Por suas dimensões cognitivas, éticas, políticas, etc., a arte remete a todas as dimensões da vida”. De fato, nenhuma outra produção humana é capaz de acompanhar tão de perto e tão honestamente a trajetória da humanidade.
A arte pode ser representada através de várias formas, expressões, movimentos, sons e linguagens. Denominadas “artes clássicas”, a pintura, a escultura, a música, a literatura, a dança e a arquitetura, se destacam pelo apelo emocional e valor estético que provocam a quem as observa.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
O QUE É ARTE? | Resumo de Artes para o Enem - Professora Marianne Martins
O que define algo como arte?
A arte pode ser captada no foco de um sujeito para além do funcional. Ou seja, sempre que alguém eleva uma ação além do mínimo funcional, entramos no campo da arte, que é o campo da intencionalidade estética (a capacidade de experimentar e de provocar impressões estéticas).
Além disso, ela deriva do termo latino “ars”, que significa “habilidade, técnica”. Inicialmente, apenas a primeira parte da definição era considerada arte. Ou seja, era a expressão de um ideal estético, voltado principalmente para o que era considerado como belo.
A arte como expressão também diz que a emoção sentida pelo artista é intencionalmente expressa pela sua obra. Esta tese, como todas as outras, tem algumas objeções, por exemplo, em várias formas de expressão, inúmeras obras não são consideradas arte por não terem a intenção de criar quaisquer sentimentos.
Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. A origem desse conceito remonta a Aristóteles, mas só foi desenvolvido e consolidado em meados do século XVIII.
A arte é uma forma de expressão humana que permite a comunicação de ideias, emoções e visões de mundo. Ela é uma parte fundamental da cultura e da história da humanidade e tem a capacidade de influenciar e transformar a sociedade.
Se não existe uma definição do conceito arte, quem afinal decide o que é obra de arte ou não? Muitos são os fatores para classificar uma produção como obra de arte: o contexto histórico, o mercado de arte, a aceitação entre os artistas e, principalmente, a crítica.
De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
Arte (do termo latino ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, ...
A arte ajuda a trabalhar os próprios sentimentos e também a nos tornar mais sensíveis às emoções dos outros, o que contribui para a nossa empatia. Ao desenvolver produções artísticas, o nosso olhar fica mais apurado para o que está ao nosso redor, para o significado de outras manifestações.
Beleza, equilíbrio, harmonia, revolta são valores estéticos da criação humana que resumem as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura, o que também define a arte. A plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança são as várias formas pela qual a arte se apresenta.
Representar os sentimentos através de desenhos e linhas, sejam estruturados, abstratos ou por garatujas/rabiscos, ajudam a dar uma forma para eles. Os materiais que podem ser utilizados são: caneta, lápis, lápis de cor, giz de cera…
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
É o uso de sentimentos, mensagens e dos valores culturais para expressar essa mistura através de livros, poesias, prosas, fotos, pinturas, esculturas, instalações, exposições, filmes, entre outros.
Atualmente, a definição de trabalho artístico (ou obra de arte) envolve a presença de 3 fatores: 1 - Algo feito por um ser humano; 2 - Esse ser humano fez isso com uma intenção artística (ele quis fazer algo artístico, ele quis fazer arte); 3 - Isso é apresentado ao mundo como arte.
Das categorias de tipos de arte classificadas, as principais são: Visuais: desenho, pintura, cinema, arquitetura, cerâmica, escultura e fotografia. Literárias: drama, poesia e prosa. Performáticas: dança, música e teatro.