O que são as atividades principais de uma empresa?
Ramos de atividade, ou ramos de negócio, é uma definição do segmento de atuação de uma empresa, que pode ser: indústria, comércio ou serviço. Dentro dessas três atuações, há diversas atividades que podem ser executadas por um negócio.
A atividade principal é um termo utilizado para descrever a principal área de atuação de uma empresa, ou seja, a atividade que gera a maior parte do faturamento e dos lucros.
Como identificamos a atividade principal da empresa?
Se for atividade empresarial, deve ser registrada na Junta Comercial (Registro Público de Empresas Mercantis). Já a atividade não empresarial deve ser registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, e se optar por algum tipo de sociedade empresária deve ser inscrita, também, na Junta Comercial.
Qual a diferença de atividade principal e secundária?
A diferença entre CNAE principal e secundário é que o código principal é único e caracteriza o tipo de trabalho que gera mais receita. Já os códigos secundários definem as atividades extras que o negócio realiza. É possível incluir até 99 atividades econômicas secundárias para a mesma unidade produtiva.
Uma dúvida comum é quantas CNAEs uma empresa pode ter. Todos os tipos de empresas, exceto MEIs, têm a possibilidade de ter uma CNAE principal e até 99 CNAEs secundárias. Essa flexibilidade permite que a empresa abranja diversas atividades relacionadas ao seu negócio principal.
Em outras palavras, o ramo de atividade de uma empresa é a definição do que ela faz para gerar valor a seus clientes. Para escolher o ramo de atuação, o empreendedor deve levar em consideração: preferência pessoal, conhecimento, público consumidor, concorrência, investimento e futuro da atividade.
Quais são as 3 Atividades Características de atividades empresariais?
Os requisitos para caracterizar a empresa (atividade como empresarial) são: (a) a atividade econômica de produção de bens e serviços; (b) organização; (c) o profissionalismo no desempenho da atividade produtiva (AQUINO, p. 184-210).
E quando uma uma empresa possui uma atividade principal e outras secundárias? Bom, considera-se a atividade principal aquela que mais colabora para a geração do valor adicionado, ou seja, a contribuição adicional de um recurso, atividade ou processo para a fabricação de um produto ou prestação de um serviço.
Afinal, o que colocar na ocupação principal do MEI? A ocupação principal do MEI deve ser aquela relacionada à sua atividade essencial. Caso venda outros tipos de produtos ou ofereça outros tipos de serviços, eles poderão constar em suas atividades secundárias.
Basicamente você deve escolher como CNAE Principal a atividade que você acredita que te trará maior retorno financeiro. Já o CNAE Secundário corresponde as demais atividades que sua empresa exercerá. Sendo MEI, você pode escolher até 15 atividades como secundárias.
Se você quer saber como consultar o CNAE de uma empresa, basta acessar a página “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”, da Rede Sim da Receita Federal, e digitar o CNPJ que deseja realizar a busca.
Ao descrever suas atividades, procure sempre ser sucinto e direto utilizando frases curtas e objetivas. Dessa forma, o recrutador consegue identificar facilmente qual foi o seu papel naquela experiência de trabalho.
Ao abrir uma empresa e definir o seu CNPJ, duas atividades econômicas são solicitadas: a principal e a(s) secundária(s). A princípio, a atividade econômica principal é aquela que gera a maior receita para o empreendimento. Já as secundárias são aquelas que também são realizadas no local, além da atividade principal.