O que a obra de Debret representa?
Nele o pintor francês Jean-Baptiste Debret registra em desenhos e textos as transformações que o Brasil vivia no século XIX. Debret viveu 15 anos aqui, vindo com a missão artística francesa para participar da implantação da academia imperial de belas artes e registrar a vida da corte portuguesa na sua nova sede.O que a pintura de Debret busca simbolizar?
Debret foi encarregado da produção de um pano de boca que representasse o Império Brasileiro e ajudasse a construir a nova imagem do Brasil.Em que obra Debret representou o Brasil para o mundo?
Sua estadia nos trópicos foi tão profícua que resultou, anos mais tarde, no livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, publicado em Paris, no ano de 1831.O que significa Debret?
Nas aquarelas, Debret era o “espelho” do que observava: este é o Debret com princípios neoclássicos. Nos textos, ele jogava uma luz e interpretava o que via: este é o Debret com princípios românticos.[História da Arte] Jean-Baptiste Debret e sua Importância para a História Brasileira
Qual a importância de Debret?
A importância das pinturas e relatos de Debret sobre o período são incalculáveis. Ele retratava a sociedade como um todo, mostrando também como era o cotidiano da cidade, a vida dos escravos, além claro do “Entrudo”.Qual seria a intenção de Debret?
Debret foi um pintor francês neoclassicista que em suas obras, buscava retratar o cotidiano por meio e das estrutura da sociedade no Brasil no século XIX.Qual foi o papel de Debret na arte brasileira?
Jean-Baptiste Debret (Paris, França 1768 – Idem 1848). Pintor, desenhista, gravador, professor. Integra a primeira expedição de artistas vindos ao Brasil. Com estilo neoclássico e variadas técnicas de pintura, produz um amplo registro das realidades natural, social e política do país no século XIX.Quais eram os temas que Jean-Baptiste Debret retratava em suas pinturas?
Pintura do artista francês Jean-Baptiste Debret (1768 - 1848), retratando um escravo sendo castigado por seu capataz. A violência foi uma das formas usadas para controlar os escravos. Palavras-chave: relações de trabalho, poder, exploração do trabalho, escravo, violência, história da arte, pintura.Como Debret retratou os nativos brasileiros?
“Durante toda a obra ele [Debret] usa uma dupla linguagem, 'os índios selvagens' e 'civilizados', então há esse binarismo. Normalmente o indígena dito selvagem está colocado dentro da natureza, no interior brasileiro, enquanto o 'civilizado' é aquele que está vestido e que usa utensílios próprios da cultura europeia.”Qual seria a intenção de Debret ao representar as frutas?
A intenção de Debret ao representar as frutas é bastante pragmática: busca agrupar e descrever, de modo a tornar os elementos da natureza passíveis de serem utilizados pelo comércio ou pela medicina europeias.Quais os temas das obras de Debret?
Exímio artista, demonstrou em suas telas não somente o cotidiano do Brasil da época que englobava tanto a aristocracia, da população em geral e a vida dos escravos, como também acontecimentos históricos do período anterior à independência do país e nos anos seguintes.Porque Debret veio para o Brasil?
O autor da obra que causou a minicrise era Jean-Baptiste Debret (1768–1848), um francês que chegou ao Brasil em 1816 como parte de um grupo para documentar — e construir a imagem — da primeira corte europeia a reinar a partir dos trópicos.Como Debret descreve o carnaval?
O carnaval no Rio de JaneiroA cor varia do branco ao vermelho e do amarelo ao verde; o tamanho é o de uma laranja comum; vende-se por um vintém, e os menores a dez réis. Escrava vende limões-de-cheiro em seu tabuleiro. Cena de Carnaval, detalhe, Debret, 1823.