Diante de Deus e da chance de conquistar qualquer coisa, pediu sabedoria para governar seu povo. “Deus disse que, por ele não ter pedido riquezas, bens, honras e vitórias sobre os inimigos, lhe seriam concedidos mais bens, sabedoria, conhecimento, riquezas e honra do que a qualquer rei do passado ou do futuro.
1Reis 3:10-12 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) Deus gostou de Salomão ter pedido isso e disse: — Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu.
Quais foram as duas coisas que Salomão pediu a Deus?
Também a dimensão da Sabedoria política enquanto “discernimento para a vida do bem comum” (jamais o discernimento para a morte do bem comum). O rei Salomão é considerado o “grande rei sábio”: pediu a Sabedoria e reinou com a Sabedoria.
2Crônicas 1:7-12 ARC. Naquela mesma noite, Deus apareceu a Salomão e disse-lhe: Pede o que quiseres que eu te dê. E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande beneficência com Davi, meu pai, e a mim me fizeste rei em seu lugar.
Salomão pediu sabedoria e Deus lhe concedeu muito mais | Pastor Paulo Seabra
O que o rei Salomão pediu para Deus?
Diante de Deus e da chance de conquistar qualquer coisa, pediu sabedoria para governar seu povo. “Deus disse que, por ele não ter pedido riquezas, bens, honras e vitórias sobre os inimigos, lhe seriam concedidos mais bens, sabedoria, conhecimento, riquezas e honra do que a qualquer rei do passado ou do futuro.
Naquela noite, o SENHOR Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou: — O que você quer que eu lhe dê? Ele respondeu: — Tu sempre mostraste grande amor por Davi, meu pai, teu servo, e ele era bom, fiel e honesto para contigo.
Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio. Algumas das esposas de Salomão o incentivaram a adorar ídolos e afastar seu coração do Senhor. Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão decidiu aumentar as imposições ao povo.
O SENHOR Deus disse a Salomão: — Se você obedecer a todas as minhas leis e mandamentos, eu farei por você aquilo que prometi a Davi, o seu pai. Viverei entre o meu povo de Israel neste Templo que você está construindo e nunca os abandonarei. E assim Salomão terminou a construção do Templo.
O pecado de Salomão teria sido iniciado por adquirir mulheres estrangeiras. Segundo o relato bíblico, Salomão havia cometido um grave pecado ao afrontar a religião monoteísta de Israel devido as adorações aos deuses pagãos por causa das mulheres estrangeiras a quem as tomou, e isso não ficou impune.
Por que o fato de Salomão pedir um coração entendido agradou ao Senhor? (Ver I Reis 3:11–12. Salomão pediu algo que o ajudaria a servir a outrem em vez de fazer um pedido egoísta.)
Salomão poderia ter pedido tantas coisas como riquezas, bens, glórias, vitórias e, no entanto, Salomão vendo o reino imenso que ele teria que governar, teria que reinar, ele pede sabedoria e o entendimento para melhor governar esse reino.
Essa é a graça que Salomão pede a Deus! A oração de Salomão agradou tanto ao coração de Deus, porque ele não pediu riquezas, tronos, bens materiais e casamento, e sim, pediu a sabedoria para fazer escolhas e discernimentos.
O pedido de Salomão não foi egoísta. Não pediu coisas para seu próprio conforto, e sim equipamento para cumprir bem seu papel de cuidar do rebanho do Senhor. Em função disso, Deus lhe abençoou de outras maneiras: riquezas e glória.
O rei Salomão reconheceu o temor e a obediência a Deus, como motivação para governar com humildade e com devoção. Sentia-se um servo de Deus e não um senhor onipotente e poderoso. Sabia que seu poder era um dom divino em sua vida. A fé integra e verdadeira o inspirou no caminho da sabedoria.
Deus concedeu a Salomão grande sabedoria e entendimento, e conhecimento tão vasto quanto a areia na beira do mar. Sua sabedoria era maior que a de todos os sábios do Oriente e de todos os sábios do Egito.
“A sua maior função como rei é se manter fiel a Ele. Deus não te escolheu porque você é forte [...] Ele te escolheu justamente porque você não se vê na condição de ser rei”.
9. O Senhor irritou-se contra Salomão, por se ter seu coração desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe aparecera por duas vezes, 10. e lhe tinha proibido expressamente que se unisse a deuses estranhos. Mas não seguira as ordens do Senhor.
"Eu sararei sua perversão", Ele declara, "Eu voluntariamente os amarei." Osé. 14:4. O arrependimento de Salomão foi sincero; mas o dano que o exemplo de suas más práticas produzira não podia ser desfeito. Durante sua apostasia, houve no reino homens que permaneceram fiéis a seu encargo, mantendo sua pureza e lealdade.
1Reis 11:9-43 Nova Versão Internacional - Português (NVI) O SENHOR irou‑se contra Salomão, pois o seu coração havia se desviado do SENHOR, o Deus de Israel, que lhe havia aparecido duas vezes. Embora ele tivesse proibido Salomão de seguir outros deuses, Salomão não obedeceu ao SENHOR.
Então Salomão se pôs diante do altar do SENHOR, na presença de toda a comunidade de Israel. Levantou as mãos para o céu e orou: “Ó SENHOR, o Deus de Israel, não há Deus como tu em cima, nos céus, nem embaixo, na terra. Tu guardas a tua aliança e mostras amor leal àqueles que andam diante de ti de todo o coração.
O encontro está nas escrituras sagradas no segundo livro de Crônicas, já no primeiro capítulo. "Naquela noite, Deus apareceu para Salomão e lhe disse: 'Peça-me o que quiser, e eu lhe darei", diz o texto. Salomão, então, pede sabedoria e conhecimento para liderar o Reino de Israel.