O que significa as 3 estrelas no escudo do Fluminense?
As estrelas no escudo do Fluminense representam os tricampeonatos estaduais conquistados pelo clube em: 1917/18/19, 1936/37/38 e 1983/84/85. O Vasco tem oito estrelas em seu escudo. Quatro estrelas se referem aos Brasileiros (1974, 1989, 1997 e 2000).
Ao explicar tal ausência, o vice de marketing diz que a quantidade grande de títulos dificulta a atualização do uniforme. – A quantidade de títulos é tão grande que se tornou difícil fazer uma nova atualização de estrelas a cada produto.
O que significa as letras do escudo do Fluminense?
Idealizado pelo grande caricaturista argentino Lorenzo Mollas, o Cartola surgiu elegante, de fraque e cartola com sua imponente piteira, passando a imagem da aristocracia tricolor. Por isso, o cartola simboliza os fundadores do clube: os aristocratas cariocas, que representavam a fidalguia e a nobreza de atitudes.
As estrelas vermelhas remetem às conquistas dos títulos mundiais de 1992, 1993 e 2005. As estrelas douradas são adicionadas desde 1952 a cada marca relevante, título mundial ou olímpico de esportes considerados olímpicos.
O Guerreirinho, com seu capacete e seu escudo do Fluminense, passou a ser presença garantida nos jogos da equipe entre 2016 e 2018, quando era usado principalmente como um personagem para criar identificação com torcedores mirins. O termo 'Guerreirinho', inclusive, dá nome ao projeto de escolinhas de futebol do clube.
O tradicional uniforme número 1, o tricolor, foi o mais utilizado pela equipe em 2022. O Flu trajou as três cores que traduzem a tradição em 43 oportunidades, com 25 vitórias e um aproveitamento de 65%. Foi com ele que o time conquistou o título de campeão carioca pela primeira vez após dez anos.
A partir de 1783, por decreto de D. Luiz de Vasconcelos, então vice-rei do Brasil, foi criado um novo gentílico "mais civilizado" para o Rio de Janeiro, o "fluminense", a partir do termo latino flumen, que significa "rio", em alusão ao "Rio".
Oscar Cox, principal fundador do Fluminense. Corria o ano de 1901 e o jovem Oscar Alfredo Cox voltava da Suíça, onde estudou e aprendeu a gostar de futebol. Na chegada ao Brasil foi o principal responsável pela implantação do esporte no país.
Em mais de 100 anos de história, o Fluminense nunca venceu o Mundial de Clubes, a Libertadores da América e a Sul-Americana. Ou seja, o Tricolor das Laranjeiras não possui nenhum título continental e mundial, sendo exatamente o que falta para tornar a sua história ainda mais gigantesca.
O escudo da seleção brasileira, bordado no uniforme, traz cinco estrelas, correspondentes a cada um dos títulos mundiais conquistados pela 'canarinha' (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Pelé conquistou as três primeiras Copas do Mundo do Brasil, o que o torna o único jogador tricampeão mundial até hoje.
O Vitória passará a adotar uma estrela dourada no seu centenário escudo. Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, o Leão abriu votação interna para seus mais de 32 mil sócios.
Fundado em 21 de julho de 1902, por Oscar Cox, jovem filho de um cidadão inglês vice-cônsul da Inglaterra no Equador, o Fluminense Football Club levava, à época, as cores cinza e branco. Cox é um dos grandes responsáveis pela chegada do futebol ao Brasil.
A torcida do Flu tem dois apelidos marcantes, sendo "Torcida Tricolor", a forma mais conhecida, por retratar o verde, grená e branco de sua bandeira e uniforme.
Qual é o animal que representa o time do Fluminense?
Compartilhar: Guerreirinho, mascote oficial do Fluminense Football Club assim foi nomeado em referência ao apelido adotado pelo torcida Tricolor em 2009, quando teve campanha com uma recuperação incrível no Campeonato Brasileiro. O clube tem uma identificação forte com a palavra Guerreiro. Até histórica de certa forma.
No futebol brasileiro, a utilização de estrelas acima do escudo, ou mesmo abaixo, cabe exclusivamente ao clube. Inclusive a cor da estrela e a representatividade. Já citado, o Bahia usa duas douradas pelos títulos nacionais de elite.
Portanto, as estrelas representam o céu durante o dia — e de forma espelhada, já que elas foram posicionadas como se fossem vistas por um observador fora da esfera celeste, a esfera imaginária dentro da qual a Terra é centralizada.