Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, nossos olhos não são responsáveis apenas pela visão. Na verdade, esses órgãos especiais podem ser grandes sinalizadores de problemas do nosso corpo. Isso mesmo! Por meio deles, é possível perceber sinais de problemas como diabetes, hipertensão e até danos ao cérebro.
Um anel branco ou cinza ao redor da córnea pode estar relacionado a colesterol alto e a um risco maior de doença cardíaca. Também pode revelar alcoolismo e às vezes é visto nos olhos de pessoas mais velhas, razão pela qual o nome médico dado a ele é arco senil.
Portanto, os movimentos dos olhos podem tanto refletir e influenciar importantes funções mentais, como a memória e a tomada de decisões, como trair nossos pensamentos, crenças e desejos.
Você já ouviu o ditado “os olhos são as janelas da alma”? Bem, os nossos olhos podem dizer mais sobre nós do que achamos, eles podem refletir sobre a nossa saúde. As cores dos olhos resultam da expressão de vários genes. Por isso, segundo oftalmologistas, podem apresentar predisposição genética de doenças.
Sim, seus olhos expressam suas emoções e sentimentos… Mas, quando são marcados por olheiras, perdem o brilho e a beleza, dando a ilusão de um ar cansado e sem brilho.
PEDIU UM SINAL? O que os olhos não veem, o tarot te mostra #tarot
O que nossos olhos revelam?
Sendo assim, além de garantirem a captação de imagens e percepção do mundo à nossa volta, os olhos são capazes de fornecer sinais sobre o estado do corpo, indicando até mesmo doenças como pressão alta, diabetes, hipertireoidismo e tumores.
Não olhe tão diretamente. A verdade é que os olhos de outra pessoa podem ser também intimidantes. Uma dica que ajuda muito a fazer contato visual é intercalar o olho no olho com pontos próximos aos olhos: como o meio das sobrancelhas, um pouco acima dos olhos.
Ao olhar nos olhos de alguém, mexemos com várias áreas cerebrais, em um sistema que integra cognição, emoção e ação. Isso é, vários estímulos são despertados nesse momento – e estão ligados, inclusive, à memória.
Quantas coisas transmite um olhar? confiança, rejeição, felicidade, tristeza. Há olhares que acalmam, transmitem amor, calma, segurança, outros são capazes de nos causar medo, desassossego.
Olhos voltados para o alto e direita significam experiências passadas; Olhos voltados para baixo e esquerda dizem sobre momentos de emoção e sensações cinestésicas; Olhos voltados para baixo e direita são reservados a diálogos internos e um momento de audição passiva.
Mova sua cabeça da esquerda para a direita enquanto você lê
Mover a cabeça um pouco para a frente e para trás enquanto lê ajuda a estabilizar imagens em sua retina. Isso é chamado de reflexo vestíbulo-ocular, ou VOR. Mover a cabeça enquanto lê também ajuda a parar de ler palavras individuais e ler frases.
Como saber se a pessoa gosta de você através do olhar?
Se a pessoa estiver interessada, ela dificilmente tirará os olhos de cima de você. Se você a olhar de volta, ela provavelmente sustentará o olhar. Se ela estiver muito apaixonada, os olhos também sorrirão.
O olhar pode transmitir, de forma particular, aspectos da personalidade e dos sentimentos de um indivíduo e pode modificar-se com o envelhecimento. Partindo desse pressuposto, a região orbitopalpebral assume importante papel como complemento dessa forma de expressão.
Com o estudo dessa pequena parte do corpo – prática chamada de “irisdiagnose”, ou “iridologia” –, é possível detectar doenças, traumas, inflamações e até tumores em qualquer órgão. “Ao olhar a íris com uma lente de aumento, conseguimos ver que cada uma é diferente da outra.
Ele abriu meus olhos para as palavras do Senhor: “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7). Que bênção é quando o Espírito do Senhor amplia nossa visão.
Os olhos então, funcionam como uma máquina fotográfica. A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro.
Através da dilatação ou da contração pupilar, o cérebro transmite algumas mensagens que retratam o que estamos pensando ou sentindo. As pupilas podem traduzir sentimentos como alegria ou tristeza, medo, dor ou até revelar condições psicológicas.
Uma boa troca de olhares e aquela encarada forte pode querer dizer muito que o dono dos olhos está muito interessado e atraído por você. Ao lado do interesse, um olhar prolongado também pode significar uma admiração gigantesca.
O olhar é a linguagem refletida diretamente do coração. Transborda, diz tudo, é transparente. Não importa o tamanho, a cor e o formato, a belezura maior fica na mensagem que comunica, mensagem essa acompanhada de seus complementos, como a postura corporal.
Ainda que tenhamos desenvolvido uma complexa linguagem falada, um olhar ainda pode expressar muitas coisas que o idioma não consegue. E também comunicar conceitos de forma rápida e mais discreta. O contato visual direto com outra pessoa é o mais frequente e poderoso sinal não-verbal que temos em nosso repertório.
2. Os olhos na leitura corporal. Os olhos são freqüentemente chamados de “janelas da alma”, pois são capazes de revelar muito sobre o que uma pessoa está sentindo ou pensando. Conforme você conversa com outra pessoa, observar os movimentos dos olhos é uma parte natural e importante do processo de comunicação.
O olho simboliza as percepções e é reconhecido como o espelho da alma. O órgão da expressão espiritual e mental. Ele é associado à luz, ao espírito e ao Sol. Em muitas culturas e religiões, é visualizado o Terceiro Olho no meio da testa, bem acima do nariz, considerado um símbolo de visão interior e poder.
Não permaneça muito tempo com o foco de visão em um mesmo objeto próximo, faça pequenas pausas durante a leitura. Mantenha o livro a aproximadamente 40 cm de distância dos olhos, o objeto de leitura deve ficar sempre abaixo dos olhos. Evite deitar-se na cama e colocar o livro acima dos olhos.
A troca de olhares com uma pessoa nos torna mais autoconscientes, já que nosso cérebro entende que estamos lidando com outra mente e ficamos mais conscientes das ações do outro; também tentamos analisar a personalidade das pessoas baseadas em se elas nos olham no olho ou se desviam o olhar durante a conversa.