A boca inchada pode ter diversas causas, desde problemas simples até situações mais sérias, como por exemplo, alergias, infecções, câncer de boca, questões emocionais, traumas, abcesso dentário ou impetigo; veja mais detalhes de cada um desses motivos abaixo.
Infecções bacterianas ou virais podem causar o inchaço dos lábios, geralmente acompanhado de sintomas como dor, vermelhidão e, em alguns casos, pequenas bolhas ou feridas na área afetada. Ela pode surgir de um corte que não foi tratado adequadamente ou de outra situação que cause um machucado na boca.
O lábio inchado pode se tratar de um problema comum, ou não! Entretanto, geralmente o inchaço dos lábios é indicativo de uma reação alérgica, podendo aparecer imediatamente ou até 2 horas após a ingestão de alimentos ou medicamentos que costumam causar alergias, como amendoim, frutos-do-mar, ovos ou soja.
As causas do inchaço na boca por alergia podem variar, mas as mais comuns são: Alimentos: Alergias alimentares, como a nozes, peixes, mariscos e frutos do mar, podem causar inchaço na boca se ingeridos. Picada de insetos: Picadas de insetos, como abelhas e vespas, podem desencadear alergias que incluem boca inchada.
O problema acontece devido ao sistema linfático, que é responsável pela absorção de líquidos nas células e costuma ficar lento durante o sono. Por isso, alguns cuidados são necessários para evitar o tão temido inchaço. Confira as dicas e acorde mais bela todos os dias!
Para aliviar inflamações nos lábios, deve-se fazer compressa com água morna, e podem ser usados comprimidos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, prescrito pelo clínico geral, para aliviar a dor e o inchaço.
Nosso rosto fica inchado, gordo e nada sensual quando acordamos porque ele fica cheio de líquidos durante a noite. E a culpa é do chamado líquido extracelular, que circula fora das células e equivale a cerca de um terço do total de água que temos no corpo.
Um corpo em reação alérgica demonstra o inchaço com comportamento acelerado, ou seja, ele se torna evidente logo após o contato com a substância alérgena. O angioedema como sinal de alergia responde (melhora) com as medicações utilizadas para tratamento dessas reações.
Principalmente se a causa do inchaço em sua boca for herpes, o uso de antivirais como o Aciclovir, podem te ajudar. Comprimidos anti-inflamatórios ou analgésicos, como o ibuprofeno ou paracetamol, também podem ser usados para aliviar os sintomas causados na boca.
O inchaço matinal pode ter várias causas. Entre elas, a ingestão de álcool ou de alimentos com alto teor de sódio, alterações na circulação de sangue por conta da falta de mudança postural durante o sono, excesso de peso e falta de exercício físico.
Nos casos mais simples, a boca inchada causada por traumas pode ser tratada de maneira caseira, com a aplicação de compressas de gelo. Se houver muita dor e sangramentos, é necessário procurar atendimento médico para que se avalie a necessidade de dar pontos no local e seja receitado medicamentos para aliviar a dor.
Uma reação alérgica pode fazer com que os lábios inchem. A reação pode ser causada pela sensibilidade a determinados alimentos ou bebidas, medicamentos, drogas ilícitas, substâncias, produtos cosméticos ou partículas irritantes presentes no ar. Mas, com frequência, a causa do inchaço permanece um mistério.
A região dos lábios é extremamente sensível e possui muitos vasos sanguíneos, por esse motivo o inchaço é uma situação comum e pode durar até 48 horas após a aplicação. O médico responsável pelo procedimento recomendará o uso de compressa de gelo no local para aliviar o inchaço.
Os sinais e sintomas do angioedema hereditário e adquirido são semelhantes aos das outras formas de angioedema mediado pela bradicinina, com edema assimétrico e levemente doloroso que muitas vezes acomete a face, os lábios e/ou a língua. O edema também pode ocorrer no dorso das mãos ou dos pés ou nos órgãos genitais.
O inchaço de um ou ambos os lábios, associado a edema da face ao redor da boca, é uma das apresentações mais típicas, principalmente no angioedema provocado pelos inibidores da ECA, um grupo de medicamentos muito usado no tratamento da hipertensão arterial.
O que fazer: é importante beber bastante água ao longo do dia para hidratar as mucosas da boca e diminuir o desconforto da boca seca, além de evitar fumar. Além disso, o clínico geral pode recomendar o uso de saliva artificial ou o tratamento específico para a doença que esteja causando a xerostomia.
Ser portador de Angioedema Hereditário significa estar sujeito a uma série de condições emocionais complexas. Muitos pacientes acabam deixando de realizar uma série de coisas por receio de ocasionar uma nova crise, vivendo em constante angústia, principalmente por temer um edema de glote, muitas vezes fatal.
Para diagnosticar a retenção de líquido o médico vai realizar alguns exames hormonais, cardiológicos, nas veias se a retenção estiver nas pernas, mas se estes exames derem negativo, o especialista vai avaliar em que momento o inchaço está ocorrendo, pois pode estar relacionado a uma dieta com muito sódio, ou ao período ...
O angioedema é o inchaço de áreas de tecido subcutâneo que, por vezes, afeta a face e a garganta. O angioedema pode ser uma reação a um fármaco ou outra substância (fator desencadeante), uma doença hereditária, uma complicação rara do câncer ou uma doença imunológica; no entanto, às vezes, a causa é desconhecida.
Quando uma pessoa está sob estresse extremo, o corpo libera hormônios do estresse, como o cortisol, que podem afetar o sistema imunológico e desencadear respostas inflamatórias no corpo — causando sintomas como vermelhidão e coceira na pele, segundo Rosângela Casseano, psicóloga e terapeuta cognitivo comportamental, ...
Por que isso acontece? Durante a noite, a tarefa de remover o excesso de líquido do nosso corpo é reduzida. Por isso, acumulamos linfa, um soro composto por nutrientes, com mais facilidade nos pés, mãos, rosto e, principalmente, nas pálpebras. O resultado de tudo isso é o inchaço matinal.
Quando a boca fica enchendo de água, o que pode ser?
Daí você pode estar se perguntando: o que causa salivação excessiva? Na verdade, ela pode ser um efeito colateral de outro problema, como refluxo gastroesofágico, problemas neurológicos, obstrução das vias aéreas superiores, uso de medicamentos ou problemas dentários.
A boca salivando muito pode ser um sintoma que resulta do uso de certos medicamentos ou da exposição a toxinas, sendo também um sintoma comum a diversas condições de saúde geralmente fáceis de tratar, como infecções, cárie ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, e que é resolvida quando a causa é tratada.