Seringueira: origem e história do látex Possui mais de 11 espécies, sendo H. brasiliensis a mais importante devido à qualidade do seu látex e, por isso, a mais procurada pela indústria. O látex já era extraído até mesmo pelos índios, antes do descobrimento da América.
A borracha natural é o resultado da coagulação do leite da seringueira (látex). Para ser utilizada como matéria-prima pelas indústrias, a borracha passa por um processo de transformação conhecido como vulcanização.
A seringueira é uma árvore de onde é extraído o látex, uma seiva leitosa que é produzida na casca da planta. Talvez você não tenha ouvido falar nesse látex, mas é a partir dele que muitos objetos utilizados no seu dia a dia são produzidos.
A seringueira: árvore produtora de látex (borracha natural)
Qual o nome do líquido que sai da seringueira?
Tudo sobre o Látex: da seringueira até a borracha natural. Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o látex, mas saiba que vários objetos que utilizamos são produzidos a partir dele. Esse produto nada mais é do que uma seiva leitosa extraída da casca de uma árvore da região amazônica conhecida como seringueira.
A extração do látex da seringueira é minuciosa e, apesar de exigir equipamento simples, algumas técnicas e cuidados específicos influenciam na produtividade de cada árvore.
Ela é usada em diversas coisas, como o látex e até mesmo em móveis. O tipo mais importante é a Hevea Brasiliensis, porque ela é responsável pela produção do látex com uma qualidade superior e a partir disso, a produção da borracha.
Para pessoas que não têm alergia ao látex, geralmente não há problema em ingerir alimentos que contenham traços de látex natural. No entanto, é sempre importante monitorar qualquer reação incomum ao consumir produtos que mencionam látex na embalagem, especialmente se você estiver incerto sobre possíveis sensibilidades.
Valores - De acordo com a Portaria, o preço mínimo da borracha natural cultivada (látex de campo, 31%) safra 2023/24, ficou estabelecido em R$ 3,27/Kg para todo o País. Já o coágulo virgem (à granel 53%) passa a ter o valor de 4,30/Kg, uma variação de -3,59% em relação à safra 2022/23.
Sua madeira é branca e leve e, de seu látex, se fabrica a borracha. Seu fruto encontra-se em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, que pode servir de matéria-prima para resinas, vernizes e tintas. Por serem ricas em nutrientes, as sementes são usadas na produção de suplementos alimentares.
A madeira de seringueira é excelente matéria prima na fabricação de móveis, taboados, forros, portas e caixotarias, entre outros. A produção e a exportação de mobiliário confeccionado com madeira de seringueira é atividade importante em diversos países asiáticos, como Malásia, Indonésia, Vietnã e Filipinas.
Como a seringueira vive mais de 200 anos, o látex pode ser extraído ao longo de várias décadas. Nos seringais plantados do Tapajós, o número de árvores sangradas por dia pode ser maior devido a sua maior densidade. No Acre, as cooperativas extrativistas estão beneficiando a borracha e agregando mais valor à produção.
“Assim, não é nada nobre queimar a seringueira”, diz Kronka. Ele mesmo obteve informações sobre a compra por R$ 45 a tonelada de madeira de seringueira por uma usina, no interior paulista, produtora de cana e de energia elétrica com a queima do bagaço de cana e outros restos de produção agrícola.
O ciclo brasileiro da borracha entrou em declínio e na década de 1950, o país perdeu posto de maior produtor de borracha e iniciou a importação da matéria-prima. Hoje, os maiores produtores são a Tailândia, Indonésia, Malásia e Vietnã, que concentram 71% da produção mundial.
Seringueiro é o profissional que trabalha com e extração do látex, um líquido grosso da árvore chamada Seringueira, matéria-prima da borracha natural. Para a extração do látex, o profissional sangra a árvore, fazendo talhos, e coloca sobre a sangria uma cuia ou bacia para aparar o líquido.
Quais são os produtos feitos a partir da borracha natural?
A borracha natural é recolhida da seiva da árvore, cuja principal fonte é a seringueira. A borracha é utilizada na fabricação de pneus de automóveis e aviões, borracha de apagar, artigos médicos, bolas, pavimentos, preservativos, entre outras aplicações.
Atualmente, a borracha é utilizada na fabricação de inúmeros produtos como pneus, luvas, mangueiras, acessórios para máquinas, elásticos, calçados, enfeites, joias e artefatos para cozinha.
O Látex natural é usado somente para selar a embalagem, devido ao chocolate entrar em contato diretamente com a embalagem, pode haver uma contaminação cruzada e obter alguma reação em quem é alérgico.
Além de ser utilizada como suplemento alimentar, os grãos de seringueira podem ser usadas ainda em barras de cereal e ração para peixes. A casca da semente, pode ser reaproveitada para produção de adubo orgânico. A coleta do produto vai gerar renda aos moradores de Maués, onde há grande concentração de seringueiras.
Espécie da família Euphorbiaceae, a Seringueira possui folhas compostas, com folíolos de bordas serrilhadas, formando uma folhagem densa e verde-escura. As flores da Seringueira são pequenas, perfumadas e de cor esbranquiçada. Elas crescem em cachos pendentes e atraem polinizadores, como abelhas.