fobias, o medo de estar sozinho também desencadeia diversos sintomas físicos e psicológico.
Em alguns casos, o indivíduo apresenta uma fobia específica, como o medo de estar em um veículo em movimento (amaxofobia), o medo de risadas (geliofobia) e o medo da gravidade (barofobia).
Essa fobia pode envolver uma roupa específica, ou roupas apertadas que fazem com que a pessoa se sinta constrangida. Em casos extremos, o paciente pode se retirar completamente da sociedade para evitar ser vestido.
fobia de sapos é batracofobia, que significa medo da família de anfíbios, incluindo sapos, rãs, salamandras etc. O medo de sapos é especificamente chamado Bufonofobia.
A Nictofobia é o medo não pretendido e irracional do escuro que ocorre em fases onde não deveria acontecer. O fenômeno pode levar a pessoa a diminuir a instrumentação de suas vida, ou seja limitar suas atividades diárias sentindo ansiedade, angústia e medo antecipadamente a falta de luz.
Essa fobia específica se refere ao excesso do medo de determinados animais - fazendo com que a convivência com eles seja evitada -, que pode ainda desencadear casos mais graves, acentuando sintomas apenas em imaginar estar no mesmo ambiente do animal.