Cafarnaum, localizada na margem norte do Mar da Galileia, foi o centro do ministério de Jesus na Galileia (Mt. 9:1–2; Mc. 2:1–5). Foi um importante e próspero centro de pesca e comércio, onde moravam tanto gentios quanto judeus.
A chamada cidade de Jesus entrou para a história como o lugar em que Cristo deu seus primeiros passos no ministério da fé. O Messias teria vivido na casa de Pedro, localizada na vila de Naum, e ali operou inúmeros milagres, incluindo a cura de um paralítico e um exorcismo durante o sol poente.
Israel é pequena, mas cheia de história por todos os lados. Um dos lugares imperdíveis pra quem vai ao país fazer turismo religioso é Cafarnaum, que também é conhecida por ser a cidade de Jesus.
De acordo com Lucas 9:51–56, quando Jesus entrou em uma vila samaritana, ele não foi bem recebido por estar indo em direção a Jerusalém (havia uma grande rixa entre os judeus, com seu Templo de Jerusalém, e os samaritanos, com seu templo no Monte Gerizim).
"Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga de Cafarnaum e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento: pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres".
O que aprendemos com os 4 amigos do paralítico de Cafarnaum?
Essa história nos ensina uma lição maravilhosa: pode chegar um dia em que você não estará tão forte quanto deveria. Nesse momento, sua escolha de amigos será fundamental. Escolha amigos que o levem a Cristo. Ter amigos que sempre o elevarão é uma bênção inestimável.
Ele passou a maior de sua vida nestes dois locais. Se a sua vida pública como anunciador da boa nova do Reino de Deus ocorreu em Cafarnaum, na sua maior parte, por outro lado, Ele esteve muito presente em outro local: Nazaré. Lá, Ele cresceu junto aos seus pais adotivos.
No Evangelho de Mateus Jesus lança três "ais" contra três cidades (Corazim, Betsaida e Cafarnaum) por não se haverem arrependido em virtude das grandes operações de milagres ali realizado e diz que haverá menos rigor para os de Sodoma no Dia do Juízo (Mt 11:20-24).
A TUA FÉ TE SALVOU A mulher do Fluxo de Sangue morava na cidade de Cafarnaum, sofreu por 12 anos, era rejeitada e excluída de muitos locais principalmente do templo, pois tudo que ela tocava era considerado imundo, viveu por anos sendo sozinha, excluída e rejeitada por todos.
Jesus curando o paralítico em Cafarnaum. Jesus curando o paralítico em Cafarnaum é um dos milagres de Jesus, relatado nos evangelhos sinóticos em Mateus 9:1–8, Marcos 2:1–12 e Lucas 5:17–26. É neste episódio que Jesus diz uma de suas mais famosas frases, Levanta-te e anda!.
Jesus não fez só milagres aqui em Cafarnaum, assim como fez com Beth saída e rorazin. Jesus amaldiçoou o lugar onde ele viveu. Isso foi depois que, conforme nos conta o evangelho de Mateus, a cidade não quis se arrepender de seus pecados. Em outras palavras, não quis reconhecer Jesus como salvador.
É no seu reinado, por volta do ano 7 ou 6 a.C., alguns anos antes da morte do Rei Herodes, o Grande (4 a.C.) e durante o governo do imperador romano Augusto, que ocorre nascimento de Jesus de Nazaré (MEIER, 1992). Durante a vida de Jesus, a Palestina foi governada, principalmente, pela Dinastia Herodiana.
Sim, porque hoje Cafarnaum é um sítio arqueológico, o que significa que vamos nos deparar com muitas ruínas e partes de edificações ou partes de objetos. E é exatamente nessas partes que devemos pensar: Como era Cafarnaum na época de Jesus?
Os relatos dos quatro evangelistas coincidem em colocar Cafarnaum no centro do ministério público de Jesus na Galileia. Além disso, como já vimos, São Mateus especifica que Jesus escolheu esta cidade para residir de modo estável.
Ele frequentava as sinagogas judaicas. Isto não quer dizer que está errado dar nome a uma igreja a fim de que a mesma seja identificada. Tal atitude é uma demonstração de respeito às pessoas, pois oportuniza que escolham a qual forma de doutrina querem seguir e onde fazê-lo.
Os moradores de Nazaré que se “admiravam dos ensinamentos” e feitos de Cristo, também ficaram “chocados” ao perceber que Ele era, segundo o errado julgamento deles, uma pessoa comum. O próprio Jesus resume o acontecido: “Um profeta só não é valorizado na sua própria terra, entre os parentes e na própria casa”.
O "Primeiro ministério na Galileia" começa quando Jesus volta para a Galileia vindo do deserto da Judeia depois de resistir às tentações do diabo. Nestes primeiros anos, Jesus pregou na região e, em Mateus 4:18–20, seus primeiros discípulos o encontram e começam a viajar com ele.